Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouJúlia De Sa Alterado mais de 9 anos atrás
1
Encontros de Comércio Exterior Encomex Manaus, 8 de abril de 2010 Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos
2
Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos AS POTENCIALIDADES DO MERCADO ASIÁTICO Ministro Norton Rapesta Diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos Ministério das Relações Exteriores
3
Departamento de Promoção Comercial e Investimentos ECONOMIA ASIÁTICA crescimento econômico rápida industrialização reduções tarifárias progressivas avanços regulatórios
4
Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos ECONOMIA ASIÁTICA Comportamento do PIB de blocos e países selecionados Discriminação2008200920102011 EUA0,4%-2,5%2,7%2,4% Zona do Euro0,6%-3,9%1,0%1,6% Japão-1,2%-5,3%1,7%2,2% China9,6%8,7%10,0%9,7% Índia7,3%5,6%7,7%7,8% Asean4,7%1,3%4,7%5,3% Brasil5,1%-0,2%3,5% Fonte : FMI - World Economic Outlook, janeiro de 2010.
5
Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos ECONOMIA ASIÁTICA PIB de países selecionados da Ásia - 2009 PaísesPIB - US$ bilhões Japão5.078 China4.870 Índia1.285 Austrália960 República da Coréia837 Indonésia526 Taiwan379 Tailândia256 Hong Kong209 Malásia195 Cingapura172 Paquistão167 Filipinas160 Fonte: EIU - Country Report - Fevereiro, 2010.
6
Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos ECONOMIA ASIÁTICA Importações de mercadorias de países selecionados da Ásia - 2009 PaísesUS$ bilhões China954 Japão499 Hong Kong357 República da Coréia318 Índia251 Cingapura241 Taiwan178 Austrália162 Tailândia122 Malásia120 Fonte: EIU - Country Report - Fevereiro, 2010.
7
Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos ECONOMIA ASIÁTICA Papel protagônico na atual recuperação econômica em curso (FMI) As compras externas asiáticas são determinantes para apuração de tendências (FMI)
8
Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos MERCADO ASIÁTICO A Ásia representa o maior mercado consumidor do mundo Compreende mais de 30 países Cerca de 50% da população mundial em uma área total de, aproximadamente, 30 milhões de km 2
9
Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos MERCADO ASIÁTICO Principais blocos econômicos para as exportações brasileiras em 2009 DiscriminaçãoUS$ milhõesVar. (%)Part. (%) Ásia39.4265,325,8 América Latina e Caribe35.655-30,423,3 União Européia34.037-26,622,2 Estados Unidos15.740-43,110,3 África8.692-14,55,7 Oriente Médio7.552-6,24,9 Fonte: Secex/Mdic.
10
Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos MERCADO ASIÁTICO Principais países de destino para as exportações brasileiras em 2009 DiscriminaçãoUS$ milhõesVar. (%)Part. (%) China20.19123,113,2 Estados Unidos15.740-43,110,2 Argentina12.785-27,48,4 Países Baixos8.150-22,35,3 Alemanha6.175-30,24,0 Japão4.270-30,22,8 Reino Unido3.727-1,72,4 Venezuela3.610-29,92,4 Índia3.415209,82,2 Bélgica3.138-29,02,1 Fonte: Mdic/Secex.
11
Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos COMÉRCIO BRASIL-ÁSIA Evolução do intercâmbio comercial entre o Brasil e a Ásia - US$ milhões Discriminação20052006200720082009 Exportação brasileira18.56620.81625.08637.44239.426 Variação (%)27,412,220,549,25,3 Part. no total (%)15,715,115,618,925,8 Importação brasileira16.87022.88830.72347.13136.142 Variação (%)37,435,734,253,4-23,3 Part. no total (%)22,925,125,527,228,3 Saldo do comércio1.696-2.072-5.637-9.6883.284 Corrente de Comércio35.43643.70555.81084.57375.568 Fonte: Mdic/Secex.
12
Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos COMÉRCIO BRASIL-ÁSIA produtos básicos (64%) os produtos manufaturados (22%) principais grupos de produtos exportados pelo Brasil para a Ásia
13
Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos OPORTUNIDADES POTENCIAIS 10 grupos de produtos brasileiros que apresentam maior potencial para exportação
14
Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos OPORTUNIDADES POTENCIAIS
15
Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos OPORTUNIDADES PARA A REGIÃO AMAZÔNICA
16
Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos OPORTUNIDADES PARA A REGIÃO AMAZÔNICA Exportações do Estado do Amazonas em 2009 - principais blocos de destino DiscriminaçãoUS$ milhõesPart. (%) Mercosul36941,8 Aladi (exclusive Mercosul)32436,6 Estados Unidos (inclusive Porto Rico)647,2 União Européia434,9 Ásia222,4 Demais Blocos627,0 Fonte: Mdic/Secex.
17
Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos OPORTUNIDADES PARA A REGIÃO AMAZÔNICA Captação de investimentos e transferência de tecnologia Incorporar pequenas e médias empresas
18
Muito obrigado! Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos dpr@btn.gov.br www.btn.gov.br Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial e Investimentos
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.