Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
MV Matemática para a Vida
2
equivalente ao 2º Ciclo do Ensino Básico
MV Matemática para a Vida NÍVEL B2 equivalente ao 2º Ciclo do Ensino Básico
3
A B C D Unidades de competências
Interpretar, organizar, analisar e comunicar informação utilizando processos e procedimentos matemáticos. B Usar a matemática para analisar e resolver problemas e situações problemáticas. C Compreender e usar conexões matemáticas em contextos de vida. D Raciocinar matematicamente de forma indutiva e de forma dedutiva.
4
A Interpretar, organizar, analisar e comunicar informação
utilizando processos e procedimentos matemáticos. A Unidade de competência
5
Interpretar, organizar, analisar e comunicar informação
utilizando processos e procedimentos matemáticos. A Conversão cambial Conversor…
6
Interpretar, organizar, analisar e comunicar informação
utilizando processos e procedimentos matemáticos. A Estatística Número de golos marcados em 24 jogos de futebol. Nº. de Golos Frequência 6 1 8 2 4 3 5 Qual a média de golos marcados? Qual a moda de golos marcados? Qual a mediana de golos marcados?
7
A Gráficos Interpretar, organizar, analisar e comunicar informação
utilizando processos e procedimentos matemáticos. A Gráficos O número de milhões de habitantes num determinado País. Número de idas ao cinema no último mês. A percentagem de nascimentos por hospital de um distrito.
8
A Horários Interpretar, organizar, analisar e comunicar informação
utilizando processos e procedimentos matemáticos. A Horários
9
A Probabilidades Meteorologia: Seguros: Jogos:
Interpretar, organizar, analisar e comunicar informação utilizando processos e procedimentos matemáticos. A Probabilidades Meteorologia: É provável que hoje chova? Seguros: Porque é que um condutor com pouco tempo de carta paga mais seguro? Jogos: Porque é que o totoloto tem 49 números e não 10 ou 20?
10
B Usar a matemática para analisar e resolver problemas
e situações problemáticas. Unidade de competência
11
B Resolução de problemas
Usar a matemática para analisar e resolver problemas e situações problemáticas. B Resolução de problemas 1. Lê e interpreta bem o problema 2. Experimenta 3. Faz um gráfico, uma tabela, um desenho,…, em que possas organizar as tuas ideias 4. Especula, conjectura e comprova
12
Usar a matemática para analisar e resolver problemas
e situações problemáticas. B Regra 3 Simples Um comboio com 5 carruagens leva 110 pessoas. Quantas levará um comboio com 6 carruagens? Número de carruagens Número de pessoas x
13
B Perímetros, áreas e volumes
Usar a matemática para analisar e resolver problemas e situações problemáticas. B Perímetros, áreas e volumes Se correr à volta de casa que distância faço? Quanto gasto se quiser colocar tijoleira no chão da cozinha? Qual a capacidade do hall?
14
B Percentagens… Usar a matemática para analisar e resolver problemas
e situações problemáticas. B Percentagens…
15
C Compreender e usar conexões matemáticas em contextos de vida.
Unidade de competência
16
C Números fraccionários Compreender e usar conexões matemáticas em
contextos de vida. C Números fraccionários
17
C Polígonos Compreender e usar conexões matemáticas em
contextos de vida. C Polígonos No. de lados Polígono 1 não existe 11 undecágono 2 12 dodecágono 3 triângulo 13 tridecágono 4 quadrilátero 14 tetradecágono 5 pentágono 15 pentadecágono 6 hexágono 16 hexadecágono 7 heptágono 17 heptadecágono 8 octógono 18 octadecágono 9 eneágono 19 eneadecágono 10 decágono 20 icoságono
18
C Poliedros Compreender e usar conexões matemáticas em
contextos de vida. C Poliedros Dodecaedro Cubo Tetraedro Icosaedro Octaedro
19
D Raciocinar matematicamente de forma indutiva e de forma dedutiva.
Unidade de competência
20
Raciocinar matematicamente de forma indutiva e de
forma dedutiva. D Sequências Quantos pares de coelhos serão produzidos num ano, começando com um só par, se em cada mês cada par gera um novo par que se torna produtivo a partir do segundo mês? 1, 1, 2, 3, 5,… 2, 4, 6, 8, 10, 12,... 1, 2, 6, 24, 120, 720,... U, D, T, Q, C, S,...
21
D Jogo do 24 Raciocinar matematicamente de forma indutiva e de
forma dedutiva. D Jogo do 24 Em cada um dos cartões tens de obter resultado 24, usando as operações!
22
D Sudoku Raciocinar matematicamente de forma indutiva e de
forma dedutiva. D Sudoku Regras: Colocar um algarismo de 1 a 9 em cada espaço vazio; Cada linha, coluna e quadrado 3*3 deve conter os algarismos de 1 a 9.
23
Construção de um poliedro Actividade de investigação Horário
Actividades a desenvolver para a área de MV As 24 horas de um dia Construção de um poliedro Actividade de investigação Horário Atenção: Todas as actividades devem estar relacionadas com a sua vida profissional, pessoal e social.
24
mvrvcc@gmail.com Endereço de email para contacto com o formador
Atenção: No texto da mensagem coloque o seu nome e o número do seu grupo.
25
Página de internet de apoio à área de Matemática
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.