A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A EMANCIPAÇÃO POLÍTICA"— Transcrição da apresentação:

1 A EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
A REVOLUÇÃO DO PORTO Movimento iniciado pela burguesia na cidade do Porto, exigindo a volta de D. João VI a Portugal, promulgação de uma Constituição liberal e a volta dos monopólios no comércio com o Brasil. D. João volta a Portugal, mas deixa no Brasil seu filho D. Pedro.

2 A REGÊNCIA DE D. PEDRO 1821 A 1822 No Brasil havia 3 forças políticas:
1) Partido Português: queria a recolonização; 2) Partido Brasileiro: formado pela aristocracia rural e pela elite brasileira, eram anti-colonialismo mas apoiavam a monarquia; 3) Liberais Radicais: formado pelas camadas médias urbanas, queriam um governo republicano, fim do trabalho escravo e maior participação popular.

3 AS CORTES DE LISBOA As Cortes de Lisboa exigiam o retorno do príncipe regente a Portugal. A maçonaria e José Bonifácio apoiavam D. Pedro e queriam sua permanência no Brasil; Em 09 de janeiro de 1822 D. Pedro recebe um abaixo assinado com 8 mil assinaturas e diz: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico”, era o DIA DO FICO. Em fevereiro de 1822 leis portuguesas só seriam aceitas no Brasil com o CUMPRA-SE de D. Pedro e tropas portuguesas estavam proibidas de desembarcar no Brasil. Em 7 DE SETEMBRO DE 1822, D. Pedro recebe o ultimato das Cortes de Lisboa exigindo seu retorno a Portugal com o argumento de terminar seus estudos e declara a independência do Brasil.

4 O PROCESSO DE RECONHECIMENTO
O PRIMEIRO REINADO 1822 A 1831 O PROCESSO DE RECONHECIMENTO 1824 – EUA foi o primeiro país a reconhecer a independência do Brasil, através da Doutrina MONROE: “A AMÉRICA PARA OS AMERICANOS.” 1825 – Devido a pressão da Inglaterra, Portugal reconhece nossa independência, após o pagamento de 2 milhões de libras.

5 DESGATE DA IMAGEM DO IMPERADOR
Brasil manteve a escravidão, monocultura, latifúndio e a dependência econômica da Inglaterra, quando renovou o Tratado de 1810. Vem a crise econômica com a queda da mineração, a diminuição da exportação de açúcar, do couro e do algodão. Em 1823 D. Pedro dissolve a Assembléia Constituinte – Constituição da Mandioca. Em 1824 a Carta Outorgada, quando D. Pedro outorga a primeira Constituição brasileira criando a monarquia hereditária e 4 poderes (executivo, legislativo, judiciário e moderador). Surge o voto censitário (baseado na renda), eleições indiretas e o catolicismo como religião oficial.


Carregar ppt "A EMANCIPAÇÃO POLÍTICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google