A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução a REDES Prof. Kelly E. Medeiros. Telecomunicações As redes de telecomunicações estão sendo aperfeiçoadas para suportar a transmissão de informações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução a REDES Prof. Kelly E. Medeiros. Telecomunicações As redes de telecomunicações estão sendo aperfeiçoadas para suportar a transmissão de informações."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução a REDES Prof. Kelly E. Medeiros

2 Telecomunicações As redes de telecomunicações estão sendo aperfeiçoadas para suportar a transmissão de informações com a introdução de novas tecnologias, tanto do lado dos equipamentos da rede (elementos de rede), quanto dos meios de transmissão (redes de transporte) e dos sistemas de operação para gerenciamento (Gerência de Redes de Telecomunicações).

3 Telecomunicações Uma rede de telecomunicações pode ser composta de várias sub-redes, dependentes do tipo de serviço que é provido ao consumidor. Os serviços utilizados pelos assinantes são dispostos em categorias. As categorias mais comuns são: Telefonia fixa Telefonia celular Telefonia pública Comunicação de dados

4 Redes de computadores Uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por um sub-sistema de comunicação, ou seja, é quando há pelo menos 2 ou mais computadores e outros dispositivos interligados entre si de modo a poderem compartilhar recursos físicos e lógicos, estes podem ser do tipo: dados, impressoras, mensagens (e- mails),entre outros.

5 Redes de computadores A Internet é um amplo sistema de comunicação que conecta muitas redes de computadores. Existem várias formas e recursos de vários equipamentos que podem ser interligados e compartilhados, mediante meios de acesso, protocolos e requisitos de segurança.

6 Tipo de Redes LAN Em computação, rede de área local é uma rede de computador utilizada na interconexão de computadores, equipamentos processadores com a finalidade de troca de dados. Um conceito mais definido seria: é um conjunto de hardware e software que permite a computadores individuais estabelecerem comunicação entre si, trocando e compartilhando informações e recursos. Tais redes são denominadas locais por cobrirem apenas uma área limitada, 10 Km no máximo. As LANs são utilizadas para conectar estações, servidores, periféricos e outros dispositivos que possuam capacidade de processamento em uma casa, escritório, escola e edifícios próximos.

7 Tipo de Redes

8 MAN Os MAN (Metropolitan Area Network, redes metropolitanas) interligam vários LAN geograficamente próximos (no máximo, a algumas dezenas de quilómetros). Assim, um MAN permite a dois nós distantes comunicar como se fizessem parte de uma mesma rede local. Um MAN é formado por comutadores ou switchs interligados em geral, em fibra óptica, e os desenvolvimentos mais recentes para acesso a internet de alta velocidade sem fio.

9 Tipo de Redes MAN

10 Tipo de Redes WAN A Wide Area Network (WAN), Rede de área alargada ou Rede de longa distância, também conhecida como Rede geograficamente distribuída, é uma rede de computadores que abrange uma grande área geográfica, com frequência um país ou continente. Difere, assim, das Rede pessoal (PAN), das Rede de área local (LAN) e da Rede de área metropolitana (MAN). As WAN tornaram-se necessárias devido ao crescimento das empresas, onde as LAN não eram mais suficientes para atender a demanda de informações, pois era necessária uma forma de passar informação de uma empresa para outra de forma rápida e eficiente. Surgiram as WAN que conectam redes dentro de uma vasta área geográfica, permitindo comunicação de longa distância.

11 Tipo de Redes WAN

12 Tipo de Redes WLAN Wireless LAN ou WLAN (Wireless Local Area Network) é uma rede local que usa ondas de rádio para fazer uma conexão Internet ou entre uma rede, ao contrário da rede fixa ADSL ou conexão-TV, que geralmente usa cabos. WLAN já é muito importante como opção de conexão em muitas áreas de negócio. Inicialmente os WLANs assim distante do público em geral foi instalado nas universidades, nos aeroportos, e em outros lugares públicos principais. A diminuição dos custos do equipamento de WLAN trouxe-o também a muitos particulares.

13 Tipo de Redes WLAN

14 Tipo de Redes WMAN É uma rede sem fio de maior alcance em relação a WLAN, isto é, cobre cidades inteiras ou grandes regiões metropolitanas e centros urbanos. A WMAN é uma rede sem fio que tem um alcance de dezenas de quilômetros. Podendo interligar, por exemplo, diversos escritórios regionais, ou diversos setores de um campus universitário, sem a necessidade de uma estrutura baseada em fibra óptica que elevaria o custo da rede.

15 Tipo de Redes WMAN

16 Tipo de Redes WMAN É uma rede sem fio de maior alcance em relação a WAN, isto é, pode cobrir diversos países atingindo milhares de quilômetros de distância. Para que isso seja possível existe a necessidade de utilização de antenas potentes para retransmissão do sinal. Um exemplo de WWAN se refere a rede de celulares que cobre as diversas regiões do globo. A distância alcançada é limitada apenas pela tecnologia de transmissão utilizada, uma vez que o nível do sinal vai depender dos equipamentos de transmissão e recepção. Por cobrir grandes distancias ela é mais propensa a perdas de sinais por causa dos ruídos e condições climáticas.

17 Atividades Faça um questionário com 10 questões sobre telecomunicações e redes. O questionário devera conter a pergunta e a resposta para a mesma A data da entrega será definida em sala de aula.


Carregar ppt "Introdução a REDES Prof. Kelly E. Medeiros. Telecomunicações As redes de telecomunicações estão sendo aperfeiçoadas para suportar a transmissão de informações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google