A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Encontros de Comércio Exterior Encomex Manaus, 8 de abril de 2010 Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Encontros de Comércio Exterior Encomex Manaus, 8 de abril de 2010 Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos."— Transcrição da apresentação:

1 Encontros de Comércio Exterior Encomex Manaus, 8 de abril de 2010 Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos

2 Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos AS POTENCIALIDADES DO MERCADO ASIÁTICO Ministro Norton Rapesta Diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos Ministério das Relações Exteriores

3 Departamento de Promoção Comercial e Investimentos ECONOMIA ASIÁTICA crescimento econômico rápida industrialização reduções tarifárias progressivas avanços regulatórios

4 Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos ECONOMIA ASIÁTICA Comportamento do PIB de blocos e países selecionados Discriminação EUA0,4%-2,5%2,7%2,4% Zona do Euro0,6%-3,9%1,0%1,6% Japão-1,2%-5,3%1,7%2,2% China9,6%8,7%10,0%9,7% Índia7,3%5,6%7,7%7,8% Asean4,7%1,3%4,7%5,3% Brasil5,1%-0,2%3,5% Fonte : FMI - World Economic Outlook, janeiro de 2010.

5 Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos ECONOMIA ASIÁTICA PIB de países selecionados da Ásia PaísesPIB - US$ bilhões Japão5.078 China4.870 Índia1.285 Austrália960 República da Coréia837 Indonésia526 Taiwan379 Tailândia256 Hong Kong209 Malásia195 Cingapura172 Paquistão167 Filipinas160 Fonte: EIU - Country Report - Fevereiro, 2010.

6 Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos ECONOMIA ASIÁTICA Importações de mercadorias de países selecionados da Ásia PaísesUS$ bilhões China954 Japão499 Hong Kong357 República da Coréia318 Índia251 Cingapura241 Taiwan178 Austrália162 Tailândia122 Malásia120 Fonte: EIU - Country Report - Fevereiro, 2010.

7 Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos ECONOMIA ASIÁTICA Papel protagônico na atual recuperação econômica em curso (FMI) As compras externas asiáticas são determinantes para apuração de tendências (FMI)

8 Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos MERCADO ASIÁTICO A Ásia representa o maior mercado consumidor do mundo Compreende mais de 30 países Cerca de 50% da população mundial em uma área total de, aproximadamente, 30 milhões de km 2

9 Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos MERCADO ASIÁTICO Principais blocos econômicos para as exportações brasileiras em 2009 DiscriminaçãoUS$ milhõesVar. (%)Part. (%) Ásia ,325,8 América Latina e Caribe ,423,3 União Européia ,622,2 Estados Unidos ,110,3 África ,55,7 Oriente Médio ,24,9 Fonte: Secex/Mdic.

10 Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos MERCADO ASIÁTICO Principais países de destino para as exportações brasileiras em 2009 DiscriminaçãoUS$ milhõesVar. (%)Part. (%) China ,113,2 Estados Unidos ,110,2 Argentina ,48,4 Países Baixos ,35,3 Alemanha ,24,0 Japão ,22,8 Reino Unido ,72,4 Venezuela ,92,4 Índia ,82,2 Bélgica ,02,1 Fonte: Mdic/Secex.

11 Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos COMÉRCIO BRASIL-ÁSIA Evolução do intercâmbio comercial entre o Brasil e a Ásia - US$ milhões Discriminação Exportação brasileira Variação (%)27,412,220,549,25,3 Part. no total (%)15,715,115,618,925,8 Importação brasileira Variação (%)37,435,734,253,4-23,3 Part. no total (%)22,925,125,527,228,3 Saldo do comércio Corrente de Comércio Fonte: Mdic/Secex.

12 Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos COMÉRCIO BRASIL-ÁSIA produtos básicos (64%) os produtos manufaturados (22%) principais grupos de produtos exportados pelo Brasil para a Ásia

13 Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos OPORTUNIDADES POTENCIAIS 10 grupos de produtos brasileiros que apresentam maior potencial para exportação

14 Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos OPORTUNIDADES POTENCIAIS

15 Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos OPORTUNIDADES PARA A REGIÃO AMAZÔNICA

16 Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos OPORTUNIDADES PARA A REGIÃO AMAZÔNICA Exportações do Estado do Amazonas em principais blocos de destino DiscriminaçãoUS$ milhõesPart. (%) Mercosul36941,8 Aladi (exclusive Mercosul)32436,6 Estados Unidos (inclusive Porto Rico)647,2 União Européia434,9 Ásia222,4 Demais Blocos627,0 Fonte: Mdic/Secex.

17 Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos OPORTUNIDADES PARA A REGIÃO AMAZÔNICA Captação de investimentos e transferência de tecnologia Incorporar pequenas e médias empresas

18 Muito obrigado! Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos


Carregar ppt "Encontros de Comércio Exterior Encomex Manaus, 8 de abril de 2010 Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google