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Investing in our common future Rita Moura BEL, S.A. CASOS DE ESTUDO.

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Apresentação em tema: "Investing in our common future Rita Moura BEL, S.A. CASOS DE ESTUDO."— Transcrição da apresentação:

1 Investing in our common future Rita Moura BEL, S.A. CASOS DE ESTUDO

2 duratiNet 1 ST Transnational Workshop Lisboa- LNEC, 19 th February 2009 As estruturas selecionadas como casos de estudo para o projecto DURATINET foram: Ponta de Barra Aveiro – Portugal Ferrycarrig Bridge County Wexford - Irland. Ponte-Cais 6 Base Naval de Lisboa, no Alfeite

3 duratiNet 1 ST Transnational Workshop Lisboa- LNEC, 19 th February 2009 Caracterização das estruturas e elementos estruturais: - Exposição ambiental ; - Caracterização da estrutura existente: classe de resistência equivalente do betão existente, teor de cloretos, profundidade de carbonatação, recobrimento de armaduras, resistividade eléctrica do betão existente, permeabilidade tracção directa do betão (pull-out test), potenciais eléctricos das armaduras, velocidade de corrosão, analises micrográficas, etc; - Métodos de demolição/saneamento da superfície a tratar: martelos peneumáticos, hidro-demolição, jacto de areia e água;

4 duratiNet 1 ST Transnational Workshop Lisboa- LNEC, 19 th February Materiais de reparação: betão moldado, betão projectado (via seca e via húmida); argamassa projectada, argamassa aplicada à talocha, argamassa fluida moldada. - Caracterização do betão e qualidade da aplicação antes, durante e após a conclusão da intervenção: classe de resistência do betão, coeficiente de difusão de cloretos, resistividade eléctrica do betão, permeabilidade, capilaridade, retracção, tracção directa do betão (pull-out test) para avaliação da aderência ao suporte, etc;

5 duratiNet 1 ST Transnational Workshop Lisboa- LNEC, 19 th February 2009 Reparações de betão Controlo de Qualidade Ensaio de aderência de argamassas EXTRACÇÃO DE AMOSTRA PARA ENSAIO DE DETERMINAÇÃO DO TEOR DE CLORETOS Resistividade do betão

6 duratiNet 1 ST Transnational Workshop Lisboa- LNEC, 19 th February 2009 ENSAIO DE TRACÇÃO DE PROVETES METÁLICOS ENSAIO COM ESCLERÓMETRO ENSAIO DE COMPRESSÃO EXAMES MICROGRÁFICOS DE BETÃO

7 duratiNet 1 ST Transnational Workshop Lisboa- LNEC, 19 th February 2009 GEOCORR ENSAIO COM GEOCORRENSAIO COM FERROSCAN FERROSCAN – Malha de armadura

8 duratiNet 1 ST Transnational Workshop Lisboa- LNEC, 19 th February 2009 BARRA’s BRIDGE AVEIRO

9 duratiNet 1 ST Transnational Workshop Lisboa- LNEC, 19 th February 2009 General identification: Portugal; Estradas de Portugal, S.A; Barra Bridge over the Mira Canal; 1975 (started operation). Ponte da Barra localiza-se no Canal do Rio Mira, em Aveiro. Construída em 1975 é gerida pelas Estradas de Portugal, E.P. A ponte têm 578 m de comprimento, sendo constituída por um vão central de central de 80 m e 2 viadutos de acessos, simétricos, cada um com um comprimento total de 249.0m, constituídos por 8 vãos com 25.0m mcom.

10 duratiNet 1 ST Transnational Workshop Lisboa- LNEC, 19 th February 2009 Antes da intervenção de reabilitação a que foi submetida, para além das anomalias relacionadas com a durabilidade, a ponte apresentava deficiências estruturais que justificaram a realização de importantes trabalhos ao nível do reforço estrutural ( Projecto – Engº Armando Rito). No que se refere à deterioração do betão apresentava corrosão de armaduras, delaminação de betão e também ocorrência de reacções alcali-silica.

11 duratiNet 1 ST Transnational Workshop Lisboa- LNEC, 19 th February 2009 Reparação de pilares Betão projectado – via seca BARRA’s BRIDGE AVEIRO

12 duratiNet 1 ST Transnational Workshop Lisboa- LNEC, 19 th February 2009 Reparação do fundo das vigas Betão Moldado >Rita Moura Saneamento Decapagem de armaduras Cofragem

13 duratiNet 1 ST Transnational Workshop Lisboa- LNEC, 19 th February 2009 CARBON FIBRE LAMINATE REINFORCEMENT BARRA’s BRIDGE AVEIRO

14 duratiNet 1 ST Transnational Workshop Lisboa- LNEC, 19 th February 2009 COFFERDAMS BARRA BRIDGE – UNDER WATER REPAIR

15 duratiNet 1 ST Transnational Workshop Lisboa- LNEC, 19 th February 2009 BRIDGE ENCAPSULATION

16 duratiNet 1 ST Transnational Workshop Lisboa- LNEC, 19 th February 2009 UNDERWATER REPAIR SISTEM – APE Encapsulation of underwater piers Protection of frequently submerged surfaces by its coating, with epoxy mortar, compatible with the wet substrate with high adhesion to the base, waterproof, resistant to water and chlorides and permeable to water vapour, applied by injection and protected by pre-moulded glass-fibre compound (GFRP) jacket (formwork).

