A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TIPO DE CORROSÃO DE UMA BARRA DE AÇO IMERSA EM MEIO CONCRETO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TIPO DE CORROSÃO DE UMA BARRA DE AÇO IMERSA EM MEIO CONCRETO."— Transcrição da apresentação:

1 TIPO DE CORROSÃO DE UMA BARRA DE AÇO IMERSA EM MEIO CONCRETO

2 FORMAÇÃO DE UMA SEMIPILHA EM MEIO DE CONCRETO ARMADO

3 CÉLULA DE CORROSÃO NO MEIO DO CONCRETO ARMADO

4 FASES DA INSTALAÇÃO DO PROCESSO DE CORROSÃO EM UMA BARRA DE ARMADURA

5 CARBONATAÇÃO CONDICIONADA PELA FISSURAÇÃO

6 INTERAÇÃO TENSIONAL ENTRE UMA BARRA DE AÇO E O MEIO DE CONCRETO QUE A ENVOLVE

7 FLUXOGRAMA GENÉRICO PARA A DIAGNOSE DE UMA ESTRUTURA CONVENCIONAL

8 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Concreto: Principais Características: elevado módulo de elasticidade, baixa aderência, resistência e durabilidade variáveis. Aplicação: grandes volumes.

9 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Concreto Projetado: Produto: LOKCRETE. Principais Características: homogeneidade da mistura, baixa reflexão, elevada resistência. Aplicação: via seca e via úmida.

10 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Micro-concreto: Produto: RENDEROC LA Principais Características: fluido, auto- adensável, retração compensada, boa aderência, elevada resistência final, baixa permeabilidade. Aplicação: reparos e reforços em elementos estruturais com espessuras de 25mm a 300mm.

11 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Micro-concreto: Produto: PATCHROC. Principais Características: retração compensada, boa aderência, elevada resistência inicial e final, baixa permeabilidade, liberação rápida (2horas). Aplicação: reparos e reforços em elementos estruturais com espessuras de 10mm a 50mm.

12 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Aditivo acelerador de pega: Produto: QUICKSOCRETE SPRAYSET SUPER. Principais Características: Isento de cloreto, redutor de reflexão. Aplicação: concreto projetado via seca ou úmida.

13 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Aditivo acelerador de endurecimento: Produto: CONPLAST NC. Principais Características: Aumenta resistências iniciais. Aplicação: Necessidade de desforma rápida ou colocação rápida em serviço.

14 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Aditivo retardador: Produto: CONPLAST R. Principais Características: Permite maior tempo no manuseio do concreto e argamassas. Aplicação: Ideal para reparos trabalhosos e demorados.

15 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Aditivo plastificante: Produto: CONPLAST P509. Principais Características: Aumenta fluidez e reduz a relação água/cimento para uma mesma consistência. Aplicação: Argamassas e concretos em geral.

16 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Aditivo super-plastificante: Produto: CONPLAST SP430. Principais Características: Aumento acentuado de fluidez e redução da relação água-cimento. Aplicação: Concreto fluido para concretagem em locais com alta densidade de armaduras e lançamentos difíceis e especiais.

17 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Aditivo expansor: Produto: CONBEX 100. Principais Características: Pode anular os efeitos deletérios da retração. Aplicação: Preenchimento de cavidades onde não pode haver retração.

18 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Aditivo impermeabilizante: Produto: VEDAX. Principais Características: Reduz a absorção de água por capilaridade. Aplicação: Argamassas de revestimento impermeabilizante.

19 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Argamassa polimérica base cimento: Produto: RENDEROC FC2. Principais Características: Fácil acabamento superficial, retração compensada, tixotrópica, boa aderência, elevada resistência, baixa permeabilidade. Aplicação: Revestimentos e acabamentos superficiais em espessuras de 0,5mm a 3mm.

20 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Argamassa polimérica base cimento: Produto: RENDEROC S2. Principais Características:Baixa retração, tixotrópica, boa aderência, elevada resistência, baixa permeabilidade. Aplicação: Reparos superficiais e revestimentos de componentes estruturais em espessuras de 5mm a 25mm.

21 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Argamassa polimérica base cimento: Produto: RENDEROC HB2. Principais Características: Retração compensada, tixotrópica, boa aderência, elevada resistência, baixa permeabilidade. Aplicação: Reparos superficiais e revestimentos de componentes estruturais em espessuras de 10mm a 50mm.

