A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

WAIS - III Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "WAIS - III Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro"— Transcrição da apresentação:

1 WAIS - III Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro
Licenciatura em Psicologia Psicometria WAIS - III Docente: Prof. Sónia Costa Discentes: Alexandra Martins, nº 38823 Ana Ramos, nº 40682 Patrícia Costa, nº 38852 A WAIS – III é um instrumento de avaliação da inteligência. Pode ser utilizada para orientação vocacional no ensino secundário ou superior, pode ser um instrumento de base para avaliação das dificuldades de aprendizagem ou para identificar sujeitos sobredotados. Por outro lado, é ainda habitual utilizar os testes de inteligência no âmbito escolar para prognosticar o êxito académico. Pode igualmente ser administrada com vista a um diagnóstico diferencial de perturbações neurológicas e psiquiátricas que afectem o funcionamento mental. A utilização da WAIS – III está reservada a profissionais com formação superior na área da Psicologia. Inteligência é “a capacidade de um individuo para actuar com um propósito, pensar de forma racional e lidar com eficácia na relação com o meio em que se insere (Wechler, 1944)

2 Princípios básicos para a utilização da WAIS - III
Idades de aplicação: Indivíduos entre os 16 e os 90 anos. Tempo de administração: 65 a 95 minutos. Caso aplique o subteste opcional, o tempo adicional será de 10 a 13 minutos. Condições físicas de administração: Esta escala pode ser aplicada num consultório, numa escola, ou no escritório. - Local tranquilo, sem ruído. - A iluminação, ventilação e temperatura devem ser adequadas. - Devem minimizar-se quaisquer distracções ou interrupções. - Mobiliário confortável e adequado. - A sala deve ser ocupada apenas pelo examinador e pelo sujeito. Quanto às idades de aplicação: Os itens, os materiais e as instruções de administração foram seleccionadas em função da sua adequabilidade para sujeitos deste intervalo de idades. Os sujeitos com idade superior a 90 anos poderão ser avaliados desde que o examinador o faça com a devida precaução dado que não existem tabelas de normas disponíveis para idades superiores a 90 anos. Quanto às condições físicas de administração: O mobiliário deve ser adequado à estatura do sujeito. A superfície da mesa deve ser lisa e com largura suficiente para que o sujeito manipule com facilidade os materiais dos subtestes.

3 Princípios básicos para a utilização da WAIS - III
Material: Manual Técnico Caderno de Registo Caderno de Estímulos Cartões (com itens do subteste Vocabulário) Caderno de Respostas Caixa com 9 cubos 5 Puzzles (para o subteste Composição de Objectos) Cartão de apresentação (do subteste Composição de Objectos) Caixa com 11 conjuntos de cartões Grelhas de correcção (para os subtestes Código e Pesquisa de Símbolos) Cronómetro 2 Lápis sem borracha Caderno de Registo – inclui a folha de respostas para a tarefa de codificação do subteste Código. Caderno de Estímulos – inclui os itens dos subtestes Complemento de Gravuras, Cubos e Matrizes. Caderno de Respostas – inclui a tarefa do subteste Pesquisa de Símbolos e as tarefas de aprendizagem incidental e de cópia do subteste Código. Caixa com 11 conjuntos de cartões – pertencem ao subteste Disposição de Gravuras. Referir idade cronológica

4 1- Complemento de Gravuras 2- Vocabulário 3-Código 4- Semelhanças
5-Cubos 6-Aritmética 7-Matrizes 8-Memória de Dígitos 9-Informação 10-Disposição de Gravuras 11-Compreensão A WAIS-III contém 14 subtestes. A ordem de administração dos subtestes deve ser sempre respeitada. Quando são administrados apenas 11 dos 14 subtestes (devido à administração ou não de testes opcionais), o examinador deve continuar a respeitar a ordem estipulada omitindo apenas os subtestes que não são necessários. (explicar todos os testes) 12-Pesquisa de Símbolos 13-Sequências de Letras e de Números 14-Composição de Objectos (opcional)

