A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

3ª aula de Teontologia 17 de Fevereiro de 2012. Etimologia Etimologia é o estudo da origem e formação das palavras de determinada língua. NOME Do heb.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "3ª aula de Teontologia 17 de Fevereiro de 2012. Etimologia Etimologia é o estudo da origem e formação das palavras de determinada língua. NOME Do heb."— Transcrição da apresentação:

1 3ª aula de Teontologia 17 de Fevereiro de 2012

2 Etimologia Etimologia é o estudo da origem e formação das palavras de determinada língua. NOME Do heb shēm = memória – lembrança – renome Do gr. onoma = pessoas

3 Filosofia do Nome Os israelitas procuravam dar nomes as pessoas para muitas vezes marcarem acontecimentos notáveis. O nome não era apenas para distinguir uma pessoa de outra; Mas acreditavam que expressava o caráter e a índole do indivíduo.

4 O Caráter Pessoal do Nome Riscar o Nome ou Apagar o Nome: Significava morte, repúdio e desprezo. Veja o que nos diz: Êx Riscarei do meu livro todos os que pecaram contra mim. Deus enviará à morte todo aquele que pecar contra Sua santidade.

5 Os Nomes De Deus Os nomes de Deus existem para identificar seus atributos. Não existe para separá-Lo de outros deuses de culturas em derredor. Seus nomes revelam Suas obras. Seu poder. Sua grandeza. Sua glória.

6 Os Nomes de Deus e Sua Auto- Revelação Adonai: o que governa – senhor. Shaddai e ´El-Shaddai: poderoso, possui todo o poder. YHWH - Javé ou Jeová: Mais sagrado – Eu Sou – Senhor. Ligar-se a outros: Tsebhaoth: dos exércitos I Sm Nissi: bandeira Ex Shalom: Paz Jz 6.24 Tsidkênu: Justiça Jr 23.6 Jireh: Provisão Gn Rapha: Sara (curador) Ex Raah: Pastor Sl 23.1 Shammah: Estou presente, O Senhor Está Ali, Ez 48.35

7 YHWH - YaHVeH (vertido em português para Javé), ou YeHoVaH (vertido em português para Jeová) HebraicoPronúnciaLetra י Yodh ou Yud"Y" ה He ou Hêi"H" ו Waw ou VavW ou V ה He ou Hêi"H"

8 EL ÔLAMDeus Eterno ATTIQ YÔMINAntigo de Dias EL ELHÔHÊ ISRAELDeus de Israel EL ELAHTodo.Poderoso JEOVÁ JIRÉO Senhor provê ELOHIMCriador JEOVÁ NISSIO Senhor é a minha bandeira ADONAISenhor JEOVÁ SHALOM O Senhor é paz ELIOMAltíssimo JEOVÁ TSIDIKENU O Senhor é a nossa justiça KADOSHSanto JEOVÁ SHAMMAH O Senhor está presente GIBBOR Poderoso JEOVÁ SEBHÃÔH Senhor dos Exércitos MAOR Criador da Luz KADOSH ISRAEL Santo de Israel SHAPHATAR Juiz ELOI Senhor de todas as coisas PALET Libertador MARGEN Protetor AARÁ Meu Pastor JEHOSHUA Javé é a Salvação EL ROI Deus que vê ADON HAKAVOD Rei da Glória EL SHADAI Deus Todo.Poderoso YAVEH TIÇAVAOT Senhor das Hostes Celestiais ROBECA Que te sara YAVEH EL ELION NORAH O Senhor Deus Altíssimo é Tremendo NIKADISKIM Que nos santifica

9 YESHUA Jesus RAFÁ Que cura JEOVÁ JASER O Senhor é Reto SALVAON Senhor Todo Poderoso YHWH Nome impronunciável de Deus; sempre que aparece na Bíblia, é traduzido como Senhor JEOVÁ HOSSEU O Senhor que nos criou EL RAÍ O Deus que tudo vê EL CANÁ O Deus zeloso EL DEOT O Deus das Sabedorias YOHANAN Yohanan ou Yehoh anan (João) que se decompõe em Yeh, Yo, Yaho (abreviações de Yahweh, Javé, Deus) e hanan (compadecer-se), com o sentido de Deus teve misericórdia, se compadeceu MALAH BRIT O Anjo da Aliança JEOVÁ ELOHEKA O Senhor teu Deus


Carregar ppt "3ª aula de Teontologia 17 de Fevereiro de 2012. Etimologia Etimologia é o estudo da origem e formação das palavras de determinada língua. NOME Do heb."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google