A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina."— Transcrição da apresentação:

1 O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina Estudos de Usuários.

2 Grupo: Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Ciência da Informação Professora Adriana Bogliolo Sirihal Duarte Elze Freitas Janaina Andrade Jéssica de Sá Jonathan Oliveira

3 Objetivo do estudo: Objetivo Geral: Conhecer o comportamento informacional dos alunos de um curso preparatório (cursinho) para o ENEM e/ou vestibulares, no processo de escolha da orientação vocacional. Objetivos Específicos: Traçar o perfil dos alunos, identificar suas necessidades de informação e como se dá o processo de busca de informação.

4 Universo e amostra: A população são os alunos matriculados no cursinho Pré- Federal, localizado na rua São Paulo no centro de Belo Horizonte. A amostra é constituída por 61 alunos que encontravam-se no cursinho no período vespertino na terça-feira dia 08 abr. 2014.

5 Instrumento de coleta de dados: O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário impresso contendo 15 questões, distribuído pessoalmente e respondido no mesmo instante pelos alunos. O tempo médio de resposta foi entre 5 à 10 minutos. As perguntas consistem em saber sobre o perfil do aluno, quais as fontes de informação consultadas sobre os cursos e universidades e/ou faculdades, os tipos de informação referentes a esse assunto que eles acham relevantes e como se sentem a respeito da informação que possuem.

6 Análise quantitativa Idade : 10% 13% 36% 41%

7 Análise quantitativa Idade X Tempo em que se formaram no Ensino Médio: 41% 36% 10% 13% 26%49%15%10%

8 Análise quantitativa Momento em que decidiram o curso: 54% 33 16% 10 15% 99

9 Análise quantitativa Tipos de informação que consideram importantes na hora da escolha do curso: 18%5% 34% 36% 10% 69% 15%

10 Análise quantitativa Suportes impressos onde os alunos procuram informações: 48% 43% 41% 25% 15%

11 Análise quantitativa Grau de importância que os alunos dão a esses suportes impressos.

12 Análise quantitativa Suportes eletrônicos onde os alunos procuram informações: 18% 30% 18% 75% 47% 77% 25% 2%

13 Análise quantitativa Grau de importância que os alunos dão a esses suportes eletrônicos.

14 Análise quantitativa Pessoas com quem os alunos trocam informações sobre os cursos de nível superior: 77% 48% 72% 58% 8% 13% 2%

15 Análise quantitativa Unidades de informação que os alunos frequentam para buscar informação sobre os cursos de nível superior: 17 37% 8% 40% 28% 22 5 24

16 Análise quantitativa Grau de importância com que os alunos avaliam palestras, amostras e afins na obtenção de informação sobre cursos superiores:

17 Análise quantitativa Instituições que segundo os alunos deveriam fornecer mais informações sobre cursos de nível superior: 22% 83% 54% 2%

18 Análise quantitativa Grau de satisfação dos alunos sobre as informações que possuem dos cursos de nível superior: 7% 8% 15% 62% 8%

19 Análise quantitativa Onde os alunos buscaram informações sobre os processos seletivos das instituições: 25% 35% 5% 12% 85% 10% 2%

20 Análise quantitativa As universidades que mais fornecem informações segundo os alunos: 33%38%20%8% 23 12 20 5

21 Inferências e questionamentos a serem investigados numa próxima etapa qualitativa: Por que os alunos preferem suportes online do que impressos? Por que a maioria dos alunos buscam informações em livros? Quais seriam esses livros? Por que a maioria dos alunos trocam informações com os pais e/ou parentes? Como se dá essa troca de informação? Por que são poucos os alunos que frequentam Unidades de Informação? Qual o motivo que levou os alunos a citar internet na maiorias das opções outros?

22 Considerações finais O perfil do aluno: A maioria dos alunos possuem 16 ou 17 anos e formaram a um ano. Decidiram sobre o curso superior durante o ensino médio e levaram em conta na hora da escolha habilidades e afinidades. Apesar da maioria assinalar que trocam informações com pais e/ou parentes, as opiniões de familiares não pesam tanto no momento de escolha do curso. Fontes de informação: Dentre os suportes impressos, os livros são os mais procurados e foram considerados como muito importante. Os sites de faculdades/universidades foram os mais assinalados, havendo pouca diferença entre os sites especializados em profissões, eles também se assemelham no grau de importância.

23 Considerações finais Necessidade de informação: A maioria dos alunos afirmaram não frequentar unidades de informação e declararam que palestras, amostras e afins são muito importantes. Apesar de marcarem que as escolas de ensino médio deveriam fornecer mais informações sobre os cursos de nível superior, 62% se dizem satisfeitos com as informações que possuem. A maioria dos alunos alegaram obter mais informações sobre instituições públicas apesar da diferença ser pequena para aqueles que mencionaram receber de ambas. Para saber sobre os processos seletivos das instituições que lhes interessam, a internet foi o meio que prevaleceu.


Carregar ppt "O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google