A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR - 1824 -Movimentação separatista liderado por Pais de Andrade, Cipriano Barata e Frei Caneca. -Defendiam: idéias republicanas,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR - 1824 -Movimentação separatista liderado por Pais de Andrade, Cipriano Barata e Frei Caneca. -Defendiam: idéias republicanas,"— Transcrição da apresentação:

1 CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR Movimentação separatista liderado por Pais de Andrade, Cipriano Barata e Frei Caneca. -Defendiam: idéias republicanas, federalismo e abolicionismo, e eram contra Portugal. -A confederação atingiu o Ceará, Rio Grande do Norte e Paraiba. O movimento foi reprimido violentamente. Com isso a imagem do imperador ficou mais abalada (tirano). GUERRA CISPLATINA -A Bacia Cisplatina foi anexada ao Brasil no período joanino. Líderes uruguaios, apoiados pela Argentina, tentaram anexar a região à Argentina. Apoiados pela Inglaterra, em dezembro de 1828, a Cisplatina se tornou independente com o nome de República Oriental do Uruguai. Isso foi comemorado no Brasil, e a imagem do Imperador ficou mais desgastada.

2 A ABDICAÇÃO DE D. PEDRO I Em 1826 morre D. João VI. D. Pedro I abre mão do trono português em favor de sua filha Maria da Glória. Seu irmão Miguel dá um golpe e quer assumir o trono. Começa uma guerra civil. D. Pedro I manda dinheiro para sustentar a filha no trono. Aumenta uma crise econômica – gastos com guerras, empréstimos estrangeiros e falência do Banco do Brasil em A imprensa critica veementemente o imperador. O jornalista Líbero Badaró é assassinado a culpa é dada ao imperador. Quando Pedro retorna de M.G., é preparada uma grande recepção. Brasileiros são contra e vão às ruas e entram em choque com portugueses partidários a D. Pedro. Foi a NOITE DAS GARRAFADAS – D. Pedro acaba com ministérios formados por brasileiros e cria o Ministério dos Marqueses, formado apenas por portugueses. A pressão aumenta. Em 07 de abril de 1831, D. Pedro I renuncia o trono em favor de seu filho D. Pedro de Alcântara, que tinha apenas 5 anos, assegurando a manutenção da monarquia.

3 Abdicação do Imperador D. Pedro ID. Pedro I

4 Veja como diminuiram as importações de escravos para o Brasil ao longo do século XIX

5 PERÍODO REGÊNCIA – 1831 a 1840 A Constituição de 1824 previa Regência Trina, eleita pela Assembléia Nacional (D. Pedro tinha 5 anos). A Regência: período de instabilidade política, crise econômica, pobreza e desigualdade social. Foi uma fase muito tumultuada. O Partido Brasileiro tinha 3 correntes: Moderados (chimangos) – formado pelos grandes proprietários rurais; queriam a monarquia, voto censitário e escravidão. Exaltados (farroupilhas) – formado pelas camadas urbanas; defendiam a República, reformas sociais e políticas e amplo direito de voto. Restauradores (caramurus) – formado por comerciantes e militares; líder era José Bonifácio; queriam a volta de D. Pedro I. O objetivo das três correntes era controlar o poder.


Carregar ppt "CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR - 1824 -Movimentação separatista liderado por Pais de Andrade, Cipriano Barata e Frei Caneca. -Defendiam: idéias republicanas,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google