A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dificuldades escolares:pesquisa e intervenção educativa com alunos do Ensino Fundamental Nerli Nonato Ribeiro Mori Nilse Antonia Corte Bicudo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dificuldades escolares:pesquisa e intervenção educativa com alunos do Ensino Fundamental Nerli Nonato Ribeiro Mori Nilse Antonia Corte Bicudo."— Transcrição da apresentação:

1 Dificuldades escolares:pesquisa e intervenção educativa com alunos do Ensino Fundamental Nerli Nonato Ribeiro Mori Nilse Antonia Corte Bicudo

2 Objetivos Conhecer e analisar as dificuldades escolares apresentadas por alunos de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental; Conhecer e analisar as dificuldades escolares apresentadas por alunos de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental; Realizar uma intervenção de caráter educativo Realizar uma intervenção de caráter educativo

3 Dificuldades escolares Constatação predominante: a educação brasileira passa por uma crise e a maioria da população não tem as necessárias competências de leitura, escrita, matemática e ciências. Além disso há o descompromisso da família. Constatação predominante: a educação brasileira passa por uma crise e a maioria da população não tem as necessárias competências de leitura, escrita, matemática e ciências. Além disso há o descompromisso da família.

4 Final do século XIX Os testes que comprovavam a capacidade intelectual explicavam as diferenças de rendimento escolar dos alunos. As explicações para as dificuldades se basearam nas ciências biológicas e na medicina. Os testes que comprovavam a capacidade intelectual explicavam as diferenças de rendimento escolar dos alunos. As explicações para as dificuldades se basearam nas ciências biológicas e na medicina.

5 Década de trinta do século XX A criança que não aprendia era considerada criança-problema; A criança que não aprendia era considerada criança-problema; Classes fracas aos mentalmente atrasados; Classes fracas aos mentalmente atrasados;

6 Década de 60 A explicação para o insucesso passou a ser buscada nos grupos culturais – origem nos EUA; A explicação para o insucesso passou a ser buscada nos grupos culturais – origem nos EUA; Teoria da Carência Cultural: as crianças que não progridem na escola são produto de um ambiente sociocultural desfavorecido. Teoria da Carência Cultural: as crianças que não progridem na escola são produto de um ambiente sociocultural desfavorecido.

7 Década de 70 O fracasso escolar era visto como resultado de uma inadequação do currículo à realidade do aluno; O fracasso escolar era visto como resultado de uma inadequação do currículo à realidade do aluno;

8 Pesquisa e intervenção educativa Entrevistas com os pais; Entrevistas com os pais; Avaliação de leitura e escrita; Avaliação de leitura e escrita; Entrevista operativa centrada na aprendizagem; Entrevista operativa centrada na aprendizagem; Provas projetivas psicopedagógicas; Provas projetivas psicopedagógicas; Trabalho de intervenção lúdica semanalmente com duas horas. Trabalho de intervenção lúdica semanalmente com duas horas.

9 Resultados São múltiplas as facetas envolvidas no fracasso escolar; São múltiplas as facetas envolvidas no fracasso escolar; Os professores desistem de sua tarefa; Os professores desistem de sua tarefa; Há que se pensar em três elementos para o sucesso da aprendizagem: o professor, o conteúdo e o aluno; Há que se pensar em três elementos para o sucesso da aprendizagem: o professor, o conteúdo e o aluno; Prática pedagógica voltada para a diversidade. Prática pedagógica voltada para a diversidade.


Carregar ppt "Dificuldades escolares:pesquisa e intervenção educativa com alunos do Ensino Fundamental Nerli Nonato Ribeiro Mori Nilse Antonia Corte Bicudo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google