A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profs: Dr. Alexandre Rosa dos Santos Dr. Geraldo Regis Mauri ENG05207 - Informática.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profs: Dr. Alexandre Rosa dos Santos Dr. Geraldo Regis Mauri ENG05207 - Informática."— Transcrição da apresentação:

1 Profs: Dr. Alexandre Rosa dos Santos Dr. Geraldo Regis Mauri ENG Informática

2 A importância da informação para a tomada de decisões nas organizações tem impulsionado o desenvolvimento de sistemas de processamento de informações. Processadores de texto (editoração eletrônica); Planilhas (cálculos com tabelas de valores); Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados – SGBDs.

3 Um Banco de Dados é uma coleção de dados inter-relacionados, representando informações sobre um domínio específico. Exemplos: Lista telefônica; Controle do acervo de uma biblioteca; Sistema de controle dos recursos humanos de uma empresa; Etc.

4 ... e os Sistemas de Banco de Dados, o que são? Sistemas computadorizados de armazenamento de informação na forma de registros de dados. Ou, um repositório ou recipiente para uma coleção de arquivos de dados computadorizados.... e os SGBDs? Um Sistema Gerenciador de Banco de Dados ou Sistema Gestor de Base de Dados (SGBD) é o conjunto de programas de computador (softwares) responsáveis pelo gerenciamento de uma base de dados. O principal objetivo é retirar da aplicação cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, manipulação e organização dos dados. O SGBD disponibiliza uma interface para que os seus clientes possam incluir, alterar ou consultar dados.

5 Os SGBD permitem: Acrescentar novos arquivos no banco de dados, Inserir novos dados em arquivos existentes, Buscar dados de arquivos existentes, Alterar dados em arquivos existentes, Eliminar dados de arquivos existentes, Remover arquivos existentes de banco de dados.

6

7 Dados Conjunto de elementos de geração de informação dispersos e ao mesmo tempo integrados de alguma forma de maneira a permitir a extração de algum tipo de informação. Ditos dados são também compartilhados entre diferentes usuários, compondo os conhecidos sistemas multiusuários, que permitem a manipulação dos dados por muitos usuários de maneira compartilhada. Este processo deve garantir, de maneira especial, a integridade dos dados, proporcionando sempre a impressão de que cada usuário trabalha isoladamente, como se estivesse em um ambiente monousuário.

8 Hardware Volumes de armazenamento secundário, Processadores e memória principal Software Componente mais importante do sistema de BD: Sistema de Gerenciamento de Bancos de Dados (SGBD) Exemplos de SGBD: Oracle, Paradox, Access, DBase Funções dos SGBD: Isolar os usuários dos detalhes mais internos do banco de dados (abstração de dados). Prover independência de dados às aplicações (estrutura física de armazenamento e à estratégia de acesso).

9 Rapidez na manipulação e no acesso à informação, Redução do esforço humano (desenvolvimento e utilização), Disponibilização da informação no tempo necessário, Controle integrado de informações distribuídas fisicamente, Redução de redundância e de inconsistência de informações, Compartilhamento de dados, Aplicação automática de restrições de segurança, Redução de problemas de integridade.

10 Outros componentes de software Utilitários, Ferramentas para desenvolvimento de aplicações, Gerenciadores de transações (TP-Transaction Processing), Etc.

11 Programadores de aplicação: responsáveis pela elaboração de programas aplicativos de bancos de dados, em linguagens específicas. Tais programas obtêm acesso ao banco de dados emitindo uma solicitação apropriada (em geral uma instrução SQL) ao SGBD. Usuários finais: interagem com o sistema por meio de interface proporcionada pelos SGBD ou através das aplicações finais. Administradores de banco de dados: também conhecidos como DBAs (DataBase Administrators), e são os responsáveis pela administração do banco de dados. Definem, entre outras coisas, a política de segurança adotada.

12 O termo dados persistentes significa que, uma vez aceitos pelo SGBD para entrada inicial no banco de dados, eles só podem ser removidos subsequentemente do banco de dados por alguma solicitação explícita ao SGBD, não como efeito colateral de (por exemplo) conclusão da execução de um programa. Nova definição de Banco de Dados: uma coleção de dados persistentes utilizados pelos sistemas de aplicações de uma determinada empresa.


Carregar ppt "Profs: Dr. Alexandre Rosa dos Santos Dr. Geraldo Regis Mauri ENG05207 - Informática."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google