A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I.M.C ETEC Raposo Tavares. Ábaco Chinês: aproximadamente 1.200 d.C. Na medida em que os cálculos foram se complicando e aumentando de tamanho, sentiu-se.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I.M.C ETEC Raposo Tavares. Ábaco Chinês: aproximadamente 1.200 d.C. Na medida em que os cálculos foram se complicando e aumentando de tamanho, sentiu-se."— Transcrição da apresentação:

1 I.M.C ETEC Raposo Tavares

2 Ábaco Chinês: aproximadamente d.C. Na medida em que os cálculos foram se complicando e aumentando de tamanho, sentiu-se a necessidade de um instrumento que viesse em auxílio, surgindo assim há cerca de anos o ÁBACO. Este era formado por fios paralelos e contas ou arruelas deslizantes, que de acôrdo com a sua posição, representava a quantidade a ser trabalhada.

3 A Pascalina A Pascalina, como ficou conhecida, foi a primeira calculadora macânica do mundo. Pascal recebeu uma patente do rei da França para que lançasse sua máquina no comércio. A comercialização de suas calculadoras não foi satisfatória devido a seu funcionamento pouco confiável, apesar de Pascal ter construido cerca de 50 versões. As máquinas de calcular, descendentes da Pascalina, ainda hoje podem ser encontradas em uso por algumas lojas de departamentos.

4 Máquina de diferenças Babbage, preocupado com os erros contidos nas tabelas matemáticas de sua época, construiu um modelo para calcular tabelas de funções (logaritmos, funções triginométricas, etc.) sem a intervenção de um operador humano, que chamou de Máquina das diferenças. Ao operador cabia somente iniciar a cadeia de operações, e a seguir a máquina tomava seu curso de cálculos, preparando totalmente a tabela prevista. Esta máquina baseava-se no princípio de discos giratórios e era operada por uma simples manivela

5 A primeira programadora! Ada é uma das poucas mulheres a figurar na história do processamento de dados. Matemática talentosa, compreendeu o funcionamento da Máquina Analítica e escreveu os melhores relatos sobre o processo. Criou programas para a máquina, tornando-se a primeira programadora de computador do mundo.

6 Computadores de Primeira Geração Colossos Em 1943, um projeto britânico, sob a liderança do matemático Alan Turing, colocou em operação uma série de máquinas mais ambiciosas, o COLOSSUS, pois ao invés de relés eletromecânicos, cada nova máquina usava válvulas eletrônicas (por coincidência, mais ou menos o mesmo número de válvulas que Zuze propusera para a nova máquina que não lhe permitiram desenvolver...).

7 O Eniac O ENIAC tinhas as seguintes características: totalmente eletrônico válvulas conexões de solda 30 toneladas de peso 180 m² de área construída 5,5 m de altura 25 m de comprimento 2 vezes maior que MARK I realizava uma soma em 0,0002 s realizava uma multiplicação em 0,005 s com números de 10 dígitos

8 ENIAC Em 1945, John von Neumann delineia os elementos críticos de um sistema de computador. Já em 1946, surgiu o ENIAC - Eletronic Numerical Interpreter and Calculator, ou seja, "Computador e Integrador Numérico Eletrônico", projetado para fins militares, pelo Departamento de Material de Guerra do Exército dos EUA, na Universidade de Pensilvânia. Era o primeiro computador digital eletrônico de grande escala e foi projetado por John W. Mauchly e J. Presper Eckert (que era um gênio em engenharia, pois quando tinha apenas 8 anos contruiu um rádio a cristal e colocou-o num lápis).

9

10 Computadores de Segunda Geração á em 1952, a Bell Laboratories inventou o Transistor que passou a ser um componente básico na construção de computadores e apresentava as seguintes vantagens: aquecimento mínimo pequeno consumo de energia mais confiável e veloz do que as válvulas

11 UNIVAC No mesmo ano, John Mauchly e Presper Eckert abriram sua própria firma na Filadéfia e criaram o UNIVAC - Universal Automatic Computer, ou seja, "Computador Automático Universal", o qual era destinado ao uso comercial. Era uma máquina eletrônica de programa armazenado que recebia instruções de uma fita magnética de alta velocidade ao invés dos cartões perfurados. O UNIVAC foi utilizado para prever os resultados de uma eleição presidencial.

12 IBM Em 1953, Jay Forrester, do MIT, construiu uma memória magnética menor e bem mais rápida, a qual substituía as que usavam válvulas eletrônicas. Já em 1954, a IBM concluiu o primeiro computador produzido em série, o 650, que era de tamanho médio e enquanto isso, Gordon Teal, da Texas Instruments, descobre um meio de fabricar transistores de cristais isolados de silício a um custo baixo.

