A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO 31 - 31/10/2011 PERDÃO ATRAVÉS DO ARREPENDIMENTO E DA FÉ TEXTO ÁUREO Arrependei-vos, pois, e convertei-vos,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO 31 - 31/10/2011 PERDÃO ATRAVÉS DO ARREPENDIMENTO E DA FÉ TEXTO ÁUREO Arrependei-vos, pois, e convertei-vos,"— Transcrição da apresentação:

1 1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /10/2011 PERDÃO ATRAVÉS DO ARREPENDIMENTO E DA FÉ TEXTO ÁUREO Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos de refrigério pela presença do Senhor. At 3.19 VERDADE APLICADA Arrepender-se é reconhecer o nosso estado pecaminoso voltando- nos para Deus na busca do perdão e da transformação interior. OBJETIVOS DA LIÇÃO Mostrar que a conversão se dá pela fé e arrependimento. Definir o termo arrependimento. Apresentar a fé como princípio da conversão. TEXTOS DE REFERÊNCIA 1Ts 1.3-9

2 2 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /10/2011 PERDÃO ATRAVÉS DO ARREPENDIMENTO E DA FÉ INTRODUÇÃO CONVERSÃO: ATO DE VOLTAR-SE PARA DEUS: PRINCÍPIO DA FÉ: (Hb 11.11) FIRME FUNDAMENTO DO QUE SE ESPERA. PROVA DAS COISAS QUE SE NÃO VÊEM. PRINCÍPIO DO ARREPENDIMENTO: MUDANÇA DE ATITUDE. CONTRÁRIA OU OPOSTA A ANTERIOR.

3 3 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /10/2011 PERDÃO ATRAVÉS DO ARREPENDIMENTO E DA FÉ 1. ARREPENDIMENTO: UM PASSO EM DIREÇÃO A DEUS a. O ARREPENDIMENTO É NECESSÁRIO (Mt 3.2; Rm 5.20) Fora dos padrões divinos - volta-se para Deus. Consciente do pecado busca mudança. Remorso produz tristeza temporária. Pregações: prosperidade, batalha espiritual. Curas, milagres, princípios de psicologia. Poucas pregações sobre: Necessidade de salvação. Arrependimento pelos pecados. Perdão pelos mesmos pecados Arrependimento - mensagem prioritária dos profetas. Mensagem de João Batista

4 4 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /10/2011 PERDÃO ATRAVÉS DO ARREPENDIMENTO E DA FÉ 1. ARREPENDIMENTO: UM PASSO EM DIREÇÃO A DEUS b. OS MALES PROVOCADOS PELO PECADO ( Jo 16.8; Jr ) Ao seguir na direção de Deus: Dá prova do arrependimento verdadeiro. Passa a ter visão da sua pecaminosidade: O que parecia desejável torna-se abominável. O que era aceito sem recato passa a ser excluído. Faz separação entre o que é santo e o que é profano. Sabe que ao pecar estará passível de castigo divino. Sabe que se amar o pecado não enxerga a salvação. Inicia a luta contra o domínio do pecado.

5 5 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /10/2011 PERDÃO ATRAVÉS DO ARREPENDIMENTO E DA FÉ 1. ARREPENDIMENTO: UM PASSO NA DIREÇÃO DE DEUS c. O QUE É REALMENTE O ARREPENDIMENTO (2Co 5.17) Principal objeto do arrependimento: Mudança na maneira de pensar. Arrependimento no grego metanóia. Significa mudança de mente. Mostra-se arrependido de pensamentos, atos. Como nova criatura passa a servir a Deus. Frutos dignos do arrependimento verdadeiro.

6 6 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /10/2011 PERDÃO ATRAVÉS DO ARREPENDIMENTO E DA FÉ 2. A BÊNÇÃO DA RECONCILIAÇÃO a. RECONCILIAÇÃO: VOLTA PARA DEUS (Is 59.2; Rm 5.1) Pecar é separar-se de Deus:...vossos pecados encobrem seu rosto de vós... Através da reconciliação chega-se à salvação. É preciso haver disposição em deixar o pecado. Desistir de pecar:atitude de arrependimento. Sugestões do próprio de Jesus: (Mc 8.34) Negue-se a si mesmo, tome sua cruz, e siga-me. Buscar nele vida plena de bênçãos, pureza e santidade. Ter prazer em participar da Sua obra com propósito puro.

7 7 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /10/2011 PERDÃO ATRAVÉS DO ARREPENDIMENTO E DA FÉ 2. A BÊNÇÃO DA RECONCILIAÇÃO b. AUTO-EXAME ESSENCIAL AO ARREPENDIMENTO (1Ts 5.23) Reflexão sobre hábitos e atitudes. Transformação de dentro para fora. João Batista advertia os fariseus e saduceus: Produzam frutos dignos de arrependimento.(Mt 3.8) Evidência do verdadeiro arrependimento: Auto-exame sincero no mais profundo íntimo. Não se deixar dominar pelo pecado. Produzir frutos agradáveis a Deus.

