A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORMAÇÃO CONTINUADA CIÊNCIAS 2009 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ANA RITA CIMAROSTTI PROFESSORA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORMAÇÃO CONTINUADA CIÊNCIAS 2009 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ANA RITA CIMAROSTTI PROFESSORA."— Transcrição da apresentação:

1 FORMAÇÃO CONTINUADA CIÊNCIAS 2009 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ANA RITA CIMAROSTTI PROFESSORA

2 PAUTA APRESENTAÇÕES; APRESENTAÇÕES; IMAGENS ESCOLA IMAGENS ESCOLA (DISCUSSÃO) (DISCUSSÃO) TRABALHO PRÁTICO, CONHECIMENTO PRÉVIO; TRABALHO PRÁTICO, CONHECIMENTO PRÉVIO; 1-DESENHE NOSSO PLANETA. 1-DESENHE NOSSO PLANETA. 2- CITE ALGUMAS EVIDÊNCIAS DE QUE A TERRA É REDONDA. 2- CITE ALGUMAS EVIDÊNCIAS DE QUE A TERRA É REDONDA. 3-DESENHE QUATRO PESSOAS NA TERRA,UMA EM CADA PÓLO, UMA A LESTE E UMA A OESTE NA DIREÇÃO DA LINHA DO EQUADOR; 3-DESENHE QUATRO PESSOAS NA TERRA,UMA EM CADA PÓLO, UMA A LESTE E UMA A OESTE NA DIREÇÃO DA LINHA DO EQUADOR; QUANTOS MOVIMENTOS DA TERRA VOCE CONHECE? QUANTOS MOVIMENTOS DA TERRA VOCE CONHECE? TENTE EXPLICAR ATRAVÉS DE DESENHOS,COMO ACONTECE AS ESTAÇÕES DO ANO; TENTE EXPLICAR ATRAVÉS DE DESENHOS,COMO ACONTECE AS ESTAÇÕES DO ANO; DISCUSSÃO; DISCUSSÃO; USO DO GEÓDROMO; USO DO GEÓDROMO; PRÁTICA BOLA DE ISOPOR-INCLINAÇÃO DO EIXO TERRESTRE SOLTÍCIO, EQUINÓCIO. PRÁTICA BOLA DE ISOPOR-INCLINAÇÃO DO EIXO TERRESTRE SOLTÍCIO, EQUINÓCIO.

3 VÍDEO PLANETA TERRA; VÍDEO PLANETA TERRA; GRUPOS PARA DISCUTIR OS PRESSUPOSTOS FILOSÓFICOS,PSICÓLÓGICOS,PEDAGO-GICOS. DISCUSSÃO COM O GRANDE GRUPO. GRUPOS PARA DISCUTIR OS PRESSUPOSTOS FILOSÓFICOS,PSICÓLÓGICOS,PEDAGO-GICOS. DISCUSSÃO COM O GRANDE GRUPO. SLID DOS PRESSUPOSTOS PSICOLÓGICOS; SLID DOS PRESSUPOSTOS PSICOLÓGICOS; CONTEÚDOS – CONTEÚDOS – TERRÁRIO-ESTUDO COM AS EXPERIÊNCIAS; TERRÁRIO-ESTUDO COM AS EXPERIÊNCIAS; VÍDEO –EDUCAÇÃO INFANTIL PARA UMA VIDA SUSTENTÁVEL; REVISTA PÁTIO VÍDEO –EDUCAÇÃO INFANTIL PARA UMA VIDA SUSTENTÁVEL; REVISTA PÁTIO DISCUSSÃO MODELO DE SEMENTÁRIO DISCUSSÃO MODELO DE SEMENTÁRIO

