A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BANCO DE DADOS PROF RONI MARCIO FAIS www.rmfais.com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BANCO DE DADOS PROF RONI MARCIO FAIS www.rmfais.com."— Transcrição da apresentação:

1 BANCO DE DADOS PROF RONI MARCIO FAIS

2 BANCO DE DADOS RELACIONAL Um Banco de Dados Relacional consiste em um conjunto de tabelas relacionadas entre si, gerenciadas por um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados), que possibilita a manutenção dessas tabelas e suas respectivas tuplas e atributos.

3 BD RELACIONAL X SISTEMAS DE ARQUIVOS A PRINCIPAL DIFERENÇA ENTRE UM BANCO DE DADOS RELACIONAL E O ANTIGO SISTEMAS DE ARQUIVOS ESTÁ NO FATO DO SISTEMA DE ARQUIVOS PRECISAR DE UMA APLICAÇÃO (PROGRAMA) PARA MANUTENÇÃO DOS DADOS, ENQUANTO O BD RELACIONAL INDEPENDE DE APLICAÇÃO, POSSUINDO RECURSOS PRÓPRIOS PARA GERENCIAMENTO DOS DADOS REGISTRADOS EM SUAS TABELAS.

4 BD RELACIONAL X LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO ALÉM DOS RECURSOS PRÓPRIOS QUE POSSUI PARA GERENCIAMENTO DE DADOS UM BD RELACIONAL TAMBÉM PODE SER GERENCIADO POR UMA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO WEB OU DESKTOP, PODENDO ESTA SER SERVER-SIDE OU CLIENTE-SIDE. A LIGAÇÃO DE UM BD RELACIONAL A UMA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO DA-SE POR MEIO DE UM CONECTOR, QUE APÓS INSTALADO NO COMPUTADOR POSSIBILITA TAL INTERFACE.

5 BD RELACIONAL X LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO TODAS AS LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO POSSUI RECURSOS PARA MANIPULAÇÃO DE ARQUIVOS TEXTOS, DESDE AS MAIS ANTIGAS ATÉ AS MAIS RECENTES NO MERCADO, O QUE POSSIBILITA A CONVERSÃO DE DADOS REGISTRADOS EM ARQUIVO PARA TABELAS DE UM BD RELACIONAL. DENTRE AS LINGUAGENS MAIS COMUNS NO MERCADOS QUE TRABALHAVAM COM SISTEMAS DE ARQUIVOS DESTACAM-SE: C, PASCAL, COBOL, BASIC, ETC.

6 BD RELACIONAL X LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO É ENGANO PENSAR QUE O ANTIGO SISTEMA DE ARQUIVOS FOI BANIDO DO MERCADO, POIS INUMERAS EMPRESAS CONTINUAM UTILIZANDO ESSE SISTEMAS EM MUITOS DE SEUS CONTROLES COMERCIAIS E, ATÉ MESMO, FAZENDO NOVAS IMPLEMENTAÇÕES QUE SE BASEIAM EM SISTEMAS DE ARQUIVOS. AINDA HOJE PROGRAMAS BASEADOS EM SISTEMAS DE ARQUIVOS CONTINUAM SENDO DESENVOLVIDOS PARA CONTROLE DE ATIVIDADES QUE NÃO SE DESTINAM A MANIPULAÇÃO DE GRANDES MASSAS DE DADOS. UM EXEMPLO DISSO SÃO OS CONTADORES DE ACESSO DE PÁGINAS WEB E MURAIS DE RECADOS DESENVOLVIDOS EM LINGUAGENS COMO PHP E JAVA, ENTRE OUTRAS.