22 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Argamassa base cimento: Produto: RENDEROC TG. Principais Características: Retração compensada, tixotrópico, boa aderência, elevada resistência, baixa permeabilidade. Aplicação: Reparos localizados e revestimentos de componentes estruturais em espessuras de 10mm a 50mm.

23 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Argamassa base cimento: Produto: RENDEROC RG. Principais Características: retração compensada, fluido auto-adensável, boa aderência, elevada resistência, baixa permeabilidade. Aplicação: Reparos e reforços estruturais em espessuras de 20mm a 60mm.

24 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Argamassa base cimento: Produto: SHIM SET. Principais Características: Retração compensada, consistência seca, boa aderência, elevada resistência, baixa permeabilidade. Aplicação: Reparos em componentes estruturais pelo sistema conhecido por Dry Pack.

25 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Graute base cimento: Produto: CONBEXTRA P. Principais Características: Bombeável, retração compensada, fluido. Aplicação: Injeção de bainhas de cabos de protensão e preenchimento de cavidades de 10mm a 40mm.

26 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Graute base cimento: Produto: CONBEXTRA GP. Principais Características: Elevada resistência inicial e final, retração compensada, auto-adensável, fluido. Aplicação: Fixação de equipamentos, trilhos, monovias e preenchimentos de cavidades de 20mm a 60mm.

27 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Graute base cimento: Produto: CONBEXTRA LA. Principais Características: Expansão controlada, fluido, auto-adensável. Aplicação: Fixação de equipamentos, trilhos, monovias e preenchimentos de grandes cavidades com espessuras de até 300mm.

28 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Graute base cimento: Produto: FOSGROUT. Principais Características: Retração compensada, fluido, auto-adensável. Aplicação: Fixação de equipamentos, trilhos, monovias e preenchimentos de cavidades de 20mm a 60mm.

29 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Graute base cimento: Produto: CONBEXTRA UW. Principais Características: Elevada coesão, não retrátil, auto-adensável, bombeável. Aplicação: Reparos e reforços submersos com espessuras de 20mm a 60mm.

30 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Argamassa base epóxi: Produto: NITOMORTAR S. Principais Características: Tixotrópica, elevada resistência à abrasão, à compressão e à ação de produtos químicos, elevada aderência ao concreto. Aplicação: Reparo de componentes estruturais, pisos, tanques, onde haja necessidade de liberação rápida (24h) ou de elevada resistência química.

31 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Argamassa base poliéster: Produto: NITOMORTAR PE. Principais Características: Elevada resistência inicial, baixa retração, elevada resistência a produtos químicos. Aplicação: Reparo de componentes estruturais, pisos, tanques, rejuntamento de cerâmica antiácida, onde haja necessidade de liberação rápida (2h) ou de elevada resistência química em espessuras de 2mm a 15mm.

32 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Argamassa base furânica: Produto: NITOMORTAR FU. Principais Características: Resistente a temperaturas de trabalho de até 200°C, baixa retração, elevada resistência a produtos químicos. Aplicação: Rejuntamento de cerâmicas e lajotas antiácidas em espessura de até 15mm.

33 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Argamassa base furânica: Produto: NITOMORTAR EV. Principais Características: Resistente a temperaturas de trabalho de até 115°C, baixa retração, elevada resistência a produtos químicos. Aplicação: Rejuntamento de cerâmicas e lajotas antiácidas em espessura de até 15mm.

34 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Graute base epóxi: Produto: CONBEXTRA EPLV. Principais Características:Auto-adensável, elevada fluidez, e baixa viscosidade. Aplicação: Injeção de fissuras de abertura de 0,3mm a 9mm.

35 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Graute base cimento: Produto: CONBEXTRA EPS. Principais Características:Auto-adensável, fluido, excelente aderência, elevadas resistências mecânicas e químicas. Aplicação: Reparos, reforços de componentes estruturais ou chumbamento de equipamentos sujeitos a elevadas vibrações, em espessuras de 10mm a 40mm.

36 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Graute base cimento: Produto: CONBEXTRA EPL. Principais Características:Auto-adensável, fluido, excelente aderência, elevadas resistências mecânicas e químicas. Aplicação: Reparos, reforços de componentes estruturais ou chumbamento de equipamentos sujeitos a elevadas vibrações, em espessuras de 35mm a 70mm.

