A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dengue Professor: Rogerio Ferreira. Introdução A dengue, atualmente, é considerada sério problema de saúde pública, principalmente nos países tropicais,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dengue Professor: Rogerio Ferreira. Introdução A dengue, atualmente, é considerada sério problema de saúde pública, principalmente nos países tropicais,"— Transcrição da apresentação:

1 Dengue Professor: Rogerio Ferreira

2 Introdução A dengue, atualmente, é considerada sério problema de saúde pública, principalmente nos países tropicais, pois as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento e a proliferação do vetor. O vírus dengue é classificado como um arbovírus. Pertencem a família Flaviviridae, a mesma do vírus da febre amarela. Existem quatro sorotipos: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Vetor é o mosquito hematófago do gênero Aedes aegypti.

3 Epidemiologia Mapa da dengu 2011 Fonte: Ministério da Saúde Mapeamento dos municípios infestados por Aedes aegypti em Casos Notificados, Brasil, Incidência de Dengue por Município de Residência, Brasil, 2008 Fonte: SVS/SES

4 Epidemiologia

5

6

7 O boletim divulgado no dia 02/04/2013 pela Secretaria de Estado de Saúde, registra os casos de 1º de janeiro até 30 de março, aponta o aumento da suspeita da doença em comparação ao mesmo período do ano passado. Os casos de suspeita cresceram de para casos este ano.cresceram Todas as regiões do estado têm municípios com epidemia, sendo a pior situação a da Baixada Litorânea, com cidades como Cabo Frio, Arraial e Búzios. Mortalidade caiu de 14 para 5 casos se compararmos com o mesmo período do ano passado.

8 Fisiopatologia Após a penetração do vírus, a doença pode manifestar-se de 3 a 15 dias, em média, de 5 a6 dias. A presença do vírus no organismo estimula a produção de anticorpos e o deslocamento de células de defesa. Ao ser capturado pelos monócitos, o vírus neles se multiplica e os destrói, produzindo alterações nos vasos sanguíneos e promovendo a destruição periférica de plaquetas.

9 Tipos de dengue Dengue clássica – tem duração de cinco a sete dias, provocando febre de 39°C a 40°C, cefaléia, mialgia, prostração, artralgia e na região retroorbitária, náuseas e vômitos. Podem ocorrer pequenas manifestações hemorrágicas, como petéquias, epistaxe e gengivorragia; Dengue hemorrágica – os sintomas iniciais assemelham-se aos da dengue clássica, porém evoluem rapidamente para manifestações hemorrágicas mais intensas, como sangramento gastrintestinal (melena, hematêmese e enterorragia), além de hepatomegalia e insuficiência circulatória.

10 Febre Hemorrágica da dengue As manifestações clinicas iniciais da dengue hemorrágica são as mesmas descritas nas formas clássicas de dengue. Entre o terceiro e o sétimo dia do inicio da doença, quando da defervescência da febre, surgem sinais e sintomas como vômitos importantes, dor abdominal intensa, hepatomegalia dolorosa, desconforto respiratório, letargia, derrames cavitários (pleural, pericárdico, ascite). Em geral, esses sinais de alarme precedem as manifestações hemorrágicas espontaneas ou provocadas (prova do laco positiva) e os sinais de insuficiência circulatória, que podem existir na FHD. O paciente pode evoluir em seguida para instabilidade hemodinâmica, com hipotensão arterial, taquisfigmia e choque.

11

12 Diagnóstico Anamnese; Clínico; Exame de sangue, pesquisa do vírus no organismo; Diagnóstico para NS 1, IgM e IgG. 3° - 5° dia > 6° dia

13

14 Tratamento Administração de antitérmicos, analgésicos, antieméticos e antipruriginosos. A hidratação oral e/ou venosa deve ser administrada de acordo com cada caso.

15 Para a detecção precoce de sinais de hemorragia, alguns sinais de alerta devem ser observados, tais como dor abdominal, vômitos, hepatomegalia, hipotensão arterial, oligúria e letargia (sonolência). Uma vez instalado esse quadro, é fundamental a adoção de medidas urgentes de hidratação venosa, o que requer hospitalização.

16 Todo caso suspeito deve ser notificado ao serviço de vigilância mais próximo. As ações do técnico de enfermagem consistem em orientar a comunidade quanto à importância do saneamento básico e das medidas de prevenção e controle. Consistem em não deixar água parada em garrafas, pneus ou vasos de plantas, por se tratarem de locais de proliferação do vetor.

17

18

19 Cuidados de enfermagem Histórico de enfermagem (entrevista e exame físico); Data do inicio dos sintomas. Verificar pressão arterial, pulso, enchimento capilar, frequência respiratória, temperatura. Realizar medidas antropometricas (peso, altura, índice de massa corporal (IMC). Pesquisar sinais de alarme. Realizar prova do laço na ausência de manifestações hemorrágicas. Segmento da pele: pesquisar pele fria ou quente, sinais de desidratação, exantema, petéquias, hematomas e outros.

20 Prova do laço Desenhar um quadrado de 2,5cm de lado (ou uma área ao redor da falange distal do polegar) no antebraço da pessoa e verificar a pressão arterial (deitada ou sentada). Calcular o valor médio: (PAS+PAD)/2. Insuflar novamente o manguito até o valor médio e manter por cinco minutos em adultos (em crianças, 3 minutos) ou até o aparecimento de petéquias ou equimoses. Contar o número de petéquias no quadrado. A prova será positiva se houver 20 ou mais petéquias em adultos e 10 ou mais em crianças.

21 Orientãções Todos os pacientes (adultos e crianças) devem retornar imediatamente em caso de aparecimento de sinais de alarme. O desaparecimento da febre (entre o segundo e o sexto dia de doença) marca o início da fase crítica, razão pela qual o paciente devera retornar para nova avaliação no primeiro dia desse período. Orientar o paciente sobre o uso e importância do “Cartão de Identificação do Paciente com Dengue”

22

23

24

25 Mitos Não existe transmissão fora dos períodos chuvosos; Se pegar uma vez não terá complicações da dengue, pois as complicações só vem caso adquira pela segunda vez; Ar condicionado e ventiladores matam o mosquito; Para matar os ovos basta secar o reservatório de água parada; Velas de citronela e andiroba são fundamentais no combate a dengue; Tomar vitamina B ou comer alho e cebola afastam o mosquito; Qualquer picada do mosquito transmite a dengue.


Carregar ppt "Dengue Professor: Rogerio Ferreira. Introdução A dengue, atualmente, é considerada sério problema de saúde pública, principalmente nos países tropicais,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google