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A produção do fracasso escolar

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Apresentação em tema: "A produção do fracasso escolar"— Transcrição da apresentação:

1 A produção do fracasso escolar

2 Grandes vilões signos matemáticos alfabetização

3 História A mensuração das diferenças individuais – Galton, Binet – classificação capazes e incapazes. Psicologia: ajustamento e normalização – perspectiva liberal – a sociedade oferece oportunidade para todos.

4 História Teorias Psicológicas ganham espaço para justificar as desigualdades individuais. Concepções fatalista, psicologizantes, medicalizadas, tecnicistas. Foco no professor (percepção inadequada que tem do aluno), ou no aluno e sua família.

5 O discurso científico naturaliza
o fracasso escolar e dispensa a reflexão pedagógica

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7 Década de 80 Estudos enfocando os fatores estruturais e a criação de políticas públicas. Fracasso escolar – fenômeno multifacetado. Passa pelo entendimento da escola e o seu dia a dia. Discussão dos limites institucionais.

8 Compreensão maior da Dimensão dessa problemática:
Formas de relação pais/escola Análise do contexto sócio-cultural onde a escola está inserida.  A vida cotidiana e a vida na escola produzem o fracasso escolar (Patto)

9 Nas interações sociais
Valores são construídos Normas e regras são elaboradas Significados são produzidos – que podem ser compartilhados ou rejeitados em função das expectativas existentes num dado contexto sócio-cultural. Nesse processo o indivíduo entra em contato com a opinião e reação do outro e constrói suas próprias concepções.

10 Essas concepções são apropriações de conhecimento, impressões
originadas no dia a dia através das interações sociais.

11 Pesquisa – Nilce Maria Campos
Professores e a família dando explicações sobre o fracasso escolar. Informações marcadas pelo preconceito, focalizando características da clientela. Alguns poucos argumentos referiam-se às condições intra-escolares

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15 Preconceito e esteriótipo sobre a pobreza são usados como justificativa para o insucesso escolar
Ausência dos pais Organização familiar Problemas psíquicos Inferioridade cultural e econômica

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18 Poucos abordam aspectos relacionados às condições de ensino
Número de alunos por classe Falta de material

19 Muitos professores consideram os alunos culturalmente inferiores

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21 As novas propostas de ensino:
Desorientação nas atividades pedagógicas Incompreensão e por isso não são seguidas

22 A falta de domínio das propostas pedagógicas:
Aumenta o preconceito em relação às crianças de baixa renda. São vistas como incapazes de acompanhar Impedem que os professores atinjam os objetivos fixados pela escola Justificativa do insucesso: carência cultural.

23 Famílias Em razão da pouca possibilidade de mobilidade social devido à baixa escolaridade há:  Aspirações ideologizadas para os filhos Profissões que exigem maior grau de escolaridade A escola como possibilidade de ascensão social.

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28 Destaca-se A alfabetização é reconhecida como instrumento necessário.
Reprovações sucessivas, o desinteresse dos alunos, as dificuldades – modificam as expectativas das famílias e promovem a aceitação.

29 Embora a escolarização seja idealizada não se constitui como algo fundamental para a sobrevivência.
Os conteúdos e metodologias não promovem experiências significativas e, a apropriação dos conhecimentos. As dificuldades reforçam a falta de significados dos conteúdos ensinados.

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32 As famílias incorporam a culpa
As famílias incorporam a culpa. Assumem o fatalismo das condições de pobreza em que vivem.

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