37 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Revestimento monolítico: Produto: SOB CONSULTA. Principais Características:Resistência química elevada, alta capacidade de absorver movimentações e deslocamentos estruturais. Aplicação: Revestimento de tanques e canaletas industriais.

38 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Silicatação: Produto: NITOPISO LITHURIN. Principais Características:Aumento da dureza e redução da porosidade superficial do concreto. Aplicação: Pisos e superfícies de concreto aparente.

39 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Hidrofugante: Produto: DEKGUARD PRIMER. Principais Características:Elevada penetração no substrato, reduz absorção de água e penetração de cloretos. Base silano/siloxano oligométrico. Aplicação: Concreto aparente interiores e exteriores.

40 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Verniz: Produto: DEKGUARD TRANSPARENTE. Principais Características:Elevada aderência ao substrato, reduz penetração de CO 2, aceita repintura. Base metilmetacrilato. Aplicação: Concreto aparente em interiores e exteriores.

41 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Hidrofugante +Verniz: Produto: SISTEMA DEKGUARD. Principais Características:Elevada aderência e penetração ao substrato, reduz penetração de água, de cloretos e de CO 2, aceita repintura. Aplicação: Concreto aparente em interiores e exteriores.

42 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Tintas orgânicas: Produto: DEKGUARD S. Principais Características:Elevada aderência ao substrato, reduz penetração de cloretos, de água e de CO 2, aceita repintura, tem elevada resistência química. Base metilmetacrilato. Aplicação: Concreto e alvenarias revestidos e pintados sujeitos a ambiente agressivo.

43 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Tintas orgânicas: Produto: DEKGUARD EPW. Principais Características:Elevada aderência ao substrato, reduz penetração de cloretos, de água e de CO 2, tem elevada resistência química. Base epóxi disperso em água. Aplicação: Concreto e alvenarias revestidos e pintados sujeitos a ataque químico, em ambiente interno.

44 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Tintas orgânicas: Produto: DEKGUARD EP. Principais Características:Elevada aderência ao substrato, reduz penetração de cloretos, de água e de CO 2, tem elevada resistência química. Base epóxi disperso em solvente. Aplicação: Concreto e alvenarias revestidos e pintados sujeitos a ambiente agressivo interno.

45 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Tintas orgânicas: Produto: DEKGUARD PU. Principais Características:Elevada aderência ao substrato, reduz penetração de cloretos, de água e de CO 2, não aceita repintura, tem elevada resistência química e à fotodegradação. Base uretana bicomponente. Aplicação: Concreto e alvenarias revestidos e pintados sujeitos a ambiente interno e externo.

46 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Tintas orgânicas: Produto: DEKGUARD EP/PU. Principais Características:Elevada aderência ao substrato, reduz penetração de cloretos, de água e de CO 2, não aceita repintura, tem elevada resistência química e à fotodegradação, sistema duplo. Aplicação: Concreto e alvenarias revestidos e pintados sujeitos a ambiente agressivo interno e externo.

47 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Tintas orgânicas: Produto: NITOCOTE EP410. Principais Características:Elevada aderência ao substrato e elevada resistência química podendo ser aplicada em conjunto com reforço de manta de lã, de vidro ou poliéster. Base epóxi. Aplicação: Concreto e alvenarias revestidos e pintados sujeitos a ambiente agressivo forte tais como tanques e canaletas em indústrias químicas.

48 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Tintas betuminosas: Principais Características:Elevada aderência ao substrato, reduz penetração de cloretos, de água e de CO2, aceita repintura, boa resistência química. Aplicação: Tanques industriais, cais de portos.

49 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Tintas de alcatrão de hulha e epóxi: Principais Características:Elevada aderência ao substrato, reduz penetração de cloretos, de água e de CO 2, aceita repintura, boa resistência química. Aplicação: Tanques industriais, cais de portos.

50 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Selantes: Produto: SOB CONSULTA. Principais Características:Boa aderência e grande elasticidade. Aplicação: Juntas de dilatação ou movimentação.

51 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Adesivos: Produto: NITOBOND AR. Principais Características: Requer substrato úmido, adere ao concreto. Base acrílica. Aplicação: Ponte de aderência concreto velho/novo ou argamassa em reparos superficiais.

