A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 – Pestalozzi – O Patriarca da humanidade 2 – Thiago e Johama Würth – Idealismo e competência. Em 1926 fundaram o Instituto Pestalozzi em Canoas- RS,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 – Pestalozzi – O Patriarca da humanidade 2 – Thiago e Johama Würth – Idealismo e competência. Em 1926 fundaram o Instituto Pestalozzi em Canoas- RS,"— Transcrição da apresentação:

1

2 1 – Pestalozzi – O Patriarca da humanidade 2 – Thiago e Johama Würth – Idealismo e competência. Em 1926 fundaram o Instituto Pestalozzi em Canoas- RS, para crianças deficientes e inadaptadas.

3 Século XIX – Criação de Instituições importantes: Hospital Pedro II, Imperial Instituto dos meninos cegos (Instituo Benjamin Constant, Urca) Imperial Instituto dos surdos-mudos (INES-Laranjeiras), o Asilo dos Inválidos da Pátria, todos no Rio de Janeiro, Instituto para cegos, São Paulo, Bahia, Ceará e Rio Grande do Sul, dentre outros.

4 Helena Antipoff-Notável Pedagoga Russa Inicio da Política de atenção às pessoas com deficiências através das inúmeras frentes abertas pela educadora Helena Antipoff contratada pelo Governo do Estado de Minas Gerais, veio ao Brasil para aplicar seus conhecimentos adquiridos com renomados professores da Universidade de Genéve na Suíça, onde trabalhava com Claparede, insigne psicólogo.

5 Iniciou com a capacitação de professores e outros profissionais. Implantou em 1932 a 1ª. Escola Especializada – Sociedade Pestalozzi de Minas Gerais incluída no Complexo da Fazenda do Rosário. No Rio de Janeiro fundou a sociedade Pestalozzi do Brasil em Iniciou o programa de oficinas pedagógicas no Rio de Janeiro.

6 Influência do movimento pestalozziano na gestão e criação de um órgão de Educação Especial a nível de governo.

7 Criação de Campanhas 1950 – Campanhas de Educação de Cegos e de Educação de Surdos – Campanha Nacional de Educação e Reabilitação de Deficientes Mentais – Participação elaboração da Lei – Diretrizes e Bases da Educação Nacional arts

8 Ressalta-se que foi através das ações decisivas persistentes combativas de Helena Antipoff e seus seguidores que se construiu a Educação Especial brasileira, no seio de movimentos não- governamentais, forçando os governos a uma visão mais nítida para com a realidade do país. Criação das Sociedades Pestalozzi Rio de Janeiro – S.Paulo 1952.

9 Inicio do Movimento Pestalozzi ano Brasileiro com grupos de pessoas interessados nas novas propostas educacionais. Criação da Federação Nacional das Sociedades Pestalozzi – FENASP –

10 Década de 70, foram promissores para a Educação Especial; Meta prioritária do Ministério da Educação. Criação grupo tarefa do Projeto Prioritário nº. 35 – Coordenado pela Prof. Nize Pires – Lei 5692 – artº. 9º – Centro Nacional de Educação Especial (CENESP) 1ª. Diretora – Dra. Sarah Couto Cezar. Secretaria de Educação Especial – MEC.

11 Coordenadoria de Educação Especial - CORDE Mato Grosso 1973 – Criação da Divisão de Educação Especial no Departamento de Ensino Supletivo. Inclusão – Meta do Movimento Pestalozziano – Início do movimento Pestalozziano em Mato Grosso – Implantação da Pestalozzi de Jaciara – Implantações das Pestalozzi: Dom Aquino, Água Boa, Juina, Juara, Varzea Grande e Claudia

12 Com a promulgação dos novo Código Civil de 1988 atualização dos Estatutos com a mudança de Sociedade para Associação – Implantação da Federação das Associações Pestalozzi do Estado de Mato Grosso – FEAPEMAT – Implantação das Associação Pestalozzi de Colniza e Alto Taquari – Legalização da Federação das Associação das Associações Pestalozzi do Estado de Mato Grosso – FEAPEMAT. CNPI – /0001-2

13 Metas Prioritárias da FEAPEMAT 1- Apoio Técnico as filiadas 2- Lutar, junto ao poder público estadual, municipal por uma política justa para as pessoas com deficiências 3- Garantir a qualidade de vida da pessoa deficiente através de articulações de ações em defesa de seus direitos e construção de sua cidadania 4- Promoção de eventos educacionais e científicos, buscando a qualificação, reciclagem e ganho de novos conhecimentos da FEAPEMAT, Associações Pestalozzi estendo à comunidade sócio familiar.

14 Movimento Pestalozziano através das Pestalozzi Liberdade com autonomia para si e para todos Porta voz imediato das demandas sociais Parceiro do Estado e municípios na equação dos problemas, para juntos traçar em políticas, metas, definições de ações com soluções adequadas as necessidades das pessoas com deficeências.

15 As Pestalozzi de Mato Grosso cumpre o papel educacional e social com dedicação e competência como a ROSA VERMELHA, viva que perfuma e inebria na plenitude de seus direitos e conquistas como pessoa humana e cidadã.


Carregar ppt "1 – Pestalozzi – O Patriarca da humanidade 2 – Thiago e Johama Würth – Idealismo e competência. Em 1926 fundaram o Instituto Pestalozzi em Canoas- RS,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google