7 BD RELACIONAL X USO COMERCIAL UM SGBD RELACIONAL PER SI SÓ É SUFICIENTE PARA GERAÇÃO DE TABELAS E FORMULÁRIOS DE DADOS QUE PODEM SER INSTALADOS EM UMA EMPRESA PARA AUTOMATIZAÇÃO DE SUAS ATIVIDADES COMERCIAIS. ELE NORMALMENTE POSSUI UMA INTERFACE GRÁFICA AMIGÁVEL QUE FLEXIBILIZA A CRIAÇÃO DE CONTROLES COMO: CADASTRO DE CLIENTES, CONTROLES DE ESTOQUES, CAIXA, CONTAS A PAGAR, CONTAS A RECEBER, ENTRE MUITOS OUTROS, ALÉM DE POSSUIR RECURSOS PRÁTICOS PARA GERAÇÃO DE RELATÓRIOS DOS REFERIDOS CONTROLES, SENDO POSSÍVEL A GERAÇÃO DE RELATÓRIOS MAIS DETALHADOS ATRAVÉS DA LINGUAGEM SQL QUE É PADRÃO EM UM BD RELACIONAL.

8 BD RELACIONAL X USO COMERCIAL É IMPORTANTE OBSERVAR QUE FAZER APENAS USO DE UM SGBD RELACIONAL PARA AUTOMATIZAR ATIVIDADES COMERCIAIS DE UMA EMPRESA É UMA ALTERNATIVA PRÁTICA E FUNCIONAL, MAS QUE PODE SE TORNAR A MÉDIO E LONGO PRAZO INEFICAZ SE HOUVER UM CONSIDERÁVEL CRESCIMENTO NO GRAU DE PARTICULARIDADES E DETALHES DOS CONTROLES COMERCIAIS CRIADOS PELO SGBD, NESTE CASO UM TRABALHO MAIS PROFISSIONAL DEPENDERÁ DA UTILIZAÇÃO DE UMA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA MAIS ADEQUADO AS NECESSIDADES EMPRESARIAIS. ALGUMAS DAS LINGUAGENS MAIS UTILIZADAS PARA ESSE FIM SÃO: DELPHI, PHP, JAVA, C++, VISUAL BASIC, ENTRE OUTRAS.

9 BD RELACIONAL X USO COMERCIAL A UTILIZAÇÃO DE UMA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO EM CONJUNTO COM UM BD RELACIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA MAIS ADEQUADO AS NECESSIDADES DE UM EMPRESA, CONSISTE EM UM TRABALHO 100% PROFISSIONAL E EFICAZ PARA RESOLUÇÃO DE TODOS OS PROBLEMAS, PORÉM PODE APRESENTAR CUSTOS EXTRAS DE DESENVOLVIMENTO, POR REQUERER UM NÍVEL DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL MAIS TÉCNICO.

10 BD RELACIONAL X USO COMERCIAL NA UTILIZAÇÃO DE UMA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO EM CONJUNTO COM UM BD RELACIONAL É IMPRESSINDÍVEL A PRESENÇA DE UM PROGRAMADOR EXPERIENTE QUE TENHA PLENO DOMÍNIO DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO A SER ADOTADA, SENDO O APRENDIZADO DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO DIFÍCIL E DEMORADO POR REQUERER QUE O APRENDIZ TENHA DOMÍNIO PRÉVIO SOBRE CONHECIMENTOS COMO DESENVOLVIMENTO DE ALGORÍTIMOS. COSTUMA-SE DIZER – QUEM NÃO APRENDE ALGORITMO, NÃO APRENDE A PROGRAMAR.

11 BD RELACIONAL X USO COMERCIAL ALGUNS DOS SGBDS RELACIONAIS MAIS POPULARES NO MERCADO DE 1990 A 2008: FREEWARES: BRBASE MYSQL FIREBIRD SHAREWARES: ACCESS INTERBASE PARADOX ORACLE SQL-SERVER

12 ATIVIDADES 1)Em que situação é viável se utilizar uma linguagem de programação em conjunto com o banco de dados relacional? 2)Qual a principal diferença entre BD Relacional e o antigo sistema de arquivos? 3)O que pode dificultar o aprendizado de uma linguagem de programação? 4)Em que situações a utilização do antigo sistemas de arquivos pode ser viável para armazenamento de dados no lugar de um BD Relacional?


Carregar ppt "BANCO DE DADOS PROF RONI MARCIO FAIS www.rmfais.com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google