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Como lidar com a RAIVA - Treino Cognitivo

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Apresentação em tema: "Como lidar com a RAIVA - Treino Cognitivo"— Transcrição da apresentação:

1 Psicóloga Deise Azevedo Ajala dos Santos Treino Cognitivo...

2 O QUE É RAIVA? É um sentimento de intenso desconforto que resulta da percepção de alguma provocação, seja ela uma ofensa, desacordo, mau tratamento, rejeição, agressão, frustração ou desmerecimento por parte de alguém ou entidade. O desconforto experimentado é tão grande que leva a pessoa a querer revidar e a atacar quem supostamente a enraiveceu.

3 O QUE É RAIVA? 1 PERCEPÇÃO DE ALGUMA PROVOCAÇÃO 2 INTENSO DESCONFORTO 3 REVIDAR ATACAR

4 O QUE É RAIVA? A raiva é uma sensação que pode afetar todo mundo. Quando algo acontece que aborrece muito, como uma provocação, há pessoas que sentem raiva. há pessoas que seguram a raiva, outras não conseguem. Para estas pessoas, a raiva ocorre em três partes que veremos a seguir:

5 3 PARTES: 1. Surge um pensamento na cabeça da pessoa de que alguém ou alguma coisa é demais, ou muito injusto, ou muito desaforo. É a avaliação que se está fazendo da situação 2. A seguir, ela começa a ter alguma sensação diferente no corpo, como batedeira do coração, tensão nos músculos, boca seca, etc. 3. Ela começa a fazer algo contra a pessoa que a está aborrecendo ou contra algum objeto.

6 ALGO ACONTECE UMA PROVOCAÇÃO A PESSOA PENSA: QUE DESAFORO COMEÇA A SENTIR NO CORPO ALGUMA COISA DIREFENTE AÍ ELA REAGE

7 Exemplo: O marido deixa de fazer o que a mulher espera (a provocação); Se a mulher pensar ele nunca faz o que quero, droga, ele não presta mesmo!; Logo o corpo reage e mudanças físicas ocorrem, o coração bate muito rápido, os músculos ficam tensos, a respiração fica ofegante e uma sensação de sufoco ocorre; Ao notar essas relações físicas, a esposa deslancha o comportamento de raiva, que pode ser brigar, gritar, ir embora, ficar calada, etc.; Esse comportamento de raiva, por outro lado, tem o poder de aumentar mais ainda a raiva que a pessoa já sentia.

8 ÀS VEZES A RAIVA VAI CRESCENDO CADA VEZ MAIS DENTRO DA PESSOA, ATÉ POR HORAS... É difícil parar a raiva que já cresceu muito... Quando isso acontece, a pessoa em geral se comporta de modo a mostrar a sua raiva. Às vezes, até mais do que a situação merecia.

9 TENHO DIREITO DE TER RAIVA?

10 VOCÊ TEM DIREITO DE SENTIR RAIVA! A raiva dá energia e vigor e, portanto, pode ser útil para nos proteger de injustiças e abusos; porém, ela deve ser mantida sob controle e usada de modo construtivo. A raiva passa a ser um problema quando é frequente demais, intensa demais, quando dura muito, quando leva à agressão e violência e quando interfere nas relações com outras pessoas.

11 POR QUE SE PREOCUPAR COM A RAIVA? A raiva que você sente assume o controle das suas ações? Você sente raiva com facilidade e está sempre sob o domínio desse sentimento? As consequências são graves para a sua saúde e se manifestam em termos de pressão alta, úlceras, depressão, obesidade, perda de emprego, abuso físico ou psicológico de familiares e amigos. As consequências são graves para a sua saúde e se manifestam em termos de pressão alta, úlceras, depressão, obesidade, perda de emprego, abuso físico ou psicológico de familiares e amigos. A pessoa que tem fortes sentimentos de raiva passa a se sentir mal quanto a si mesma.

12 COMO LIDAR COM A RAIVA? 1. Reconheça que está com raiva 2. Aprenda a reconhecer o que dá raiva em você 3. Aprenda a reconhecer as três etapas da raiva: pensar que algo é uma afronta, sentir no corpo algumas reações e agir agressivamente 4. Entenda que algo só se torna uma provocação se você achar que é 5. Entenda que as reações físicas da raiva têm o poder de aumentá-la

13 COMO LIDAR COM A RAIVA? 6. Compreenda que reagir agressivamente vem no fim e que, portanto, dá tempo de controlar a si mesmo antes que a raiva exploda 7. Sempre tente dominar a raiva na sua fase inicial, isto é, verifique se o seu modo de avaliar a situação que você acha uma provocação pode ser mudado. Para tal, mude a sua conversa consigo mesmo

14 8.Quando perceber que a raiva está aparecendo no seu corpo, que seu coração já começou a bater muito rápido, que seu corpo e mente estão ficando tensos, que está desenvolvendo sua sensação de sufoco, tente relaxar para ver se elimina essas reações. Experimente dizer para si mesmo: Cal...ma, cal...ma, preciso tomar cuidado para não deixar a raiva me dominar, há outro modo de ver as coisas, vou deixar para reagir amanhã, quando tiver pensado sem raiva, sempre posso reagir amanhã, se quiser, não vou correr o risco de ficar doente por causa da minha raiva, estou aborrecido, mas isso não é o fim do mundo, quem mantém a calma, mantém o controle, posso assumir o controle das minhas emoções. COMO LIDAR COM A RAIVA?

15 COMO LIDAR COM A RAIVA? (CONTINUAÇÃO) 9. Ao mesmo tempo que vai conversando consigo mesmo, respire profundamente pelo nariz e solte o ar devagar pela boca 10. Tente encontrar modos de pôr para fora a raiva; por exemplo, faça ginástica, caminhe, dance, cante, ria, seja positivo, converse sobre ela. 11. Quando já estiver em controle da sua raiva, tente resolver a situação que o fez ficar tão aborrecido.

16 LIPP, M. E. N., MALAGRIS, L. E. N. O treino cognitivo de controle da raiva: o passo a passo do tratamento. Rio de Janeiro: Cognitiva, Referência

17 Psicóloga Deise Azevedo Ajala dos Santos CRP 08/17934 FONE: (45)


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