52 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Adesivos: Produto: NITOBOND SBR. Principais Características: Requer substrato úmido, adere ao concreto. Base estireno- butadieno. Aplicação: Ponte de aderência concreto velho/concreto fresco em reparos superficiais.

53 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Adesivos: Produto: NITOBOND HAR. Principais Características: Requer substrato úmido, adere ao concreto. Base estireno- butadieno e acrílico. Aplicação: Ponte de aderência concreto velho/concreto fresco para reparos estruturais de até 50mm de espessura.

54 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Adesivos: Produto: NITOBOND EP. Principais Características: Requer substrato seco, adere ao concreto e ao aço, baixa viscosidade, aplicado a pincel. Base epóxi. Aplicação: Ponte de aderência concreto velho/concreto fresco ou concreto/aço ou aço/concreto em reparos estruturais.

55 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Adesivos: Produto: NITOBOND EPD. Principais Características: Requer substrato seco, adere ao concreto e ao aço, alta viscosidade, aplicado a pincel. Base epóxi. Aplicação: Ponte de aderência aço/concreto velho, formulado para unir chapas metálicas ao concreto como reforço estrutural.

56 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Adesivos: Produto: NITOBOND EPPL. Principais Características: Requer substrato seco, adere ao concreto e ao aço, baixa viscosidade, aplicado a pincel, pega lenta. Base epóxi. Aplicação: Ponte de aderência concreto/concreto ou concreto/aço em reparos estruturais trabalhosos e demorados.

57 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Adesivos: Produto: NITOBOND EPMF. Principais Características: Requer substrato seco, adere ao concreto e ao aço, média viscosidade. Base epóxi. Aplicação: Ponte de aderência concreto/concreto ou concreto/aço em reparos estruturais.

58 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Adesivos: Produto: NITOPRIMER 25. Principais Características: Requer substrato seco, adere ao concreto e ao aço. Base epóxi. Aplicação: Ponte de aderência concreto velho/argamassas base epóxi, poliéster ou poliuretano.

59 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Adesivos: Produto: NITOPRIMER S. Principais Características: Requer substrato seco, adere ao aço. Base epóxi. Aplicação: Ponte de aderência aço/argamassas poliméricas de base epóxi, poliéster ou cimento.

60 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Adesivos: Produto: NITOPRIMER EV. Principais Características: Requer substrato seco, adere ao concreto. Base estervinílica. Aplicação: Ponte de aderência concreto velho/argamassas base estervinílica.

61 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Adesivos: Produto: NITOPRIMER Zn. Principais Características: Requer armaduras secas e limpas, adere e protege a armadura, alto teor de zinco. Base estervinílica. Aplicação: Proteção da armadura contra corrosão por um processo de anodo de sacrifício.

62 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Ancoragem: Produto: LOKSET S. Principais Características: Fluido, elevada resistência mecânica e química, rápido endurecimento. Base poliéster. Aplicação: Ancoragem de barras de espera, tirantes e chumbadores.

63 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Ancoragem: Produto: LOKSET P. Principais Características: Tixotrópico, elevada resistência mecânica e química, rápido endurecimento. Base poliéster. Aplicação: Ancoragem de barras de espera, tirantes e chumbadores.

64 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Ancoragem: Produto: CARTUCHO LOKSET. Principais Características: Elevada resistência mecânica e química, vários tempos de pega. Base poliéster. Aplicação: Ancoragem de barras de espera, tirantes e chumbadores.

65 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Ancoragem: Produto: CARTUCHO CONBEXTRA. Principais Características: Elevada resistência mecânica, locais úmidos. Base cimento. Aplicação: Ancoragem de barras de espera, tirantes e chumbadores.

66 MATERIAIS E SISTEMAS PARA REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Argamassa de pega rápida: Produto: RENDEROC PLUG. Principais Características: Alta resistência e baixa idade, liberação após alguns minutos. Base cimento. Aplicação: Tamponamento de vazamentos de água por fissuras ou furos.

67 MATERIAIS PARA SERVIÇOS DE RECUPERAÇÃO E REFORÇO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO

68

69

70 FISSURAS E DESPLACAMENTO

71 REDUÇÃO DE CAPACIDADE ESTRUTURAL

72

73

74

75

76

77

78

79


Carregar ppt "TIPO DE CORROSÃO DE UMA BARRA DE AÇO IMERSA EM MEIO CONCRETO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google