A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uniminas – União Educacional de Minas Gerais Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional 31/05/2006.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uniminas – União Educacional de Minas Gerais Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional 31/05/2006."— Transcrição da apresentação:

1 Uniminas – União Educacional de Minas Gerais Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional 31/05/2006

2 Vivências Introdução Fato significativoMusica marcante Considerações finais

3 Introdução Essa atividade tem a finalidade em elaborar um diário de Bordo através das vivencias trabalhadas em sala de aula, apresentadas pelos acadêmicos (as) do 3 período do Curso de pedagogia – Gestão e tecnologia Educacional. Coordenados pelos professores: Ana Carolina Scalia Rodrigues – Estudos Independentes III Beatriz Borges Reis – Estudos Independentes III Gilca Santos Vilarinho – Informática Aplicada I Voltar

4 Fato Significativo Um fato que marcou este semestre para mim e que jamais será esquecido foi que tive a infelicidade de perder meu pai no dia 14/03/06, em um acidente. Este dia foi o dia mais triste da minha vida, fiquei sem chão, me abalou muito. Até os dias de hoje ainda guardo muita tristeza e espero que o tempo possa amenizar a dor que sinto. Voltar

5 Musica Marcante Raul Seixas Tente outra Vez Prefiro ser essa metamorfose ambulante Prefiro ser essa metamorfose ambulante Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.Eu quero dizer agora o oposto do que eu disse antes Prefiro ser essa metamorfose ambulante Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo Sobre o que é o amor Sobre o que eu nem sei quem sou. Hoje eu sou estrela amanhã já se apagou Se hoje eu te odeio amanhã lhe tenho amor Lhe tenho amor Lhe tenho horror Lhe faço amor Próximo

6 Voltar Eu sou um ator. É chato chegar a um objetivo num instante Eu quero viver essa metamorfose ambulante Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo Sobre o que é o amor Sobre o que eu nem sei quem sou. Hoje eu sou estrela amanhã já se apagou Se hoje eu te odeio amanhã lhe tenho amor Lhe tenho amor Lhe tenho horror Lhe faço amor Eu sou um ator. Eu vou lhes dizer aquilo tido que eu lhes disse antes Prefiro ser essa metamorfose ambulante Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo

7 Vivências Voltar Dinâmica da paisagem Comunicação Vivencia 3 Perdas e Ganhos

8 Dinâmica da Paisagem Descrição Metodologia Considerações Pessoais Voltar

9 Descrição Objetivos: Sondagem, Diagnóstico para conhecimento do grupo. Como o grupo está chegando. Retrato do grupo. Recursos Materiais: papel sulfite, giz de cera, lápis de cor, canetinhas hidrocor, tinta guache e pincéis, 1m e meio de papel craft (pardo). CD: sons da Natureza aparelho de som. Voltar

10 Metodologia 1° momento: Aquecimento: Ao som da música fechar os olhos e entrar no imaginário, visualize uma paisagem da natureza, um lugar onde você gostaria de estar agora, veja bem este lugar, o que ele tem (pausa) tem água? Como ela está? Tem mato? Plantas? Flores? Relva? Cachoeira? É no campo? É numa praia? Numa Região Montanhosa? O que mais você está visualizando nesta paisagem? (pausa) Tem animais? Construções? Está um dia de sol? Chuvoso? Quente ou frio? Próximo

11 2° momento: Distribuir uma folha sulfite para cada um e pedir que represente na folha a imagem que visualizaram dom todos os detalhes e elementos da natureza que perceberam.; podem utilizar os gizes de cera, lápis de cor, canetinhas (tempo). Após terminarem pedir: observem os elementos da natureza que estão presentes na sua paisagem e selecione um que você mais se identifica com as suas características. Vire a folha e escreva que características aquele elemento tem e que você tem em comum. Próximo

12 3° momento: Colocar no centro da sala o papel craft e dizer esse é o nosso grupo nele vamos construir a imagem da paisagem do grupo onde cada um irá se fazer presente nesta paisagem através do elemento que escolheu, e que se identificou procurando estabelecer relação com os demais elementos buscando integrar. Obs: Não importa repetir o elemento lembre-se que temos diferentes árvores, tipos de água, de montanhas etc; cada qual tem sua própria característica. Aí está a beleza da natureza na diversidade (tempo). Usar giz de cera, canetinhas, lápis de cor e as tintas busquem preencher todos os espaços. Próximo

13 4° momento: Socialização – Conversar com o grupo: O que vocês Sentem ao olhar para essa imagem? O que vocês Percebem nesta representação? O que vocês Imaginam que possa estar acontecendo neste grupo? O que vocês Pensam que pode ser feito ou precisa ser feito neste ou por este grupo? Próximo

14 5° momento: Processamento – estabelecer relação da vivência com a teoria – PEDAGOGIA ORGANIZACIONAL. E com as visões em que se basearam a dinâmica. Fechamento: Convidar todos para fazerem um círculo em volta da imagem do grupo, acender uma vela e dizer que cada um que receber a vela deverá dizer qual é o elemento da natureza que se identificou; dizer as características positivas e qual a característica negativa deste elemento que quer queimar e assim ao dizer, escolha um colega e passe a vela até que todos recebam a vela e a mesma volte a quem iniciou, no caso o coordenador para fechar com uma mensagem construtiva para o grupo. Voltar

15 Considerações Pessoais: Apesar de ter chegado nesta dinâmica um pouco mais tarde tive a oportunidade de ver que minhas colegas ficaram emocionadas e foi uma oportunidade de expressar o sentimento que estávamos sentindo naquele momento e um fato interessante foi que um grande numero de alunos estavam desanimados e com um cansaço excessivo. Voltar

16 Comunicação DescriçãoMetodologia Considerações Pessoais Voltar

17 Objetivo: fazer com que o grupo reflita em relação como está sua comunicação enquanto receptor de mensagem. Observar como as mesmas instruções passadas por único receptor serão feitas de formas diferentes por cada um dos participantes. Tempo: 5 minutos Material: folha de sulfite em branco e som mecânico. Descrição: Voltar

18 Metodologia Distribuir uma folha de sulfite em branco para cada participante; Deixar o ambiente em penumbra e com fundo musical de tema relaxante; Solicitar que todos fechem os olhos ficando atentos a instruções: - Segure a folha de sulfite; - Dobre-a ao meio; - Dobre-a novamente ao meio; - Rasgue o lado esquerdo; - Fure ao meio; - Parta a folha ao meio; - Abra os olhos; Pedir para observarem o seu próprio papel e como ficou em seguida comparar com o colega do lado. Próximo

19 Organizar a sala em duplas de forma que um dos participantes ficará sentado de costa um para outro, sendo que somente um deles terá como escrever. Distribuir uma folha de sulfite em branco para os participantes que irão escrever. E para o outro a folha que contém o desenho do boneco. Solicitar que prestem atenção nas instruções que serão dadas. - Os que receberam a folha com desenho terão o desafio de passar para o colega de costas instruções, através da fala, para que ele possa reproduzir o mesmo desenho na folha em branco. - Utilizar apenas palavras como: faça um traço, apontar as formas, os lados e etc. - É proibido contar ao colega qual é o desenho. - O tempo para concluir a tarefa é de 8 minutos. - Após a contagem do tempo, troca as posições e distribui outro desenho para o outro participante fazer o mesmo com o colega. Próximo

20 Fechamento: Colocar o grupo sentado em círculo. Sugerir para que compartilhem sobre as vivências propostas. Intercalar nas falas do grupo situações como: falas e gestos dos participantes observadas pelos facilitadores no decorrer das vivências. Resgatar reflexões com indagações de: como está a nossa comunicação nos diversos ambientes em que vivemos? A importância do saber ouvir e se estamos fazendo? A importância da busca na habilidade de perceber a comunicação não verbal das pessoas que nos cercam, o quanto fazemos este exercício de busca? Finalização: Slide da história de um professora que teve preconceito com um de seus alunos e como seu papel de educadora neste contexto fez a diferença no sucesso deste aluno no futuro. Voltar

21 Considerações Pessoais: Esta vivência trouxe para a turma um fator que é muito deficiente no nosso dia a dia na sala de aula, devido a turma ser muito numerosa muitas das vezes não conseguimos escutar os professores e tem muita conversa paralela que prejudica muito a aprendizagem. Voltar

22 Vivencia 3 Descrição Metodologia Considerações Pessoais Voltar

23 Descrição: Objetivo geral: promover a integração e o entrosamento do grupo e o conhecimento mais profundo entre as pessoas. Despertar no grupo uma auto-avaliação em relação às necessidades pessoais. Voltar

24 Metodologia: Dinâmica: Projeção de sentimentos Procedimentos: Formar um círculo em pé. Colocar uma música instrumental suave. Entregar um boneco para um dos participantes e pedir que ele faça qualquer coisa com o boneco. Passar o boneco para o vizinho da direita que repetirá, da sua forma, o gesto. Recolher o boneco. Comunicar que cada pessoa deverá, agora, repetir no seu vizinho da direita o mesmo que fez com o boneco. Próximo

