A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é uma fábula? A fábula é uma narrativa em que as personagens são geralmente animais com comportamentos humanos. Pode ser escrita em prosa ou poesia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é uma fábula? A fábula é uma narrativa em que as personagens são geralmente animais com comportamentos humanos. Pode ser escrita em prosa ou poesia."— Transcrição da apresentação:

1

2 O que é uma fábula? A fábula é uma narrativa em que as personagens são geralmente animais com comportamentos humanos. Pode ser escrita em prosa ou poesia e finaliza com uma moral.

3 A pomba e a formiga Uma pomba branca, que estava com sede, desceu à beira de um riacho. Procurava um bom lugar para beber água. Eis que avista uma formiga debatendo-se nas águas do riacho, prestes a se afogar. A pomba ficou com pena da formiga. Depressa, apanhou um galho seco, levou-o até próximo da formiga que se salvou, agarrando-se nele com vontade. Pouco depois, um caçador passou por ali. Vendo a pomba numa árvore, resolveu caçá-la para o almoço. Rapidamente apontou a espingarda para matar a pobrezinha. Mas a formiga, que ainda estava ali perto, resolveu ajudar a pomba. Subiu para o pé do caçador e deu-lhe uma boa ferradela. Surpreso, o caçador ao sentir a dor, perdeu a pontaria. E não acertou a pomba. A pomba voou para longe e a formiga voltou ao seu formiguei ro.

4 Moral da história: Amor com amor se paga.

5 A raposa e o corvo Um corvo que passeava pelo campo, apanhou um pedaço de queijo que estava no chão e fugiu, acabando por pousar numa árvore. A raposa,observando-o de longe, sentiu uma enorme inveja e desejou de todo comer-lhe o queijo. Assim pós-se ao pé da árvore e disse: -Por certo que és formoso, e gentil, e poucos pássaros te ganham. Tu és bem-disposto e muito falante; se souberes cantar, nenhuma ave se comparará a ti. O corvo soberbo de todos estes elogios, levanta o pescoço para cantar. Porém, abrindo a boca, o queijo caiu-lhe. A raposa apanhou e foi-se embora, ficando o corvo faminto e triste da sua própria ignorância.

6 Moral da história: Não dês ouvidos a quem te inveja.

7 A raposa e as uvas Uma raposa, morta de fome, viu, ao passar diante de um pomar, penduradas nas ramas de uma viçosa videira, alguns cachos de magníficas uvas negras, e mais importante, maduras. Não pensou duas vezes, e depois de certificar-se que o caminho estava livre de intrusos, resolveu colher o seu alimento. Ela então usou todos os seus dotes, conhecimentos e artifícios para apanhá- las, mas como estavam fora do seu alcance, acabou cansada em vão, e nada conseguiu. Desolada, cansada, faminta e frustrada com o insucesso de sua empreitada, susprirou e deu-se por vencida. No fim deu meia volta e foi embora. Consolando-se a si mesma, desapontada, disse: -Na verdade, olhando com mais atenção, percebo agora que as uvas estão todas estragadas, e não maduras como eu imaginei a princípio...

8 Moral da história: Ao não reconhecer e aceitar as próprias limitações, o vaidoso abre assim o caminho para sua infelicidade.


Carregar ppt "O que é uma fábula? A fábula é uma narrativa em que as personagens são geralmente animais com comportamentos humanos. Pode ser escrita em prosa ou poesia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google