A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto de Fortalecimento de Atividades na Mesorregião

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto de Fortalecimento de Atividades na Mesorregião"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de Fortalecimento de Atividades na Mesorregião
dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri Síntese Julho de 2005

2

3 Metodologia Diagnóstico Identificação e início de articulações com lideranças empresariais e agentes de apoio na região; Compilação de estudos, iniciativas e projetos em planejamento e em execução; Consolidação das informações e dados para suporte à definição geográfica das Unidades nos estados envolvidos; Articulação para as contrapartidas referentes à cessão de infra-estrutura física e de recursos humanos destinados à Unidades nos estados envolvidos.

4 Metodologia Avaliação do capital social;
Diagnóstico Sensibilização, Mobilização e Capacitação Avaliação do capital social; Ações de sensibilização e desenvolvimento da cultura da cooperação; Apoio a organização em modelo associativo; Capacitação tecnológica e em gestão.

5 Metodologia Instalação do Comitê Gestor Mesorregional.
Diagnóstico Sensibilização, Mobilização e Capacitação Governança Instalação do Comitê Gestor Mesorregional. Instalação dos ComitêsTécnicos e definição dos grupos de trabalho para a coordenação compartilhada das ações.

6 Metodologia Coordenação pelos Comitês;
Diagnóstico Sensibilização, Mobilização e Capacitação Governança Planejamento Coordenação pelos Comitês; Definição e ajuste de estratégias; