A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como o Brasil e a África enriqueciam Portugal?. Brasil – colônia de Portugal. Política mercantilista que influenciava as potências europeias. Não haviam.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como o Brasil e a África enriqueciam Portugal?. Brasil – colônia de Portugal. Política mercantilista que influenciava as potências europeias. Não haviam."— Transcrição da apresentação:

1 Como o Brasil e a África enriqueciam Portugal?

2 Brasil – colônia de Portugal. Política mercantilista que influenciava as potências europeias. Não haviam descoberto o ouro. Resultado: Portugal decide cultivar a cana de açúcar na sua Colônia.

3 CANA DE AÇÚCAR A cana é de origem indiana. Chegou em Portugal pelas mãos dos árabes, no século VIII. ( Lembra da expansão do islamismo?) Várias capitanias receberam as mudas, porém somente São Vicente, Porto Seguro, Ilhéus, Bahia e Pernambuco deram certo o plantio.

4 ECONOMIA Monocultura Latifúndio Mão de obra escrava Agricultura extensiva para exportação. Enriquecimento de Portugal

5 Engenho de açúcar : casa- grande, senzala, instalações

6

7 O colono pagava a sua viagem. Pagava as construções do engenho. Pagava as máquinas, as ferramentas, as mudas de cana e a mão de obra assalariada. ALTO CUSTO

8 Moendas

9 Nem todos os produtores de cana possuíam a estrutura do engenho, estes dependiam da aristocracia.

10

11 A influência holandesa Senhores de engenho pegavam empréstimos com burgueses holandeses. No acordo entre as partes fica decidido que o açúcar seria transportado por navios holandeses. O refino do açúcar era feito na Holanda. Lucro maior era para a Holanda.

12 Como a Coroa portuguesa lucrava? Impostos Exportação de manufaturados. Pacto Colonial. Tráfico de escravos. Durante o Brasil foi o maior exportador mundial de açúcar.

13 A Pecuária Criados nas fazendas. Serviam para tração. Perderam seu espaços. Colonos foram cultivar no sertão nordestino. Interiorização do país. Menos recurso.

14 Lavoura do Tabaco – exportação – escambo de escravos. Agricultura de subsistência: arroz, milho, feijão, mandioca.

15 Por que usar a mão de obra negra? Extermínio de muitos nativos. Fuga de grupos de nativos para o interior do país. Interesse da Cora no tráfico de escravos. Impostos criados em cima da entrada e saída de escravos no país.

16 Facilidades neste comércio... Negros Não conheciam a língua. Portugueses estreitaram os relações com os indígenas para posteriormente chegar no interior do país, região mineradora. A escravidão era comum na África. O branco só tinha acesso até a feitoria.

17 TUMBEIRO

18 20 % morria durante a viagem. Mesmo assim, era lucrativo.

19 A vida do escravo no Brasil Quase 400 anos de escravidão Examinados. Boçais – não sabiam falar português. Ladinos – já tinham aprendido a língua. Crioulos – nascidos no Brasil. Tratamento 14 a 17 horas de trabalho. Açoite. Palmatória. Tronco. Correntes com peso. Coleira de ferro. Máscara Escravos de ganho - alforria

20 TAREFA PARA A CASA P. 235 – DOC 1 e 2 P DOC E ATIVIDADE 1, 2 E 3 P ATIVIDADE 1, 2 E 3. P DOC


Carregar ppt "Como o Brasil e a África enriqueciam Portugal?. Brasil – colônia de Portugal. Política mercantilista que influenciava as potências europeias. Não haviam."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google