A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

II Unidade: Abordagens Sociológicas Clássicas AUGUSTO COMTE Profª. Drª. Denise Simões Rodrigues.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "II Unidade: Abordagens Sociológicas Clássicas AUGUSTO COMTE Profª. Drª. Denise Simões Rodrigues."— Transcrição da apresentação:

1 II Unidade: Abordagens Sociológicas Clássicas AUGUSTO COMTE Profª. Drª. Denise Simões Rodrigues

2 AUGUSTO COMTE (1798 – 1857) Obras principais: Curso de Filosofia Positiva; Sistema de Política Positiva; Catecismo Positivo; Discurso sobre o Espírito Positivo.

3 A Teoria Geral das Ciências: inventário sobre o conhecimento humano e classificação das ciências de acordo com os critérios de complexidade crescente e generalidade decrescente: Matemática, Astronomia, Física, Química, Biologia e Sociologia. A Teoria Geral da Evolução Filosófica. A Lei dos Três Estados: Estado Teológico (Fetichismo, Politeísmo e Monoteísmo) Estado Metafísico e Estado Positivo

4 Sociologia Estática: estuda os fenômenos sociais em equilíbrio e busca as leis gerais da Ordem. Teoria da Ordem Natural da Sociedade Humana: leis que regem a ordem das estruturas sociais. Teoria das condições de existência da sociedade; análise das possibilidades de harmonia fundamentando as relações sociais. A idéia do consenso universal como fundamento da solidariedade e base da divisão do trabalho social. Os níveis da sociedade: o indivíduo, a família, as combinações sociais. Sociologia Dinâmica: estuda as mudanças sociais, a evolução da sociedade e as leis que regem o Progresso. Teoria Geral dos Progressos Naturais: o desenvolvimento não é linear e admite estágios.

5 O Positivismo Social: a observação e a indução como método. Subordinação dos conceitos aos fatos e a concepção de que os fenômenos sociais estão submetidos a leis gerais. O método positivo: observação, experimentação, comparação e abordagem histórica dos fenômenos. A sociedade vista como uma construção ideal, governada por sacerdotes que seriam ao mesmo tempo autoridades religiosas, científicas e políticas; O culto à mulher, como Mãe e Inspiradora, e o culto à família. O amor como princípio, a ordem por base e o progresso por fim. A Religião da Humanidade (Grande SER) e o Catecismo Positivista.

6 A busca da verdade nos fatos positivos a partir da observação. A busca da objetividade e/ou neutralidade científica. Cientificismo. Considerar a observação como fonte única do saber e critério último de verdade; Identidade e/ou superposição entre conhecimento filosófico e conhecimento científico; Atitude cética diante da Metafísica. Crítica aos elementos apriorísticos do conhecimento;

7 Mecanicismo: adoção do modelo mecânico de explicação não só da natureza em si, como para a sociedade.Concepção determinista da natureza e do homem; é preciso buscar as leis naturais que regem a sociedade. Organicismo: a sociedade é identificada a um organismo vivo e a exemplo deles, tem um ciclo vital: nascimento, crescimento ou desenvolvimento e morte. A origem, a explicação e a justificação dos valores é feita de acordo com os princípios do evolucionismo;

8 Ordem: as leis sociais, à semelhança das leis naturais, obedecem a uma ordem natural que deve ser respeitada para que se promova o bem comum. Solidariedade: a sociedade se funda na solidariedade de seus membros, o que possibilita o surgimento de atividades cada vez mais complexas que asseguram a sua sobrevivência enquanto indivíduos e/ou grupos Pragmatismo: o Positivismo se baseia na prática, na observação comparada dos fatos. Os fatos são explicados pala teoria e comprovados pela prática.

9 Relativismo: nada é absoluto, tudo é relativo. Não há busca da essência dos fenômenos, somente a constatação das relações entre eles; o conhecimento não é definitivo, está sempre aberto às reformulações. tudo é relativo – eis a única verdade absoluta e axioma fundamental do Positivismo. Previsibilidade: Prever para prover; Ordem e Progresso. Os verbos mais cultivados pelos positivistas: Constatar; Descrever; Prever.


Carregar ppt "II Unidade: Abordagens Sociológicas Clássicas AUGUSTO COMTE Profª. Drª. Denise Simões Rodrigues."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google