A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A produção do fracasso escolar. Grandes vilões alfabetização signos matemáticos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A produção do fracasso escolar. Grandes vilões alfabetização signos matemáticos."— Transcrição da apresentação:

1 A produção do fracasso escolar

2 Grandes vilões alfabetização signos matemáticos

3 História A mensuração das diferenças individuais – Galton, Binet – classificação capazes e incapazes. Psicologia: ajustamento e normalização – perspectiva liberal – a sociedade oferece oportunidade para todos.

4 História Teorias Psicológicas ganham espaço para justificar as desigualdades individuais. Concepções fatalista, psicologizantes, medicalizadas, tecnicistas. Foco no professor (percepção inadequada que tem do aluno), ou no aluno e sua família.

5 O discurso científico naturaliza o fracasso escolar e dispensa a reflexão pedagógica

6

7 Década de 80 Estudos enfocando os fatores estruturais e a criação de políticas públicas. Fracasso escolar – fenômeno multifacetado. Passa pelo entendimento da escola e o seu dia a dia. Discussão dos limites institucionais.

8 Compreensão maior da Dimensão dessa problemática: Formas de relação pais/escola Análise do contexto sócio-cultural onde a escola está inserida. A vida cotidiana e a vida na escola produzem o fracasso escolar (Patto)

9 Nas interações sociais Valores são construídos Normas e regras são elaboradas Significados são produzidos – que podem ser compartilhados ou rejeitados em função das expectativas existentes num dado contexto sócio- cultural. Nesse processo o indivíduo entra em contato com a opinião e reação do outro e constrói suas próprias concepções.

10 Essas concepções são apropriações de conhecimento, impressões originadas no dia a dia através das interações sociais.

11 Pesquisa – Nilce Maria Campos Professores e a família dando explicações sobre o fracasso escolar. Informações marcadas pelo preconceito, focalizando características da clientela. Alguns poucos argumentos referiam-se às condições intra-escolares

12 Professores

13

14

15 Preconceito e esteriótipo sobre a pobreza são usados como justificativa para o insucesso escolar Ausência dos pais Organização familiar Problemas psíquicos Inferioridade cultural e econômica

16

17

18 Poucos abordam aspectos relacionados às condições de ensino Número de alunos por classe Falta de material

19 Muitos professores consideram os alunos culturalmente inferiores

20

21 As novas propostas de ensino: Desorientação nas atividades pedagógicas Incompreensão e por isso não são seguidas

22 A falta de domínio das propostas pedagógicas: Aumenta o preconceito em relação às crianças de baixa renda. São vistas como incapazes de acompanhar Impedem que os professores atinjam os objetivos fixados pela escola Justificativa do insucesso: carência cultural.

23 Famílias Em razão da pouca possibilidade de mobilidade social devido à baixa escolaridade há: –Aspirações ideologizadas para os filhos –Profissões que exigem maior grau de escolaridade –A escola como possibilidade de ascensão social.

24

25

26

27

28 Destaca-se A alfabetização é reconhecida como instrumento necessário. Reprovações sucessivas, o desinteresse dos alunos, as dificuldades – modificam as expectativas das famílias e promovem a aceitação.

29 Embora a escolarização seja idealizada não se constitui como algo fundamental para a sobrevivência. Os conteúdos e metodologias não promovem experiências significativas e, a apropriação dos conhecimentos. As dificuldades reforçam a falta de significados dos conteúdos ensinados.

30

31

32 As famílias incorporam a culpa. Assumem o fatalismo das condições de pobreza em que vivem.

33

34


Carregar ppt "A produção do fracasso escolar. Grandes vilões alfabetização signos matemáticos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google