A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tópicos avançados em internet A Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tópicos avançados em internet A Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação."— Transcrição da apresentação:

1 Tópicos avançados em internet A Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação

2 PHP Orientação a objetos Créditos: baseado no material da Profa Beatriz Wilges – SENAC SC

3 Sumário Definindo uma classe; Como criar uma classe; As palavras-chave private e protected; Métodos abstratos e interfaces; A palavra-chave final; Construtores e destrutores; Variáveis e métodos estáticos.

4 Recordando uma função Agrupamento de código Representa uma ação Escopo local function my_func($arg1,$arg2) { > }

5 O que representa uma classe ? Conceitualmente representa um objeto com seus métodos e atributos

6 Definindo uma classe Como criar uma classe A sintaxe é a seguinte: Class nome_classe { public var $nome public function foo() {... } }

7 Definindo uma classe Uma classe pode conter várias funções e variáveis. Uma classe pode conter várias variáveis e funções. Para criar variáveis dentro de uma classe, usamos a instrução var. Podemos utilizar $this para referenciar um objeto. Para criar um objeto de uma determinada classe utilizamos a instrução new. Para acessar os atributos e metodos dentro de uma classe devemos utilizar o símbolo -> Usar somente um $ $cao->nome e não $cao->$nome

8 Usando uma classe name = Toto; echo {$cao->nome} diz ; $puppy->latir(); ?>

9 Programação orientada a objetos no PHP 5 Ocorreu o amadurecimento da linguagem no que diz respeito à programação orientada a objetos. A partir dessa versão o PHP passa a operar com o Zend Engine 2.0, utilizando um novo modelo de objetos. Esse modelo gerou significativos ganhos em termos de velocidade e performance, porque ele é mais otimizado e realiza muito menos cópias redundantes de dados.

10 As palavras-chave private e protected Com essas palavras podemos criar métodos ou variáveis privadas ou protegidas em uma classe. Uma variável privada só poderá ser acessada pela própria classe onde ela foi declarada. Já a variável protegida poderá ser acessada também pelas subclasses da classe onde ela foi declarada.

11 Métodos abstratos e interfaces É possível criar métodos abstratos. Isto significa que o método é apenas declarado, mas sua implementação não é fornecida. Isto será feito posteriormente em outra classe. No PHP 5 também temos a possibilidade de criar interfaces. Nelas, inserimos apenas as declarações dos métodos que farão parte da classe que irá implementá-la. A diferença entre os métodos abstratos e interfaces é que uma classe pode implementar diversas interfaces. Utilizamos a palavra implements para indicar que uma classe implementa uma determinada interface.

12 Métodos abstratos teste( ); ?>

13 Interfaces

14 A palavra-chave final Os métodos que forem declarados com a palavra final não poderão ser sobrescritos pelas subclasses. Exemplo: Se fosse declarado um método com o nome Teste em uma subclasse de MinhaClasse, ele não iria sobrescrever o método declarado como final.

15 A palavra-chave final Também é possível declarar uma classe como final. Exemplo: Isso significa que ela não poderá ter subclasses.

16 Construtores Um construtor consiste em um método que será chamado toda vez que for criado um objeto da classe onde ele for declarado. Pode ser utilizado para inicializar um objeto antes dele ser usado. Ele deve ser criado com o nome _construct( ).

17 Construtores

18 Destrutor O destrutor é nomeado como _destruct( ). É um método que será chamado após a última referência feita a um objeto no programa, antes da liberação da memória. Pode ser útil para fins de depuração, fechamento de conexão com banco de dados, entre outras tarefas.

19 Destrutor nome = MinhaClasse; print Este é o contrutor da classe. $this->nome. ; } function _destruct ( ) { print Este é o destrutor da classe. $this->nome. ; } $obj = new MinhaClasse ( ); ?>

20 Variáveis e métodos estáticos As variáveis estáticas podem ser inicializadas. No PHP 5 a palavra static pode ser utilizada para definir um método como estático. Com isso, é possível chamá-lo mesmo sem a criação de um objeto para a classe onde ele foi declarado.

21 Variáveis e métodos estáticos

22 Variáveis e métodos estáticos


Carregar ppt "Tópicos avançados em internet A Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google