A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

População: 57.618 hab Promover o desenvolvimento integral da criança desde sua concepção até os 6 anos, priorizando a faixa etária de 0 à 3 anos, orientando.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "População: 57.618 hab Promover o desenvolvimento integral da criança desde sua concepção até os 6 anos, priorizando a faixa etária de 0 à 3 anos, orientando."— Transcrição da apresentação:

1

2 População: hab

3

4 Promover o desenvolvimento integral da criança desde sua concepção até os 6 anos, priorizando a faixa etária de 0 à 3 anos, orientando as famílias a partir de sua cultura e experiências, para que possam estimular adequadamente o desenvolvimento pleno das capacidades e potencialidades de suas crianças.

5 TRÊS GERAÇÕES ATENDIDAS PELO PIM

6

7 Vera Lúcia Ferreira dos Santos 36 anos Pai alcoolista Mãe alcoolista

8 Grávida aos 15 anos, do filho da patroa, que faleceu quando ela estava com 4 meses de gestação. Vera foi expulsa de casa e abandonada pela família.

9 Teve o bebê, Adriana, em POA. Após 2 meses, trouxe sua filha, para que sua mãe a conhecesse. Mas, a mesma ficou com o bebê, não deixando que retornasse com Vera.

10 Vera foi morar em Cachoeira do Sul e casou-se. Sua mãe entregou a Adriana para adoção. Foi adotada por um casal de Carazinho.

11 Vera teve 3 meninas: Adriana, Juliana e Daiana. Sua 2ª filha tem o mesmo nome da 1ª, pois sentia-se muito triste com o fato de ter sido obrigada a separar-se dela.

12

13 Separou-se do marido e voltou a morar em Carazinho com seu pai, que é alcoolista.

14 Quando Adriana estava com 15 anos; Vera a procurou e reencontrou-a tentando estabelecer um vínculo afetivo entre mãe e filha..

15 No ano de 2000, Vera perde uma filha de 11 meses com pneumonia. Meses depois do falecimento da criança, vai ao médico e descobre que está grávida. Aos 6 meses de gestação, descobriu que eram gêmeos.

16 Nascem os meninos Rafael e Gabriel. Vera sempre preocupou-se em trabalhar para manter o sustento da família, pensando que isso bastaria para o desenvolvimento dos seus filhos

17

18 No ano de 2004, passa a integrar o PIM, sendo orientada pela Visitadora Marli dos Reis. Percebendo que seus filhos precisam de atenção, carinho e estímulos, para desenvolverem todas suas potencialidades e capacidades.

19

20 Vera diz: Agora eu chego e vou dar um beijinho, faço um carinho, sinto que eles mudaram comigo, eu não era assim para as minhas filhas, faltou muita coisa com elas que eu não quero que passe para eles...

21 Sua filha Juliana com 12 anos engravida. Vera inicialmente fica apavorada, mas em seguida apóia e orienta sua filha com o suporte do PIM, para que ela não passasse pelas situações e sofrimentos que vivenciou.

22 Pensa muito na neta, pois sabe que sua filha Adriana tem raiva da avó, que não apoiou sua mãe, durante a gestação, expulsando-a e rejeitando o seu nascimento.

23 Juliana integra o PIM, como gestante, recebendo juntamente com seu companheiro Gustavo (16 anos), orientações sobre a gestação e a importância do estabelecimento do vínculo afetivo com o bebê.

24 Juliana relata: Eu e o Gustavo, durante a gravidez tivemos orientações do PIM de como receber o bebê. Antes eu tinha medo, me sentia insegura mas, através da visitadora e do guia da família aprendemos a dar amor, carinho e estímulos para o desenvolvimento da Eduarda.

25

26 Juliana e Gustavo separam-se, mas sabem da importância que os pais tem no desenvolvimento das potencialidades de sua filha. Estabelecendo um bom relacionamento, com uma convivência familiar e saudável.

27

28

29 Em novembro de 2005, Vera reencontra sua filha Adriana, com seu neto Eduardo de 6 meses, e diz: Finalmente, conseguimos dar um abraço gostoso de mãe e filha.

30

31

32

33

34


Carregar ppt "População: 57.618 hab Promover o desenvolvimento integral da criança desde sua concepção até os 6 anos, priorizando a faixa etária de 0 à 3 anos, orientando."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google