A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A TERRA NO UNIVERSO. O sistema Solar O Sistema solar é constituído por: – Sol – 8 planetas – 31 satélites – Milhões de aseróides, cometas e meteoritos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A TERRA NO UNIVERSO. O sistema Solar O Sistema solar é constituído por: – Sol – 8 planetas – 31 satélites – Milhões de aseróides, cometas e meteoritos."— Transcrição da apresentação:

1 A TERRA NO UNIVERSO

2 O sistema Solar O Sistema solar é constituído por: – Sol – 8 planetas – 31 satélites – Milhões de aseróides, cometas e meteoritos Os quatro planetas internos situam-se mais perto do Sol e são rochosos e menores em tamanho. Os quatro planetas externos são gigantes e possuem satélites majoritariamente gasosos e com núcleos rochosos. Plutão, é um pequeno corpo congelado.

3 A Via Láctea O sistema solar faz parte da Via Láctea (nebulosa), e essa por sua vez é uma unidade do sistema de galáxias (> ) que formam o Cosmo

4 O sol Idade: 100 bilhões de anos Energia provém da transformação atômica do H em He, com consequente produção de energia. O sol tem um tamanho equivalente a vezes o tamanho da Terra. – Diâmetro = Km

5

6 A Origem da Terra Muitos acreditam que a regularidade física, química e dinâmica que apresenta o sistema solar não pode ser casual, e prova a existência de uma ordenação superior, de um criador.

7

8 A Terra é filha do sol (Laplace, 1796) O sol (astro) e a Terra são resultado da condensação de uma gigantesca nebulosa em espiral de elevada temperatura há cerca de 5,0 bilhões de anos. A espiral se estendia além da órbita de Netuno e possuía um movimento uniforme de rotação. Sua parte central era formada por uma espécie de núcleo de matéria condensada, envolta por matéria difusa.

9 Fanerozóico Tempo Geológico & Tempo Cronológico

10 A vida na terra Existência de O 2, H 2 O na atmosfera é o que possibilita o desenvolvimento da vida. A vida na Terra começou a cerca de 3 bilhões de anos. Se a idade da Terra fosse equivalente a um ano (365 dias) – O HOMEM teria surgido no início da noite do dia 31 de dezembro.

11

12 Uma espaçonave moderna viaja pelo espaço a km/h. As distâncias cósmicas são medidas na velocidade da luz. – Velocidade da luz: m/s = km/s. Nesta escala: – A distância do Sol a Terra pode ser feita em 8 min. – Até Plutão seriam gastas 5,5 h. – Até Alfa Centauro (estrela mais próxima) levariam 4,3 anos – Para ir de uma ponta a outra da Via Láctea são necessários anos luz – Para ir a Andromeda (galáxia mais próxima) levaríamos anos luz se fossemos em uma espaçonave.

13

14 Todos os planetas, satélites, luas e os asteróides do nosso sistema solar movimentam-se aproximadamente no mesmo plano, e na mesma direção com a mesma velocidade média (21 km/s).

15

16 Todos os planetas, satélites, luas e os asteróides do osso sistema solar movimetam-se aproximadamente no mesmo plano, e na mesma direção com a mesma velocidade média (21 km/s). A luz e o escuro que cobrem a Terra são efeitos da rotação da Terra ao redor do seu eixo (contrário aos ponteiros do relógio).

17

18 A Lua É o satélite da Terra Está situada a uma distância média de Km. Tem uma densidade de 3,3 g/cm 3. Velocidade média de translação ao redor da Terra de 1 km/s. A velocidade de rotação da Lua é exatamente a mesma que a de translação em torno da Terra, isto é 27 dias e 7 horas, – Esta é a razão por que a Lua tem sempre a mesma face voltada para a Terra. Admite-se que a Lua separou-se da Terra quando esta ainda era uma massa líquida incandescente.

19

20 Simulação da origem da Lua, considerando o impacto oblíquo de um objeto com cerca de 0,14 da massa terrestre, com velocidade de 5 km/s.


Carregar ppt "A TERRA NO UNIVERSO. O sistema Solar O Sistema solar é constituído por: – Sol – 8 planetas – 31 satélites – Milhões de aseróides, cometas e meteoritos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google