17 duratiNet 1 ST Transnational Workshop Lisboa- LNEC, 19 th February 2009

18 duratiNet 1 ST Transnational Workshop Lisboa- LNEC, 19 th February 2009 TESTING, ASSESSMENT AND DIAGNOSIS OF REINFORCED CONCRETE STRUCTURES IN A MARINE ENVIRONMENT TOP VIEW REINFORCEMENT STAINLESS STEEL ELECTRODES REINFORCEMEN T MATERIAL ELECTRODE TEMPERATURE AND HUMIDITY SENSORS REFERENCE ELECTRODE CHLORIDE PENETRATION ANS CONTENTS HUMIDITY AND TEMPERATURE DEGRADATION SPEED OF REINFORCEMENT MONITORING SIDE VIEW STAINLESS STEEL ELECTRODES REINFORCEMEN T MATERIAL ELECTRODE TEMPERATURE AND HUMIDITY SENSORS REINFORCEMEN T REFERENCE ELECTRODE INDUSTRIALIZED METODS SHIPYARD Nr LISNAVE SETUBAL TRADICIONAL METODS PIER DECK OF CASCAIS REHABILITATION SOLUTIONS PRACTICAL CASES TRADITIONAL REHABILITATION

19 duratiNet 1 ST Transnational Workshop Lisboa- LNEC, 19 th February 2009 Ferrycarrig Bridge County Wexford - Ireland.

20 duratiNet 1 ST Transnational Workshop Lisboa- LNEC, 19 th February 2009 >Ferrycarrig Bridge localiza-se no County Wexford na costa SE da Irlanda. >Construída em 1980 é gerida pela Irish National Roads Authority (NRA). >A ponte têm 125.6m de comprimento, sendo constituída por 8 vãos – vigas pré-fabricadas em betão armado pré-esforçado.

21 duratiNet 1 ST Transnational Workshop Lisboa- LNEC, 19 th February 2009

22 duratiNet 1 ST Transnational Workshop Lisboa- LNEC, 19 th February 2009 > As principais anomalias observadas na ponte concentravam-se nas vigas transversais, moldadas “in situ” que constituem o apoio das vigas longitudinais pre-esforçadas. A inspecção estrutural efectuada permitiu concluir resultar de uma deficiência ao nível das armadura de torção da viga de apoio. > O teor de cloretos no betão é também elevado o que associado a intensa fissuração das vigas de apoio, acelerou o processo de degradação. > Antecipando a rápida evolução da fissuração da viga de apoio e a sua deterioração que, no limite punha em risco a estabilidade da estrutura, e dada a importância estratégica desta ponte na rede de estradas Irlandesas, foi decidido proceder à sua reparação imediata.

23 duratiNet 1 ST Transnational Workshop Lisboa- LNEC, 19 th February 2009 >Esta intervenção foi encarada pela NRA como uma oportunidade única para obter maior informação sobre o comportamento de diferentes soluções de reparação de betão, em ambiente marítimo na Irlanda. >Foi decidido empregar 5 soluções de reparação de betão para as 7 vigas de apoio. Procedeu-se á monitorização de 6 vigas de apoio, recorrendo a sistemas de controle remoto, possibilitando assim o avaliação comparativa das diversas soluções, ao longo da vida da estrutura, que variam essencialmente da solução base de um betão de cimento portland normal com 50 mm de recobrimento, para outras composições com adição de cinzas, inibidores de corrosão e maior recobrimento. >Para a remoção de betão optou-se, em todas as situações, pela hidro-demolição, numa espessura até 1.5 vezes o diâmetro da armadura por detrás da armadura existente.

24 duratiNet 1 ST Transnational Workshop Lisboa- LNEC, 19 th February 2009 O sistema foi instalado apenas há 2 anos, encontrando-se numa fase inicial face à vida da estrutura, pelo que os benefícios a longo prazo de cada uma das soluções não podem ainda ser avaliados.

25 duratiNet 1 ST Transnational Workshop Lisboa- LNEC, 19 th February 2009 Ponte-Cais 6 da Base Naval de Lisboa, no Alfeite

26 duratiNet 1 ST Transnational Workshop Lisboa- LNEC, 19 th February 2009

27 duratiNet 1 ST Transnational Workshop Lisboa- LNEC, 19 th February 2009

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29 duratiNet 1 ST Transnational Workshop Lisboa- LNEC, 19 th February 2009


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