5 Organização da escala Verbal Realização 2. Vocabulário
1. Completamento de Gravuras 4. Semelhanças 3. Código 6. Aritmética 5. Cubos 8. Memória de Dígitos 7. Matrizes 9. Informação 10. Disposição de Gravuras 11. Compreensão 12. Pesquisa de Símbolos 13. Sequências de Letras e de Números 14. Composição de Objectos Divide-se em duas subescalas: Verbal e de Realização. Os subtestes da subescala Verbal e de Realização são administrados de forma alternada para ajudar o examinador a manter a atenção e o interesse do sujeito ao longo da prova. Por um lado, os subtestes podem agrupar-se dando origem aos QIs Verbal, de Realização e de Escala Completa. A soma dos resultados padronizados dos subtestes Vocabulário, Semelhanças, Aritmética, Memória de Dígitos, Informação e Compreensão é transformada em QI Verbal. Eventualmente Quando um teste não pode ser administrado ou tem que ser invalidado é possível fazer algumas substituições que permitem calcular os QIs. O subteste Memória de Dígitos só pode ser substituído pelo subteste Sequências de Letras e Números. A soma dos resultados padronizados dos subtestes Completamento de Gravuras, Código, Cubos, Matrizes e Disposição de Gravuras é transformada em QI de Realização. Eventualmente o subteste Código pode ser substituído pelo subteste Pesquisa de Símbolos. O subteste Composição de Objectos (opcional) pode substituir qualquer subteste de realização, desde que o sujeito tenha menos de 75 anos de idade. A soma dos resultados padronizados obtidos nos 11 subtestes de administração obrigatória (6 subtestes verbais + 5 subtestes de realização) é convertida no QI da Escala Completa.

6 Organização da escala em Índices Factoriais
Compreensão Verbal Organização Perceptiva Memória de Trabalho Velocidade de Processamento 2. Vocabulário 1. Completamento de Gravuras 6. Aritmética 3. Código 4. Semelhanças 5. Cubos 8. Memória de Dígitos 12. Pesquisa de Símbolos 9. Informação 7. Matrizes 13. Sequências de Letras e de Números Por outro lado, os subtestes podem agrupar-se dando origem aos Índices Factoriais: Compreensão Verbal, Organização Perceptiva, Memória de Trabalho e Velocidade de Processamento. Para o cálculo dos Índices não se pode fazer qualquer substituição de subtestes. Segundo weschler, a interpretaçao dos indices fatoriais é mais fidedigna que a interpretação individual dos subtestes e oferece imporantes informações de interesse clinico e educacional. Compreensão verbal – reflete o conhecimento global adquirido e o processamento mental necessário para responder às questoes, capacidade de compreensão. Organização percetiva – consiste na medição do raciocinio não-verbal, raciocinio fluido, atençao para detalhes e integraçao visuo-motora. Memoria de trabalho – esta dentro do dominio verbal e depende da memoria auditiva e processamento sequencial. O fator apresenta grande correlaçao com habilidades matematicas e, alem da atençao, avalia concentraçao e memoria imediata. O seu rendimento é afetado pela ansiedade, carencia de estrategias mentais e pobreza de automonitoramento. Velocidade de processamento – reflete velocidade psicomotora e velocidade mental para resolver problemas não verbais, avaliando também a capacidade de planear, organizar e desenvolver estrategias. Baixa pontuaçao neste indice reflete, geralmente, mau funcionamento motor.

7 Conversão dos resultados brutos em resultados padronizados: 20-24 anos
Subtestes Verbais Subtestes Realização

8 Conversão dos resultados padronizados em QI’s
QI Verbal QI Realização ATENÇAO: O qi da escala completa não é o somatorio dos outros dois Qis mas sim o somatorio dos resultados padronizados dos 11 subtestes obrigatorios QI Escala Completa

9 Conversão dos resultados padronizados em Índices Factoriais
Velocidade de Processamento Memória de Trabalho Compreensão Verbal Organização Perceptiva

10 Completamento de Gravuras Vocabulário Código Semelhanças Cubos
Aritmética Matrizes Memória de Dígitos Informação Disposição de Gravuras Compreensão Disposição de Gravuras Compreensão Pesquisa de Símbolos Seq. de Letras e de Números Pesquisa de Símbolos Seq. de Letras e de Números É importante que o administrador decida qual o tipo de pontuação que necessita antes de começar a administrar a prova. Esta decisão deve basear-se nos motivos para o pedido do exame e nos objectivos pretendidos com a aplicação. Se o examinador tiver dúvidas quanto ao tipo de informação pretendida é preferível que administre o conjunto dos 13 subtestes. O subteste 14 (Composição de Objectos) é opcional. É aplicado conforme o desejo do administrador. O resultado padronizado deste subteste não entra no cálculo de QIs nem dos Índices Factoriais mas pode administrar-se para obter uma representação mais rica dos sujeitos examinados. Permite calcular QIs. Não permite calcular Índices. Permite calcular Índices. Não permite calcular QIs. Permite calcular QIs e Índices Factoriais.


Carregar ppt "WAIS - III Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google