4 COMO PODEMOS PRODUZIR UM HERBÁRIO COMO PODEMOS PRODUZIR UM HERBÁRIO CADEIA ALIMENTAR-BRINCADEIRA; CADEIA ALIMENTAR-BRINCADEIRA; OBSERVAÇÕES DE PEQUENOS ANIMAIS; USO DA LUPA MANUAL; OBSERVAÇÕES DE PEQUENOS ANIMAIS; USO DA LUPA MANUAL; OBSERVAÇÕES DE BOLORES COM LUPA E MICROSCÓPIO; OBSERVAÇÕES DE BOLORES COM LUPA E MICROSCÓPIO; ATIVIDADE – AS FARMÁCIAS COMO INDICADOREAS DA QUALIDADE AMBIENTAL; ATIVIDADE – AS FARMÁCIAS COMO INDICADOREAS DA QUALIDADE AMBIENTAL; ATIVIDADE SENTINDO A TERRA; ATIVIDADE SENTINDO A TERRA; ANÁLISE DE UMA PROPAGANDA- ANTÁRTICA; ANÁLISE DE UMA PROPAGANDA- ANTÁRTICA; VÍDEO DENGUE; VÍDEO DENGUE;

5 TEORIA DA EVOLUÇÃO – DARWIN...E OUTROS TEÓRICOS. EVOLUÇÃO BIOLÓGICA DO SER HUMANAHIREDITARIEDADE. NO DECORRER DE MILHARES DE ANOS O CONHECIMENTO É PASSADO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO EM GERAÇÃO.

6 A NECESSIDADE DE COMUNICAÇÃO, INTRUMENTOS, TRABALHO, PROVOCARAM ALTERAÇÕES ANATÔMICAS NO CÉREBRO, NAS MÃOS E NOS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS. A NECESSIDADE DE COMUNICAÇÃO, INTRUMENTOS, TRABALHO, PROVOCARAM ALTERAÇÕES ANATÔMICAS NO CÉREBRO, NAS MÃOS E NOS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS.

7 A PARTIR DESSAS ALTERAÇÕES O SUJEITO SE LIBERTA DA TRANSFERÊNCIA HEREDITÁRIA PRIMITIVA, SE CONSTITUINDO ENQUANDO HOMEM. A PARTIR DESSAS ALTERAÇÕES O SUJEITO SE LIBERTA DA TRANSFERÊNCIA HEREDITÁRIA PRIMITIVA, SE CONSTITUINDO ENQUANDO HOMEM.

8 SE COMPREENDEMOS QUE O HOMEM É SOMENTE PRODUTO DA EVOLUÇÃO, NÃO VEREMOS OUTRA SAÍDA A NÃO SER O MELHORAMENTO GENÉTICO. SE COMPREENDEMOS QUE O HOMEM É SOMENTE PRODUTO DA EVOLUÇÃO, NÃO VEREMOS OUTRA SAÍDA A NÃO SER O MELHORAMENTO GENÉTICO.

9 PARTIR DA CRENÇA QUE O SER HUMANO É ESPIRITUAL E FAZ PARTE DA CRIAÇÃO DIVINA, É NOS COLOCARMOS FORA DA CIÊNCIAS E ENTENDER QUE A ESCOLA NÃO DEVE LIDAR COM QUESTÕES METAFÍSICAS. PARTIR DA CRENÇA QUE O SER HUMANO É ESPIRITUAL E FAZ PARTE DA CRIAÇÃO DIVINA, É NOS COLOCARMOS FORA DA CIÊNCIAS E ENTENDER QUE A ESCOLA NÃO DEVE LIDAR COM QUESTÕES METAFÍSICAS.

10 SEGUNDO LIONTIEV (1954) AS CONCEPÇÕES BIOLÓGICAS, NÃO ACEITAM MODIFICAÇÕES OCORRIDAS COM O MEIO (RELAÇÕES SOCIAIS) SENDO ASSIM É NECESSÁRIO ATRAVÉS DO MELHORAMENTO GENÉTICO FORMAR UMA RAÇA SUPERIOR. ( CLASSES DOMINANTES,EXTERMINIO, SERES SUPERIORES, RACISMO) SEGUNDO LIONTIEV (1954) AS CONCEPÇÕES BIOLÓGICAS, NÃO ACEITAM MODIFICAÇÕES OCORRIDAS COM O MEIO (RELAÇÕES SOCIAIS) SENDO ASSIM É NECESSÁRIO ATRAVÉS DO MELHORAMENTO GENÉTICO FORMAR UMA RAÇA SUPERIOR. ( CLASSES DOMINANTES,EXTERMINIO, SERES SUPERIORES, RACISMO)

11 (RACIONALISMO INATISTA) DEFENDE A IDÉIA, QUE DEVIDO AOS FATORES BIOLÓGICOS HERDADOSINATOS TEMOS ALGUNS ESTALO,CLICK ENTÃO PODEMOS EXPLICAR A NÃO APRENDIZAGEM. COM ESSA TEORIA MASSACRAMOS MUITAS CRIANÇAS. (RACIONALISMO INATISTA) DEFENDE A IDÉIA, QUE DEVIDO AOS FATORES BIOLÓGICOS HERDADOSINATOS TEMOS ALGUNS ESTALO,CLICK ENTÃO PODEMOS EXPLICAR A NÃO APRENDIZAGEM. COM ESSA TEORIA MASSACRAMOS MUITAS CRIANÇAS.