25 Dinâmica: Revelações Procedimentos: Elaborar cartelas contendo em cada uma pelo menos três questionamentos. Dividir o grupo em subgrupos pequenos. Encaminhar duas ou três cartelas a cada grupo. Orientar que os grupos respondam a vontade aos questionamentos contidos nas carteslas. Ao final, deixar que os grupos exponham suas opiniões, sentimentos, contestações, etc. 3° passo: - Socialização e encerramento: Apresentação de PowerPoint com uma mensagem que fala sobre necessidades. Em seguida promover a socialização onde cada pessoa poderá expor seus sentimentos em relação à vivênvia. Voltar

26 Considerações Pessoais: Esta vivência eu cheguei mais tarde devido ao fato de ter saído atrasado do trabalho e a parte que pude vivenciar, foi que o assunto tratado foi oportuno, pois, foi proporcionado conhecer um pouco mais dos colegas de sala. Voltar

27 Perdas e ganhos Descrição Metodologia Considerações Pessoais Voltar

28 Descrição: Objetivos: Refletir sobre a forma de tratamento a pessoas queridas, nível da qualidade do desempenho dos papéis de cada um, no dia-a-dia. Material: 1/4 de folha de papel A4 por participante. Procedimentos: É uma vivência muito forte, aparentemente simples, no entanto o facilitador deve instigar as pessoas a REALMENTE VIVENCIAR, cada passo do que for orientado. Explicar que todos temos IDENTIDADE. O que caracteriza a nossa identidade?É aquilo que não podemos mudar em nós,aquelas características que nos pertencem,queiramos ou não-local e data de nascimento, filiação, impressão digital, DNA, etc. São atividades circunstanciais, que ora desempenhamos, ora deixamos em substituição a outras-papel de professor, estudante, amigo,dona de casa, pai, filho,esposa, esposo, namorado,profissional,etc. Voltar

29 Metodologia: Distribuir os papéis para cada participante. Refletir com o grupo sobre IDENTIDADE E PAPÉIS - perguntar o que caracteriza a nossa identidade...Quais os papéis mais comuns e imprescindíveis que desempenhamos no dia-a-dia. Solicitar que cada pessoa escreva no seu papel seus CINCO PRINCIPAIS papéis, que exerce naquele momento. Conceder cinco minutos para essa tarefa. Esclarecer que honesto, criativo, sincero...Não são papéis,são características. Pedir que todos relessem o que escreveram e verifique se aqueles são papéis mais importantes da sua vida. Elimine um desses papéis da sua lista e, ao fazê-lo,pense como ficaria a sua vida se,nesse momento,você deixasse de desempenhar,de fato,esse papel,essa atividade Dar um tempo de um minuto e continuar o mesmo procedimento com os demais papéis, até o último. Quando todos tiverem terminando, dar oportunidade para o recomeço.Qual desses papéis você resgataria,se tivesse que recomeçar? Próximo

30 Ao final, o facilitador deverá abrir espaço para os comentários: Qual foi a sua sensação, ao vivenciar esse momento? O que foi difícil de cortar? O que você cortou primeiro? E por último? Esclarecemos que apesar de mínimas, algumas alterações foram feitas nesta vivência para adequar-se ao contexto.Ao final citamos a referência bibliográfica da vivência original. Para concluir essa vivência,expomos as seguintes reflexões numa apresentação no Power Point. Se, ao deixar de ser mãe, me fez perder a razão de viver...que tipo de mãe tenho sido? Como anda a qualidade de vida com a minha família? Perder o meu emprego me fez perder o referencial de vida...Que tipo de profissional eu tenho sido? Próximo

31 Considerações Pessoais: Esta vivencia me fez refletir um pouco nos varios papéis que vivemos no nosso dia a dia. Aluno, pai, profissional, filho, marido, entre muitos outros e tentei identificar se estes estão de acordo com as expectativas que as pessoas esperam de mim. Acredito que preciso melhorar em vários pontos e foi bom para mim, pois, cheguei nesta conclusão. Voltar

32 Considerações Finais: Neste semestre acredito que não tive um rendimento que gostaria de ter. Vários fatores me prejudicaram ao longo deste período e quando meu pai faleceu pensei em trancar para retornar somente no próximo período. Quero aproveitar este espaço para agradecer a todos as pessoas que me deram apoio e força para continuar e em especial minhas colegas Isabel Cristina e Ana Paula Alves. Espero que o próximo período seja mais tranqüilo e que eu possa aproveitar de forma mais efetiva as atividades que serão propostas. De toda maneira também vejo que dentro das limitações tive, houve um crescimento muito expressivo como pessoa e aluno, gostei muito das disciplinas ministradas neste período e acredito ser de grande importância para meu crescimento pessoal e profissional. Uma abraço, Marcelo Rocha Voltar


Carregar ppt "Uniminas – União Educacional de Minas Gerais Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional 31/05/2006."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google