A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Período Regencial.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Período Regencial."— Transcrição da apresentação:

1 Período Regencial

2

3 Período regencial é como ficou conhecido o decênio de 1831 a 1840 na História do Brasil, compreendido entre a abdicação de D. Pedro I e o chamado "Golpe da Maioridade", quando seu filho D. Pedro II teve a maioridade proclamada. Nascido a 2 de dezembro de 1825, Pedro II contava, quando da renúncia paterna, 5 anos e 4 meses, não podendo portanto assumir o governo que, por força da lei, seria dirigido por uma regência integrada por três representantes. Durante esta década sucederam-se quatro regências: A Provisória Trina, a Permanente Trina, a Una do Padre Feijó e a Una de Araújo Lima.

4 A abdicação de D. Pedro I provocou um vazio político no país, acirrando a disputa pelo poder entre as duas principais correntes do Império: liberais exaltados e liberais moderados. O grupo dos exaltados era formado, principalmente, pelas camadas médias urbanas, enquanto que os moderados eram constituídos pelos representantes da aristocracia rural.

5 Essas duas correntes políticas compunham o chamado Partido Brasileiro, e tinham-se aliado para derrubar D. Pedro do poder e, com ele, os absolutistas do Partido Português, seus aliados. A abdicação pode ser considerada como a derrota desse grupo e a vitória da oposição, que era constituída por diferentes grupos sociais, cada um deles com seus próprios objetivos.

6

7 Grupos Regenciais *Os Liberais Exaltados - pertencentes a segmentos médios da sociedade: militares, jornalistas, bacharéis em Direito, sacerdotes. *Os Restauradores - representando a direita eram favoráveis à volta de D. Pedro I e criticavam a rivalidade existente entre brasileiros e portugueses. *Os Liberais Moderados - grupo que mais se destacou durante o Período das Regências, representava a aristocracia agrária.

8

9 Origem Liberais e Conservadores

10

11

12 Nome : Andressa,Akemi,Larissa e Wélida
Trabalho De História Nome : Andressa,Akemi,Larissa e Wélida N° 03 , 01 ,31 ,27 Série : 2 ° ano A Prof° : Mires


Carregar ppt "Período Regencial."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google