12 EMPIRISMO POSITIVISTA DEFENDE A IDÉIA QUE A CRIANÇA É UMA TÁBULA RASA. O PROFESSOR SABE, OS SABERES SÃO FRAGMENTADOS, PARCELADO TÉCNICO... EMPIRISMO POSITIVISTA DEFENDE A IDÉIA QUE A CRIANÇA É UMA TÁBULA RASA. O PROFESSOR SABE, OS SABERES SÃO FRAGMENTADOS, PARCELADO TÉCNICO...

13 O CONSTRUTIVISMO POR SUA VEZ CONTRIBUI SOBRE MANEIRA PARA O ENTENDIMENTO DA INTERAÇÃO ENTRE O SUJEITO QUE APRENDE E O OBJETO DO CONHECIMENTO,MAS APRESENTA LIMITAÇÕES A MEDIDA QUE FUNDAMENTA-SE EM ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO, DESCONSEDIRANDO A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DOS SABERES ACUMULADOS. O CONSTRUTIVISMO POR SUA VEZ CONTRIBUI SOBRE MANEIRA PARA O ENTENDIMENTO DA INTERAÇÃO ENTRE O SUJEITO QUE APRENDE E O OBJETO DO CONHECIMENTO,MAS APRESENTA LIMITAÇÕES A MEDIDA QUE FUNDAMENTA-SE EM ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO, DESCONSEDIRANDO A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DOS SABERES ACUMULADOS.

14 SOCIO INTERACIONISMO A NATUREZA NÃO DÁ AO SER HUMANO O SUFICIENTE PARA VIVER EM SOCIEDADE. SE FAZ NECESSÁRIO ESTABELECER RELAÇÕES COM OS OUTROS E COM O MEIO QUE O CERCA,OU SEJA, A HOMINIZAÇÃO. ESSA HOMINIZAÇÃO SÓ ACONTECE COM O DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES SUPERIORES, SENDO ASSIM É PRECISO AÇÕES CONSCIENTES E INTENCIONAIS PARA QUE A AÇÃO EDUCATIVA CONTRIBUA PARA EMANCIPAÇÃO HUMANA. SOCIO INTERACIONISMO A NATUREZA NÃO DÁ AO SER HUMANO O SUFICIENTE PARA VIVER EM SOCIEDADE. SE FAZ NECESSÁRIO ESTABELECER RELAÇÕES COM OS OUTROS E COM O MEIO QUE O CERCA,OU SEJA, A HOMINIZAÇÃO. ESSA HOMINIZAÇÃO SÓ ACONTECE COM O DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES SUPERIORES, SENDO ASSIM É PRECISO AÇÕES CONSCIENTES E INTENCIONAIS PARA QUE A AÇÃO EDUCATIVA CONTRIBUA PARA EMANCIPAÇÃO HUMANA.

15 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CURRÍCULO BÁSICO CURRÍCULO BÁSICO DIAS, GENIBALDO FREIRE,ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ;SÃO PAULO : GAIA,2006 DIAS, GENIBALDO FREIRE,ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ;SÃO PAULO : GAIA,2006 CIÊNCIAS PARA VOCÊ;CONHECER E GOSTAR; 3º SÉRIE CIÊNCIAS PARA VOCÊ;CONHECER E GOSTAR; 3º SÉRIE O GRANDE ATLAS DE CIÊNCIAS; ED. DIDÁTICA PAULISTA LTDA O GRANDE ATLAS DE CIÊNCIAS; ED. DIDÁTICA PAULISTA LTDA


Carregar ppt "FORMAÇÃO CONTINUADA CIÊNCIAS 2009 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ANA RITA CIMAROSTTI PROFESSORA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google