A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A INCLUSÃO ESCOLAR: UM DESAFIO PARA O MUNDO CONTEMPORÂNEO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A INCLUSÃO ESCOLAR: UM DESAFIO PARA O MUNDO CONTEMPORÂNEO"— Transcrição da apresentação:

1 A INCLUSÃO ESCOLAR: UM DESAFIO PARA O MUNDO CONTEMPORÂNEO

2 implica que haja exclusão
Falar em inclusão implica que haja exclusão São quatro os tipos de exclusão: A exclusão das crianças ditas desiguais A exclusão das crianças ditas diferentes A exclusão do sujeito A exclusão do professor

3 A exclusão dos desiguais

4 Há choques culturais na relação escolar cotidiana.
Esses choques interferem nos resultados de aprendizagem. Conseqüências para as crianças das classes desfavorecidas: apatia, agressividade, indisciplina. Patto, M.H. (1990) A produção do fracasso escolar. Histórias de submissão e rebeldia. São Paulo, T.A. Queiroz, 385 p.

5 A exclusão dos diferentes

6 Quem são as crianças diferentes

7 Crianças com transtornos invasivos do desenvolvimento (TID) ou do espectro autista formam uma categoria à parte entre as deficiências. Muitas são inteligentes e não têm nenhum problema físico. Muitas são capazes de fazer cálculos matemáticos surpreendentes. Outras, embora imaturas, são capazes de entender o que se passa à sua volta.

8 Os problemas das crianças com TID não vêm nem de uma debilidade intelectual nem de uma debilidade física. Seus problemas vêm de uma falha precoce no estabelecimento da relação com os outros.

9 A construção das relações,nas crianças com TID, pode não ter ocorrido por muitos motivos: orgânicos, genéticos ou de outra natureza. O importante é que, se lhes faltou essa construção, quaisquer que sejam os motivos, a escola poderá ajudá-los numa nova tentativa de “aprender” essas relações.

10 A importância da escola para as crianças com TID
Uma criança com TID deve estar na escola: 1. por razões históricas 2. por razões psicológicas 3. por razões pedagógicas

11 Razões históricas 1. A criança moderna é uma criança escolar.
2. O lugar de uma criança não é o hospital, mas a escola. 3. A criança com TID precisa ser incluída no movimento contemporâneo da inclusão social.

12 Razões psicológicas A escola pode ser uma ferramenta terapêutica auxiliar no tratamento das crianças com TID, porque: Na infância, os distúrbios ainda não estão cristalizados. Na escola, a criança pode ter uma nova chance de refazer seus laços com os outros.

13 Razões psicológicas O convívio com crianças que não sofrem de TID ajuda na produção de identificações. A organização social escolar ajuda a criança com TID a situar seu lugar no mundo.

14 Razões pedagógicas A aprendizagem da leitura e da escrita ajuda na produção da subjetividade. A aprendizagem de “ conteúdos ideativos” (informações, idéias, imagens) dá às crianças com TID algumas formas para seus pensamentos mais desordenados. As crianças com TID são crianças inteligentes.

15 Este panorama está mudando:
51,4% das crianças com deficiência mental no Brasil estão na escola. Oliveira, F.M.G.S.(2009) A educação inclusiva – diferentes olhares. Disponível em

16 A exclusão do professor

17 Antecedentes A família moderna foi acusada de ser responsável pela escandalosa mortalidade infantil que assolava o País no século XIX Pais e mães foram considerados incapazes de cuidar de seus filhos

18 Fazia-se necessário então que os pais se colocassem nas mãos daqueles que conheciam suficientemente bem os princípios de higiene, de assepsia, de prevenção de doenças, se quisessem manter vivos seus filhos.

19 Era preciso introduzir em suas vidas a figura do médico.
O médico higienista fazia mais do que prescrever condutas higiênicas. Ele era também um educador. Ele afirmava: a família é “nefasta”. É preciso educar o educador. Freire Costa, Jurandir (1979) Ordem médica e norma familiar. R.J., Graal.

20 Os professores são os herdeiros dos pais, já dizia Freud, em “Sobre a psicologia do colegial”, de 1914. Hoje, porém, herdam também a sua desqualificação. Se são incapazes, é “natural” então que precisem ser capacitados. As capacitações são herdeiras do movimento da pedagogia higienista. Pais nefastos, professores incapazes.

21 A exclusão do sujeito

22 Na Medicina A Ciência Moderna inicia-se com o estudo da Anatomia.
A Medicina não inclui o sujeito falante.

23

24 Na escola A homogeneidade se coloca no lugar da igualdade.
Um exemplo de reinclusão do sujeito.

25


Carregar ppt "A INCLUSÃO ESCOLAR: UM DESAFIO PARA O MUNDO CONTEMPORÂNEO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google