A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicóloga Deise Azevedo Ajala dos Santos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicóloga Deise Azevedo Ajala dos Santos"— Transcrição da apresentação:

1 Psicóloga Deise Azevedo Ajala dos Santos
Como lidar com a Raiva Treino Cognitivo... Psicóloga Deise Azevedo Ajala dos Santos

2 O QUE É RAIVA? É um sentimento de intenso desconforto que resulta da percepção de alguma provocação, seja ela uma ofensa, desacordo, mau tratamento, rejeição, agressão, frustração ou desmerecimento por parte de alguém ou entidade. O desconforto experimentado é tão grande que leva a pessoa a querer revidar e a atacar quem supostamente a enraiveceu.

3 PERCEPÇÃO DE ALGUMA PROVOCAÇÃO
O QUE É RAIVA? 1 PERCEPÇÃO DE ALGUMA PROVOCAÇÃO INTENSO DESCONFORTO 3 REVIDAR ATACAR

4 O QUE É RAIVA? A raiva é uma sensação que pode afetar todo mundo.
Quando algo acontece que aborrece muito, como uma provocação, há pessoas que sentem raiva. há pessoas que seguram a raiva, outras não conseguem. Para estas pessoas, a raiva ocorre em três partes que veremos a seguir:

5 3 PARTES: Surge um pensamento na cabeça da pessoa de que alguém ou alguma coisa é demais, ou muito injusto, ou muito desaforo. É a avaliação que se está fazendo da situação A seguir, ela começa a ter alguma sensação diferente no corpo, como batedeira do coração, tensão nos músculos, boca seca, etc. Ela começa a fazer algo contra a pessoa que a está aborrecendo ou contra algum objeto.

6 COMEÇA A SENTIR NO CORPO ALGUMA COISA DIREFENTE
ALGO ACONTECE UMA PROVOCAÇÃO A PESSOA PENSA: “QUE DESAFORO” COMEÇA A SENTIR NO CORPO ALGUMA COISA DIREFENTE AÍ ELA REAGE

7 Exemplo: O marido deixa de fazer o que a mulher espera (a provocação);
Se a mulher pensar “ele nunca faz o que quero, droga, ele não presta mesmo!”; Logo o corpo reage e mudanças físicas ocorrem, o coração bate muito rápido, os músculos ficam tensos, a respiração fica ofegante e uma sensação de sufoco ocorre; Ao notar essas relações físicas, a esposa deslancha o comportamento de raiva, que pode ser brigar, gritar, ir embora, ficar calada, etc.; Esse comportamento de raiva, por outro lado, tem o poder de aumentar mais ainda a raiva que a pessoa já sentia.

8 ÀS VEZES A RAIVA VAI CRESCENDO CADA VEZ MAIS DENTRO DA PESSOA, ATÉ POR HORAS...
É difícil parar a raiva que já cresceu muito... Quando isso acontece, a pessoa em geral se comporta de modo a mostrar a sua raiva. Às vezes, até mais do que a situação merecia.

9 TENHO DIREITO DE TER RAIVA?
TODO MUNDO TEM DIREITO DE SENTIR NÃO É ERRADO SENTIR RAIVA NÃO SE SINTA CULPADO POR SENTIR RAIVA SUA RAIVA ESTÁ DENTRO DO LIMITE?

10 VOCÊ TEM DIREITO DE SENTIR RAIVA!
A raiva dá energia e vigor e, portanto, pode ser útil para nos proteger de injustiças e abusos; porém, ela deve ser mantida sob controle e usada de modo construtivo. A raiva passa a ser um problema quando é frequente demais, intensa demais, quando dura muito, quando leva à agressão e violência e quando interfere nas relações com outras pessoas.

11 POR QUE SE PREOCUPAR COM A RAIVA?
A raiva que você sente assume o controle das suas ações? Você sente raiva com facilidade e está sempre sob o domínio desse sentimento? As consequências são graves para a sua saúde e se manifestam em termos de pressão alta, úlceras, depressão, obesidade, perda de emprego, abuso físico ou psicológico de familiares e amigos. A pessoa que tem fortes sentimentos de raiva passa a se sentir mal quanto a si mesma.

12 COMO LIDAR COM A RAIVA? Reconheça que está com raiva
Aprenda a reconhecer o que dá raiva em você Aprenda a reconhecer as três etapas da raiva: pensar que algo é uma afronta, sentir no corpo algumas reações e agir agressivamente Entenda que algo só se torna uma provocação se você achar que é Entenda que as reações físicas da raiva têm o poder de aumentá-la

13 COMO LIDAR COM A RAIVA? Compreenda que reagir agressivamente vem no fim e que, portanto, dá tempo de controlar a si mesmo antes que a raiva exploda Sempre tente dominar a raiva na sua fase inicial, isto é, verifique se o seu modo de avaliar a situação que você acha uma provocação pode ser mudado. Para tal, mude a sua conversa consigo mesmo

14 COMO LIDAR COM A RAIVA? Quando perceber que a raiva está aparecendo no seu corpo, que seu coração já começou a bater muito rápido, que seu corpo e mente estão ficando tensos, que está desenvolvendo sua sensação de sufoco, tente relaxar para ver se elimina essas reações. Experimente dizer para si mesmo: “Cal...ma, cal...ma”, “preciso tomar cuidado para não deixar a raiva me dominar”, “há outro modo de ver as coisas”, “vou deixar para reagir amanhã, quando tiver pensado sem raiva”, “sempre posso reagir amanhã, se quiser”, “não vou correr o risco de ficar doente por causa da minha raiva”, “estou aborrecido, mas isso não é o fim do mundo”, “quem mantém a calma, mantém o controle”, “posso assumir o controle das minhas emoções”.

15 COMO LIDAR COM A RAIVA? (CONTINUAÇÃO)
Ao mesmo tempo que vai conversando consigo mesmo, respire profundamente pelo nariz e solte o ar devagar pela boca Tente encontrar modos de pôr para fora a raiva; por exemplo, faça ginástica, caminhe, dance, cante, ria, seja positivo, converse sobre ela. Quando já estiver em controle da sua raiva, tente resolver a situação que o fez ficar tão aborrecido.

16 Referência LIPP, M. E. N., MALAGRIS, L. E. N. O treino cognitivo de controle da raiva: o passo a passo do tratamento. Rio de Janeiro: Cognitiva, 2010.

17 Psicóloga Deise Azevedo Ajala dos Santos
CRP 08/17934 FONE: (45)


Carregar ppt "Psicóloga Deise Azevedo Ajala dos Santos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google