8 8 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /10/2011 PERDÃO ATRAVÉS DO ARREPENDIMENTO E DA FÉ 2. A BÊNÇÃO DA RECONCILIAÇÃO c. O QUE OBTEMOS COM O ARREPENDIMENTO (Mc16.16) Fé salvífica e conversão. Deixar o pecado e arrependimento - exigência de Deus. Sem arrependimento não se está livre do pecado. Abandonar certos pecados não levam à salvação. O essencial é crer em Jesus como salvador. Afastar-se do pecado mas não crer em Jesus... Não está em obediência à palavra de Deus. Nem apto para entrar no reino de Deus. Quem crê em mim e for batizado... Batismo: meio de chegar à salvação.

9 9 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /10/2011 PERDÃO ATRAVÉS DO ARREPENDIMENTO E DA FÉ 3. OS INDICADORES DO ARREPENDIMENTO a. AÇÃO INDICADA NO INTELECTUAL (Rm 3.20) Três indicadores da mudança da mente: O Intelectual, o Emocional e o Voluntário. No intelecto terá percepção diferente com relação a: Deus=> Exige uma vida reta diante dEle. A si mesmo=> Seu eu encontra-se abandonado. Ao pecado => Culpa pessoal. Nenhuma carne será justificada pelas obras da lei. Vida infeliz sem a companhia de Jesus (que livra do pecado).

10 10 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /10/2011 PERDÃO ATRAVÉS DO ARREPENDIMENTO E DA FÉ 3. OS INDICADORES DO ARREPENDIMENTO b. AÇÃO INDICADA NO EMOCIONAL (Rm 8.1,16,17) Na transformação obtida no emocional: Percebe as mudanças nos sentimentos. Passa ver que o pecado causa tristeza. Produz imenso desejo de alcançar o perdão. Ao sentir-se perdoado, volta a ter o favor de Deus. Cessa a angústia da dúvida sobre a vida eterna.

11 11 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /10/2011 PERDÃO ATRAVÉS DO ARREPENDIMENTO E DA FÉ 3. OS INDICADORES DO ARREPENDIMENTO c. AÇÃO INDICADA NO VOLUNTÁRIO (Gl 2.20) Na transformação obtida no voluntário: Percebe as mudanças na sua vontade. Tem disposição p/ mudar comportamento pecaminoso. Volta-se imediatamente contra o pecado. Busca pela justiça através da obediência. Mudando a sua vontade, vive vida dirigida pela mente de Cristo. Arrependimento, condição para crer na salvação.

12 12 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /10/2011 PERDÃO ATRAVÉS DO ARREPENDIMENTO E DA FÉ 4. FÉ COMO PRINCÍPIO PARA A CONVERSÃO a. FÉ INTELECTUAL (Hb 11.6) Se não cremos cometemos pecado. A fé intelectual é crer nos fatos históricos. A Bíblia ensina sobre o pecado e o livramento. Jamais aceitaria os fatos bíblicos. Buscaria evidências materiais ou científicas. A fé intelectual busca evidências: Na arqueologia, geografia e antropologia.

13 13 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /10/2011 PERDÃO ATRAVÉS DO ARREPENDIMENTO E DA FÉ 4. FÉ COMO PRINCÍPIO PARA A CONVERSÃO b. FÉ EMOCIONAL (Mt 13.20,21) No reavivamento espiritual é dada ênfase na emoção. Sentem-se impulsionadas a crer. Expressam sentimento momentâneo. Pensam na solução dos seus problemas. O melhor é ter a vida tocada pela mensagem bíblica. A parábola do Semeador: A semente nos pedregais. Recebe com alegria, não tem raiz. Chega a perseguição se ofende e desiste.

14 14 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /10/2011 PERDÃO ATRAVÉS DO ARREPENDIMENTO E DA FÉ 4. FÉ COMO PRINCÍPIO PARA A CONVERSÃO c. FÉ VOLUNTÁRIA (Mt 13.20,21) No relacionamento íntimo com Deus. Na busca das verdades bíblicas. Aplicação da fé nos problemas pessoais. Aceitação voluntária dos outros dois elementos: Fé intelectual e a fé emocional. Voluntariado na obra de Deus. Manter-se ocupado para não ser mal usado. A alegria do Senhor é a nossa força! Mente desocupada é a oficina do diabo!

15 15 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /10/2011 PERDÃO ATRAVÉS DO ARREPENDIMENTO E DA FÉ CONCLUSÃO A fé voluntária, indicador mais importante: – Leva o homem entregar seu coração a Deus. – Busca Cristo como seu único Salvador. – Aproximará mais e mais de Deus. – Deus, por sua vez, se interessa. É natural que venhamos servir a Deus de maneira voluntária e alegre. Só na voluntariedade é válida nossa atitude.

16 16 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /10/2011 PERDÃO ATRAVÉS DO ARREPENDIMENTO E DA FÉ CONCLUSÃO II A fé voluntária deve incluir ainda: – Buscar ocupar-se na obra do Senhor. – Orar pelos pastores e irmãos da igreja. – Ler e estudar a Palavra de Deus. – Contribuir financeiramente para a obra. – Cooperar em todos os trabalhos. – Manter vínculo de amor com os irmãos.


Carregar ppt "1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO 31 - 31/10/2011 PERDÃO ATRAVÉS DO ARREPENDIMENTO E DA FÉ TEXTO ÁUREO Arrependei-vos, pois, e convertei-vos,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google