A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de Geografia Richard Alonso n°16 Fábio Martins n°05 Simeão n°18 Professor Wilson 8º Ano B.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de Geografia Richard Alonso n°16 Fábio Martins n°05 Simeão n°18 Professor Wilson 8º Ano B."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de Geografia Richard Alonso n°16 Fábio Martins n°05 Simeão n°18 Professor Wilson 8º Ano B

2 Indice Apresentação Que é um bloco econômico Os outros blocos econômicos A história da (UE) Objetivos da (UE) e curiosidades Perspectiva Galeria de imagens Relações com o Brasil A (UE) atual Bibliografia

3 Apresentação Bom dia, hoje aprenderemos sobre um dos principais blocos econômicos do mundo a União Européia (UE), neste trabalho você aprenderá a história, o que é um bloco econômico, curiosidades e os blocos no mundo, relacionamentos com o Brasil, os objetivos da (UE) Bom proveito!

4 O Que é um bloco economico Bloco Econômico é uma união de países com interesses mútuos de crescimento econômico e, em alguns casos, se estende também á integração social desses países. Tem como uma das ideias principais a visão de que haja uma integração maior entre países e a facilitação no comércio entre eles pode beneficiar a ambos ter um crescimento maior e em conjunto. O primeiro Bloco Econômico nasceu em 1956 com a criação da CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço), na Europa. Esse grupo foi formado inicialmente pela Bélgica, Alemanha Ocidental, Holanda, Itália, Luxemburgo e França. Depois desse grupo, principalmente depois da Guerra Fria, mais e mais Blocos Econômicos foram se formando.

5 Os outros blocos econômicos No mundo atual existem 35 tipos de blocos econômicos porém, os mais conhecidos são os: (Mercosul) : Mercado Comum do Sul (Nafta) : Tratado Norte Americano de Comércio Livre (Asean) : Associação de Nações do Sudeste Asiático (Apec) :Cooperacão Economica da Ásia e do Pacífico (Alca) : Area de Livre Comércio das Américas

6 História da (UE) A(UE)nasceu em 1956 com a criação da CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço), na Europa. Esse grupo foi formado inicialmente pela Bélgica, Alemanha Ocidental, Holanda, Itália, Luxemburgo e França. Depois desse grupo, principalmente depois da Guerra Fria, mais e mais Blocos Econômicos foram se formando. Tinha como objetivo auxiliar a economia de países afetados com a 2o Guerra Mundial.

7

8 Atualmente os países sede da União Européia são: Estrasburgo na França e Bruxelas na Bélgica. Tratado de Maastricht O Tratado de Maastricht, também conhecido como Tratado da União Europeia, foi o tratado que constituiu politica e economicamente a União Europeia. Foi assinado em 7 de fevereiro 1992 na cidade Maastricht (Holanda). Todos os Estados-Membros da Comunidade Econômica assinaram o tratado. O tratado definiu os pilares principais para garantir a integração e funcionamento da União Europeia. Outro item importante do tratado definiu o processo de transição futura para a moeda única (euro).

9 Objetivos da (UE) e curiosidades - Promover a unidade política e econômica da Europa; - Melhorar as condições de vida e de trabalho dos cidadãos europeus; - Melhorar as condições de livre comércio entre os países membros; - Reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre as regiões; - Fomentar o desenvolvimento econômico dos países em fase de crescimento;

10 Você sabia? O presidente da União Europeia é eleito pelos membros do Conselho Europeu e tem mandato de dois anos e meio, podendo ser renovado uma única vez. - Dia 9 de maio é comemorado o Dia da União Europeia. No dia 9 de maio de 1950, Robert Schuman, Ministro Francês dos Negócios Estrangeiros, fez a conhecida "Declaração de Schuman", onde defendeu a proposta de uma Europa organizada. - A Croácia foi o último país a entrar na União Europeia. A entrada do país no bloco ocorreu em 30 de junho de A partir do ano de 2014, as leis da União Europeia só serão aprovadas se tiverem o voto favorável de 55% dos Estados, desde que represente também 65% da população da União Europeia. - Em função da crise econômica, o PIB da União Europeia apresentou queda de 0,2% no 1º trimestre de 2013.

11 Perspectiva A minha perspectiva sobre o futuro da União Européia é que: Haverá um grande crescimento na econômia européia que consequirá ultrapassar a econômia Americana (Nafta).

12 Galeria de imagens Países envolvidos e situaçãoBandeira da União Européia Bandeiras envolvidas

13 Relações com o Brasil e econômia O Brasil foi um dos primeiros países com os quais a UE estabeleceu relações diplomáticas, iniciando esta relação em 1960 com a troca de missões diplomáticas formais. A UE e o Brasil também são parceiros estratégicos desde 2007, quando a UE reconheceu o Brasil como um dos seus principais interlocutores mundiais através da criação formal da Parceria Estratégica UE-Brasil Hoje, o Brasil e a UE chegaram a um dos pontos mais altos na história de suas relações políticas, econômicas e comerciais, mas eles ainda não atingiram o seu verdadeiro potencial. A relação atual é regida pelo Acordo- Quadro de Cooperação CE – Brasil(1992), a Acordo-Quadro de Cooperação UE-Mercosul (1995) e o Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica (2004). As relações bilaterais são muito sólidas, com crescimento regular de reuniões de diálogo político e consultas às margens de grandes eventos multilaterais. – a Acordo-Quadro de Cooperação UE-Mercosul (1995) e o Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica (2004). As relações bilaterais são muito sólidas, com crescimento regular de reuniões de diálogo político e consultas às margens de grandes eventos multilaterais.

14 A (UE) Atualmente EUA e União Europeia impõem sanções a autoridades russas e ucranianas Obama ordenou o congelamento de quaisquer bens das 11 pessoas nos EUA e as proibiu viagens ao país americano. Washington acusa as pessoas de serem responsáveis pela incursão militar da Rússia na Crimeia. "Essas sanções são um primeiro passo. Se a Rússia continuar a interferir na Ucrânia, aplicaremos novas sanções", afirmou Obama, em pronunciamento na Casa Branca. Mais cedo, a União Europeia (UE) anunciou a imposição das mesmas sanções contra 21 autoridades russas e ucranianas "ligadas à piora da situação na Crimeia".

15 Bibliografia Imagens Google


Carregar ppt "Trabalho de Geografia Richard Alonso n°16 Fábio Martins n°05 Simeão n°18 Professor Wilson 8º Ano B."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google