13 O TRADIC Conclui-se em 1955, o primeiro computador transistorizado, feito pela Bell Laboratories: o TRADIC, o qual possuía 800 transistores, sendo cada um em seu próprio recipiente.

14 Computadores de Terceira Geração E Steven Hofstein, descobriu, em 1961, o transistor de efeito de campo, usado nos circuitos integrados MOS. No ano de 1965, a Digital Equipment introduz o PDP-8, o primeiro minicomputador comercial e com preço competitivo.

15 A Quarta Geração ( ) Surgiram em decorrência do uso da técnica dos circuitos LSI (LARGE SCALE INTEGRATION) e VLSI (VERY LARGE SCALE INTEGRATION). Nesse período surgiu também o processamento distribuído, o disco ótico e o a grande difusão do microcomputador, que passou a ser utilizado para processamento de texto, cálculos auxiliados, etc Surge o 286 Usando memória de 30 pinos e slots ISA de 16 bits, já vinha equipado com memória cache, para auxiliar o processador em suas funções. Utilizava ainda monitores CGA em alguns raros modelos estes monitores eram coloridos mas a grande maioria era verde, laranja ou cinza

16 Quarta geração O 386 Ainda usava memória de 30 pinos, porém devido ás sua velocidade de processamento já era possivel rodar softwares graficos mais avançados como era o caso do Windows 3.1, seu antecessor podia rodar apenas a versão 3.0 devido à baixa qualidade dos monitores CGA, o 386 já contava com placas VGA que podiam atingir até 256 cores desde que o monitor também suportasse essa configuração O 486 DX A partir deste momento o coprocessador matemático já vinha embutido no próprio processador, houve também uma melhora sensível na velocidade devido o advento da memória de 72 pinos, muito mais rapida que sua antepassada de 30 pinos e das placas PCI de 32 bits duas vezes mais velozes que as placas ISA.

17 A Quinta Geração (1991-até hoje) As aplicações exigem cada vez mais uma maior capacidade de processamento e armazenamento de dados. Sistemas especialistas, sistemas multimídia (combinação de textos, gráficos, imagens e sons), banco de dados distribuídos e redes neurais, são apenas alguns exemplos dessas necessidades. Uma das principais características dessa geração é a simplificação e miniaturização do computador, além de melhor desempenho e maior capacidade de armazenamento. Tudo isso, com os preços cada vez mais acessíveis. A tecnologia VLSI está sendo substituída pela ULSI (ULTRA LARGE SCALE INTEGRATION

18 O Futuro - Vem aí o computador quântico A IBM anunciou ontem a construção do mais avançado computador quântico do mundo. A novidade representa um grande passo em relação ao atual processo de fabricação de chips com silício que, de acordo com especialistas, deve atingir o máximo de sua limitação física de processamento entre 10 e 20 anos. O computador quântico usa, em lugar dos tradicionais microprocessadores de chips de silício, um dispositivo baseado em propriedades físicas dos átomos, como o sentido de giro deles, para contar números um e zero (qubits), em vez de cargas elétricas como nos computadores atuais. Outra característica é que os átomos também podem se sobrepor, o que permite ao equipamento processar equações muito mais rápido.

19 MotherBoard Conector Fonte ATX Super I/O Socket MPGA CPU IDE´s Slots DDR SATA AGP Slot PCI Bateria ChipSet

20

21 Socket para LGA 775 P 4 e Celeron D PCI Express X 1

22 PCI EXPRESS

23 Acelerator Ghaphics Port

24

25 Conhecendo mais o Athlon XP e seu socket O Athlon XP (com núcleo Palomino, Tbred A e B, Thorton e Barton) usam o socket 462, ou mais conhecido como socket A. O socket pode vir com várias cores e em diversas posições na placa-mãe: na horizontal, vertical, mais ao centro, mais na borda da mobo... Isso é mais uma questão de "gosto" do fabricante, mas também é determinada pelas trilhas na placa-mãe e pelo chipset também.

26 A CPU. Veja na imagem abaixo: a setinha no círculo azul indica a posição que a CPU ficará no socket. No quadrado vermelho vemos a tarjeta de identificação da CPU e no quadrado verde vemos o die da CPU (com um pouquinho de pasta no lado esquerdo). Nos círculos em amarelo vemos os quatro apoios de borracha: eles ajudam a proteger o die de ser danificado pelo cooler e a estabilizar o cooler também depois que o mesmo estiver instalado.

27

28 Como são interpretadas as instruções pelo processador Toda informação que é digitada é um sinal eletrico que é codificado pela tabela ASCII antes de ser enviado ao processador em forma de sinal digital. Para compreender, vamos utilizar um pouco de matemática com números decimais e binários....


Carregar ppt "I.M.C ETEC Raposo Tavares. Ábaco Chinês: aproximadamente 1.200 d.C. Na medida em que os cálculos foram se complicando e aumentando de tamanho, sentiu-se."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google