A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DENGUE Prof Edilson Soares www.profedilson.com.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DENGUE Prof Edilson Soares www.profedilson.com.br."— Transcrição da apresentação:

1

2 DENGUE Prof Edilson Soares

3 CAUSADOR Vírus Flaviviridae

4 HISTÓRICO Os primeiros registros: Fim do século XVIII (Sudoeste Asiático (Java)n e nos Estados Unidos)

5 MOSQUITO Aedes aegypti Aedes aegypti TRANSMISSOR

6

7 Macho Macho Apenas se alimenta de seivas de plantas. Fêmea A única que contamina. Precisa da Albumina do sangue O mosquito apenas transmite a doença. (Não sofre seus efeitos)

8

9 Coloca entre 50 e 200 ovos de cada vez (a cada 72 h) Duração do ciclo completo: 9 dias Longevidade do adulto: até 30 dias

10

11

12 SINTOMAS DA DENGUE CLÁSSICA FebreProstração Dor de cabeça Dor atrás dos olhos Dores musculares generalizadas

13

14 DESENVOLVIMENTO DA DOENÇA O mosquito infectado pica o homem. O vírus se dissemina pelo sangue. Um dos locais preferidos do vírus para se instalar no corpo humano é o tecido que envolve os vasos sangüíneos. A multiplicação do vírus sobre o tecido que provoca a inflamação dos vasos. O sangue, com isso, circula mais lentamente. O sangue torna-se mais espesso. (O sangue, mais espesso, pode coagular dentro dos vasos) Se não houver tratamento específico, pode haver um choque circulatório.

15 DENGUE HEMORRÁGICA Se a pessoa tem dengue pela segunda vez (outro tipo de vírus), pode contrair a hemorrágica. Há quatro sorotipos diferentes de dengue. O DEN2, é o mais intenso. Este tipo pode evoluir para a dengue hemorrágica. Combinação da seqüência de doença, da força do vírus e da suscetibilidade da pessoa.

16 SINTOMAS DA DENGUE HEMORRÁGICA SANGRAMENTOS EM VÁRIAS PARTES DO CORPO VERMILHIDÃO NO ROSTO VÔMITO OU DIARRÉIA FALTA DE APETITE PALIDEZ SUDORESE EDEMA

17

18

19

20

21

22 TRATAMENTO

23 REPOUSO INGERIR MUITO LÍQUIDO UTILIZAR MEDICAMENTO PARA ALIVIAR A DOR E FEBRE (INDICADO PELO MÉDICO) NÃO TOMAR REMÉDIOS À BASE DE ACETIL-SALICÍLICO (PROVOCAM SANGUAMENTOS E ACIDOSE) (AAS E ASPIRINA)

24 PREVENÇÃO

25 Eliminar os criadouros das larvas. Não deixar água parada e limpa em qualquer tipo de recipiente: Garrafas;Pneus; Pratos de vasos de plantas e xaxim; Bacias; Copos descartáveis. Não esquecer aberto: Caixas d'água; Cisternas;Tambores;Poços; Outros depósitos de água.

26

27 DICAS Lave bem os pratos de plantas e xaxins, Limpe as calhas e as lajes das casas. Lave bebedouros de aves e animais com uma escova ou bucha (Troque a água todos os dias) Guarde as garrafas vazias de cabeça para baixo. Jogue no lixo copos descartáveis, tampinhas de garrafas, latas e tudo o que acumula água. O lixo deve ficar o tempo todo fechado.


Carregar ppt "DENGUE Prof Edilson Soares www.profedilson.com.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google