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A INCLUSÃO ESCOLAR NA REDE DE ENSINO ESTADUAL PROFª ARLETE SCOTTO.

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Apresentação em tema: "A INCLUSÃO ESCOLAR NA REDE DE ENSINO ESTADUAL PROFª ARLETE SCOTTO."— Transcrição da apresentação:

1 A INCLUSÃO ESCOLAR NA REDE DE ENSINO ESTADUAL PROFª ARLETE SCOTTO

2 Atendimento a Necessidades Especiais Desenvolvimento da Aprendizagem exige InteraçãoDiversidade

3 Necessidades Especiais ou Deficiências O conceito de necessidades especiais engloba não somente os alunos portadores de deficiências Impõem mudanças: conceituais legais da prática

4 Integração Inclusão Leva crianças com deficiência para o espaço escolar...Mas em espaço específico – classe especial. A Escola e o caminho da inclusão

5 INCLUSÃO Garantia, a todos, do acesso contínuo ao espaço comum da vida em sociedade Orientada por relações de: acolhimento à diversidade humana aceitação das diferenças individuais esforço coletivo na equiparação de oportunidades de desenvolvimento, com qualidade, em todas as dimensões da vida. ideologia da exclusão X política da inclusão atendimento dos alunos com necessidades educacionais especiais preferencialmente em classes comuns das escolas

6 Garantia do acesso aos conteúdos básicos que a escolarização deve proporcionar a todos os indivíduos – inclusive àqueles com necessidades educacionais especiais que apresentam: altas habilidades, precocidade, superdotação; condutas típicas de síndromes/quadros psicológicos, neurológicos ou psiquiátricos; portadores de deficiências que apresentam significativas diferenças físicas, sensoriais ou intelectuais, decorrentes de fatores genéticos, inatos ou ambientais, de caráter temporário ou permanente e que, em interação dinâmica com fatores socioambientais, resultam em necessidades muito diferenciadas da maioria das pessoas. Os sistemas de ensino devem dar respostas às necessidades educacionais de todos os alunos inclusão educacional

7 Inclusão Qual o desafio? Generalizar o conceito à totalidade do sistema educativo

8 Políticas Educacionais e Marcos Legais não asseguram o sucesso na prática Podem Facilitar Dificultar

9 Escola e Segregação existem muitas formas de segregar e discriminar aceitação das diferenças sem valorizá-las aceitação das diferenças sem compromisso essas posições não significam inclusão escolar

10 INCLUSÃO DIVERSIDADE Pressupõe aceitação valorização compromisso enriquecimento do desenvolvimento social e pessoal

11 Inclusão O que favorece a construção de uma escola inclusiva? Formulação de respostas à diversidade em seu conjunto Valorização do aspecto processual – iniciar a transformação mesmo em condições não plenamente favoráveis Entendimento da diversidade como oportunidade de enriquecimento pessoal, social, do processo de ensino e aprendizagem e não como um obstáculo

12 Educação Inclusiva e o Projeto Pedagógico da Escola Projeto que incorpore a diversidade como eixo central da tomada de decisões Compartilhar critérios, estratégias e tomar decisões Trabalho Coletivo

13 Projeto Pedagógico Proposta abrangendo todos os aspectos do currículo (cognitivo - afetivo - social)

14 Currículo Deve estar voltado para uma prática inclusiva Currículos amplos, equilibrados, flexíveis e abertos Currículo comum: Referencial para educação de toda criança, seja qual for sua condição social, cultural ou pessoal

15 Educação Inclusiva e o Professor Formação inicial Importante Fornecem instrumentos e recursos para o trabalho com a diversidade Formação continuada

16 GESTÃO ESCOLAR afirmar e ampliar o compromisso político com a educação inclusiva por meio de estratégias de comunicação e de atividades comunitárias fomentar atitudes pró-ativas das famílias, alunos, professores e da comunidade escolar em geral; superar os obstáculos da ignorância, do medo e do preconceito; divulgar os serviços e recursos educacionais existentes; difundir experiências bem sucedidas de educação inclusiva; estimular o trabalho voluntário no apoio à inclusão escolar

17 Como estamos nesse caminho...Inclusão 99% - crianças – 7 a 14 anos Gêneros, etnias, classes, religiões, culturas Acesso Permanência 95% - jovens – 15 a 17 anos EF – evasão 9,1 (1995) 3,1 (2001) EM – evasão 21,2 (1995) 8,9 (2001)

18 Educação para Todos Aprendizagem

19 Educação para Todos Aprendizagem

20 Educação para Todos Atendimento a alunos com necessidades educacionais especiais...hoje Professores Classes especiais Salas de recursos 236 Alunos

21

22 Educação Inclusiva Sociedade mais Inclusiva

23 Inclusão desafio frente ao futuro que devemos construir


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