A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 SISTEMAS DE INJEÇÃO PARA ESTANCAMENTO DE INFILTRAÇÕES E RECOMPOSIÇÃO ESTRUTURAL DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO DE USINAS HIDRELÉTRICAS Engº Waldomiro Almeida.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 SISTEMAS DE INJEÇÃO PARA ESTANCAMENTO DE INFILTRAÇÕES E RECOMPOSIÇÃO ESTRUTURAL DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO DE USINAS HIDRELÉTRICAS Engº Waldomiro Almeida."— Transcrição da apresentação:

1 1 SISTEMAS DE INJEÇÃO PARA ESTANCAMENTO DE INFILTRAÇÕES E RECOMPOSIÇÃO ESTRUTURAL DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO DE USINAS HIDRELÉTRICAS Engº Waldomiro Almeida Junior - MC-Bauchemie Brasil

2 2 RESUMO O presente trabalho visa apresentar os sistemas de injeções flexíveis e injeções estruturais empregados, principalmente, para o estancamento de infiltrações e recomposição estrutural das estruturas de concreto de barragens e usinas hidrelétricas.

3 3 ESTRUTURAS DE CONCRETO DE OBRAS HIDRÁULICAS Estruturas Novas - projeto, estudo das condições de lançamento, estudo e seleção dos materiais constituintes, estudos de dosagem, produção, transporte, lançamento, adensamento, cura, cobrimento da armadura, tratamento de juntas e controle tecnológico. Estruturas Antigas - deterioração natural, sobrecargas, desgastes, erosões, reações expansivas, dilatações e retrações, acomodação das estruturas, altas pressões e vazões de água, corrosão de armaduras, falhas de veda-juntas, vibrações, etc.

4 4 Principais Problemas -fissuras, trincas e fendas secas ou com infiltrações; -juntas de concretagem e juntas frias com infiltrações; -juntas de dilatação com veda-juntas vazando; -vazios nas estruturas em regiões de blindagem; -concreto com porosidade; -infiltrações em tampões entre concreto e rocha e em adufas.

5 5 Sistemas de Injeção INJEÇÕES FLEXÍVEIS -selamento de fissuras, trincas, juntas de concretagem, juntas de dilatação, etc, de forma a garantir a estanqueidade da estrutura. Os produtos aliam características de alta aderência e elasticidade. Produtos -gel acrílico; -gel de poliuretano + espuma de poliuretano hidroativado.

6 6 Sistemas de Injeção INJEÇÕES ESTRUTURAIS (rígidas) -são utilizadas normalmente para recomposição da monoliticidade das estruturas, preenchimento de vazios em regiões de blindagem, preenchimento de bainhas de protensão, estancamento de infiltrações com altas pressões e vazões, etc. Produtos -microcimentos; -resinas de epóxi; -gel de poliuretano estrutural.

7 7 Produtos de Injeção - Flexíveis Produto Viscosidade (mPa.s} Mínima abertura de fissura injetável (mm) gel de poliuretano1000,1 gel de poliuretano bv900,1 espuma de poliuretano hidroativado 4000,2 gel acrílico bv50,05 gel acrílico polimérico300,05

8 8 Produtos de Injeção - Estruturais Produto Viscosidad e/ Fluidez Maior tamanho de grão (µm) máx 5% Mínima abertura de fissura injetável (mm) mPa. s s gel de poliuretano e ,2 resina de epóxi180--0,2 resina de epóxi bv95--0,1 resina de epóxi ia320--0,2 microcimento-8600,5 microcimento uf-680,2

9 9 Serviço de Injeção - análise prévia da situação e consultar documentos de projeto; -equipe de injeção bem treinada e experiente; -fazer um estudo da furação para introdução dos bicos injetores de modo a interceptar o plano da infiltração/fissura; - bombas especiais de injeção de alta ou baixa pressão, monocomponente ou bi-componente, de acordo com o tipo do produto; -produtos flexíveis e estruturais conforme o tipo de problema a ser tratado; -bicos injetores especiais de acordo com o produto e a condição da obra; -garantia do perfeito preenchimento da fissura/junta de concretagem/vazio.

10 10 Resultados Positivos - estanqueidade das estruturas de concreto; - garantia de ambientes internos sem infiltrações e umidade; -recomposição da monoliticidade e capacidade resistente das estruturas; -funcionalidade garantida das estruturas e áreas; -segurança estrutural como um todo do empreendimento hidrelétrico; -aumento dos padrões de durabilidade das estruturas; -atendimento às exigências de projeto e da agência reguladora.

11 11 Considerações Finais (1) -os sistemas de injeção são soluções consagradas há mais de 40 anos em inúmeras obras em todo mundo; -as injeções flexíveis de géis de poliuretano e géis acrílicos recompõem a estanqueidade, principalmente, das estruturas de barragens; -as injeções estruturais de microcimentos, resinas de epóxi de baixa viscosidade e resina de epóxi insensível à umidade garantem a recomposição da monoliticidade das estruturas; -as injeções com os géis de poliuretanos rígidos recompõem, ao mesmo tempo, a monoliticidade das estruturas e também estanca infiltrações com grandes pressões e vazões através de grandes orifícios;

12 12 Considerações Finais (2) -as soluções empregando os sistemas de injeções salvam estruturas, garantindo funcionalidade, segurança e durabilidade; -as injeções comprovadamente são soluções eficazes e duradouras; -os serviços de injeção são especializados e devem ser realizados, principalmente em barragens de concreto, por empresas que tenham equipes bem treinadas e experientes, além de possuírem necessariamente os equipamentos e acessórios adequados (bombas de injeção, bicos injetores, etc); -os sistemas de injeção são as soluções mais rápidas e eficazes para os diversos problemas das estruturas de concreto tanto das usinas hidrelétricas novas como antigas (manutenção);

13 13 Considerações Finais (3) as estruturas de barragens são projetadas para durar 100 anos, portanto, os sistemas de injeção têm obrigatoriamente que ser considerados como as ferramentas principais para oferecer essa garantia de longevidade.

14 14 OBRIGADO PELA ATENÇÃO! Engº Waldomiro Almeida Junior Gerente da Divisão de Barragens, Usinas Hidrelétricas e Energia MC-BAUCHEMIE BRASIL Tel: (11) Sites: /


Carregar ppt "1 SISTEMAS DE INJEÇÃO PARA ESTANCAMENTO DE INFILTRAÇÕES E RECOMPOSIÇÃO ESTRUTURAL DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO DE USINAS HIDRELÉTRICAS Engº Waldomiro Almeida."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google