A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Energia Solar Bianca e Laura 2M2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Energia Solar Bianca e Laura 2M2."— Transcrição da apresentação:

1 Energia Solar Bianca e Laura 2M2

2 O que é ? Energia solar é aquela proveniente do Sol, captada por painéis solares, formados por células fotovoltaicas, e transformada em energia elétrica ou mecânica. A energia solar também é utilizada, principalmente em residências, para o aquecimento da água, também conhecida como energia fotovoltaica ainda é muito pouco aproveitada no Brasil, possuindo características favoráveis a implantação deste sistema, que é muito utilizada em países europeus que ao contrário de nosso país, que não as possui. Claro que como qualquer outro sistema gerador de energia, o solar não possui apenas pontos positivos também há os negativos, porém irrelevantes se comparado ao bem que trás ao nosso planeta. A radiação solar é um dos maiores responsáveis por grande parte da energia renovável disponível no planeta terra. E por incrível que pareça, apenas uma pequena parte desta forma de energia é utilizada. 

3 Tipos de energia solar Energia fototérmica: Este tipo de energia possui relação com o aquecimento de líquidos ou gases através da absorção dos raios solares que causam o seu aquecimento. Geralmente são empregadas no aquecimento de água para uso em chuveiros, ou mesmo gases para secagem de grãos ou uso em turbinas.

4 Energia fotovoltaica: Este tipo de energia visa a conversão da energia solar em energia elétrica através de células fotovoltaicas. As células fotovoltaicas mais conhecidas e utilizadas são feitas de silício por possuir características intermediárias entre um condutor e um isolante. Assim, cada célula possui duas camadas de silício. A mais fina é carregada negativamente, quando atingida pelos raios solares tem seus elétrons transferidos para a camada mais grossa, que fica carregada positivamente. Apesar de mais tradicional, a célula de silício é mais cara. Um sistema fotovoltaico não precisa do brilho do Sol para operar. Ele também gera eletricidade em dias nublados, entretanto, a quantidade de energia gerada depende da densidade das nuvens. Devido à reflexão da luz do Sol, dias com poucas nuvens podem resultar em mais produção de energia do que dias completamente claros.

5 (Captação de energia fotovoltaica)

6 tipos de captura de energia solar
Método Direto: No método direto existe somente uma transformação que torna a energia solar utilizável. Essa transformação se dá na conversão da energia solar em energia elétrica através de células fotovoltaicas. Esta energia funcionará enquanto houver Sol. As tecnologias para obtenção de energia por método direto vêm se desenvolvendo de forma rápida, porém as células fotovoltaicas possuem preços elevados.Exemplo: A energia solar atinge um painel solar, sendo após transformada em eletricidade.

7

8 Método Indireto: No método indireto é necessário haver mais de uma transformação para a obtenção de energia, através da absorção dos raios solares que possibilitam o aquecimento de líquidos ou gases. Esta energia, conhecida como fototérmica, é bastante utilizada no aquecimento de água em chuveiros, ou gases na secagem de grãos. Neste método é utilizado um coletor solar que capta os raios solares, e os líquidos ou gases são armazenados em um reservatório termicamente isolado.

9 (Parques de captação de energia solar)

10 Vantagens - Ela é renovável, ou seja, nunca acaba. - É uma energia limpa, não gera poluentes para o meio ambiente. - Baixo custo de manutenção dos equipamentos usados. - É uma excelente fonte de energia em locais não atendidos por outras fontes de energia. A energia hidrelétrica, mais consumida no Brasil, não chega em locais de dificil acesso ou com grandes dificuldades para instalação de torres e cabos de energia elétrica. - O equipamento pode ser instalado em residências, baixando o custo da conta de energia elétrica. Desvantagens - Em dias de chuva ou com baixa incidência de sol (dias nublados) diminui a geração de energia. No período da noite não ocorre a produção de energia. - O custo para compra e instalação dos equipamentos ainda é alto no Brasil. Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território, e, em locais longe dos centros de produção energética, sua utilização ajuda a diminuir a demanda energética nestes e consequentemente a perda de energia que ocorreria na transmissão.


Carregar ppt "Energia Solar Bianca e Laura 2M2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google