A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PREFEITURA DE GOIÂNIA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PREFEITURA DE GOIÂNIA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL."— Transcrição da apresentação:

1 PREFEITURA DE GOIÂNIA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL

2 D E N G U E A dengue é, dentre as doenças virais de transmissão vetorial, a que mais causa impacto em termos de morbidade na população mundial. É causada por qualquer um dos quatro sorotipos do vírus do dengue, denominados DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4, e tem como principal vetor urbano, mosquitos da espécie Aedes aegypti.

3

4

5 Características Gerais Características Gerais É um arbovírus. É um arbovírus. Transmitido por mosquitos ( Aëdes aegypti e albopictus). Transmitido por mosquitos ( Aëdes aegypti e albopictus). Pertencente à família Flaviviridae, gênero Flavivirus. Pertencente à família Flaviviridae, gênero Flavivirus. Composto de RNA de filamento único. Composto de RNA de filamento único. Possui 4 sorotipos (DEN-1, 2, 3 e 4). Possui 4 sorotipos (DEN-1, 2, 3 e 4).

6 Patogenia Mosquito pica/ Adquire o vírus viremia 0 5 Doença Ser humano Período de incubação extrínsico Mosquito pica/ transmite o vírus viremia Período de incubação intrínsico Doença Ser humano 2 DIAS

7 BIOLOGIA

8 CRIADOUROS

9

10

11

12 Ficha Técnica Nome: Vaso de Plantas Armazenamento de Água: 500 ml (aprox.) Quantidade de Larvas: 150 (aprox.) Medidas Preventivas: Colocar areia para não acumular água. Ficha Técnica Nome: Copos, Sacos, Garrafas Plásticos e outros. Armazenamento de Água: 200 ml (aprox.) Quantidade de Larvas: 50 (aprox.) Medidas Preventivas: Local adequado ( Lixo)

13 Ficha Técnica Nome: Ferro Velho Armazenamento de Água: Sem limites Quantidade de Larvas: Mais de 1000 Litros Medidas Preventivas: Não deixar que estes recipientes fiquem descobertos, o correto seria colocar em galpões cobertos e fechados. Ficha Técnica Nome: Calha para água da chuva Armazenamento de Água: 100 ml (aprox.) Quantidade de Larvas: 50 (aprox.) Medidas Preventivas: Limpar retirando qualquer objeto que obstrua a passagem da água

14 Ficha Técnica Nome: Pneus Armazenamento de Água: 5 Litros (aprox.) Quantidade de Larvas: 250 (aprox.) Medidas Preventivas: Colocar em locais fechados que não entre em contato com água. Esvaziar todos que contenham água. Ficha Técnica Nome: Caixa D'água Armazenamento de Água: 500 Litros (aprox.) Quantidade de Larvas: 1000 (aprox.) Medidas Preventivas: Tampar bem.

15 Ficha Técnica Nome: Casca de Ovos, Lavas, Copos, Tampinhas de Garrafas. Armazenamento de Água: 80 ml (aprox.) Quantidade de Larvas: 50 (aprox.) Medidas Preventivas: Furar todos os recipientes, pelos menos 5 furos no fundo. Ficha Técnica Nome: Caixa de Escoamento Armazenamento de Água: 500 ml (aprox.) Quantidade de Larvas: 50 (aprox.) Medidas Preventivas: Limpar 2 vezes por semana.

16

17

18 Tratamento físico de criadouro

19 Ocos de Árvore

20 Tambor com Água

21 Controle Biológico Nome: Betta splendens L.P. CETRAV/SESA

22 CONTROLE QUÍMICO

23 UBV - Fumacê

24 Educação em Saúde e Mobilização Social

25

26 Outros Vetores Anopheles sp. Aedes albopictus Sabhetes sp. Haemagogus sp. Lutzomyia sp.

27

28

29

30

31 Código Penal DECRETO-LEI N o 2.848, DE 7 DE DEZEMBRO DE DECRETO-LEI N o 2.848, DE 7 DE DEZEMBRO DE CAPÍTULO III DOS CRIMES CONTRA A SAÚDE PÚBLICA Epidemia Epidemia Art Causar epidemia, mediante a propagação de germes patogênicos: Art Causar epidemia, mediante a propagação de germes patogênicos: Pena - reclusão, de dez a quinze anos. (Redação dada pela Lei nº 8.072, de ) Pena - reclusão, de dez a quinze anos. (Redação dada pela Lei nº 8.072, de ) (Redação dada pela Lei nº 8.072, de )(Redação dada pela Lei nº 8.072, de ) § 1º - Se do fato resulta morte, a pena é aplicada em dobro. § 1º - Se do fato resulta morte, a pena é aplicada em dobro. § 2º - No caso de culpa, a pena é de detenção, de um a dois anos, ou, se resulta morte, de dois a quatro anos. § 2º - No caso de culpa, a pena é de detenção, de um a dois anos, ou, se resulta morte, de dois a quatro anos. Infração de medida sanitária preventiva Infração de medida sanitária preventiva Art Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença Art Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doençacontagiosa: Pena - detenção, de um mês a um ano, e multa. Pena - detenção, de um mês a um ano, e multa. Parágrafo único - A pena é aumentada de um terço, se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a Parágrafo único - A pena é aumentada de um terço, se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro. Omissão de notificação de doença Omissão de notificação de doença Art Deixar o médico de denunciar à autoridade pública doença cuja notificação é compulsória: Art Deixar o médico de denunciar à autoridade pública doença cuja notificação é compulsória: Pena - detenção, de seis meses a dois anos, e multa. Pena - detenção, de seis meses a dois anos, e multa.

32

33

34

35 CENTRAL DE INFORMAÇÕES

36 Para ter um futuro diferente, é necessário uma reflexão sobre o passado e mudança no presente. Geraldo Edson Rosa 2008Para ter um futuro diferente, é necessário uma reflexão sobre o passado e mudança no presente. Geraldo Edson Rosa 2008

37 O B R I G A D O!!


Carregar ppt "PREFEITURA DE GOIÂNIA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google