A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Memórias Póstumas de Brás Cubas Defunto autor: um morto, cansado da vida eterna, resolve escrever suas memórias póstumas (episódios ilustrativos escritos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Memórias Póstumas de Brás Cubas Defunto autor: um morto, cansado da vida eterna, resolve escrever suas memórias póstumas (episódios ilustrativos escritos."— Transcrição da apresentação:

1 Memórias Póstumas de Brás Cubas Defunto autor: um morto, cansado da vida eterna, resolve escrever suas memórias póstumas (episódios ilustrativos escritos com a pena da galhofa e a tinta da melancolia) o contexto familiar: o menino é pai do homem; amores juvenis (Marcela) – amor = quinze meses e onze contos de réis; suas aspirações à vida literária e política; sua amizade com o filósofo Quincas Borba: Humanitismo; seu envolvimento com Virgília; D. Plácida, a alcoviteira.

2 Análise da personagem Brás Cubas O desdém dos finados: narrador protagonista (distanciamento crítico e irônico de quem já não se prende às convenções sociais). Membro da elite parasitária brasileira. Arrogância, desfaçatez e prepotência. Proveito próprio. Mediocridade (franqueza é a primeira virtude de um defunto). Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.

3 Quincas Borba Romance narrado em terceira pessoa. Análise da degradação psicológica e financeira de Rubião, humilde professor do interior de Minas Gerais que recebe a herança de Quincas Borba. Características de Rubião: bom, honesto e decente. Triângulo amoroso: Cristiano Palha, Sofia e Rubião. Frase célebre: Ao vencedor, as batatas... (a anulação de uma forma é a condição da sobrevivência de outra). Desfecho: loucura e morte.

4 Estrutura e comentários sobre os textos machadianos Cenário: cidade do Rio de Janeiro, capital do Império. Trama se desenvolve durante o Segundo Reinado. Ceticismo e pessimismo: concepção amarga da vida. Relações humanas sempre motivadas por interesses. Retrato da própria miséria humana. Confecção de perfis psicológicos e análises de comportamentos. Diálogo constante com o leitor: o narrador provoca, insulta, desafia e ironiza seu público. Metalinguagem: reflexões sobre a própria obra e sobre o ato de escrever.


Carregar ppt "Memórias Póstumas de Brás Cubas Defunto autor: um morto, cansado da vida eterna, resolve escrever suas memórias póstumas (episódios ilustrativos escritos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google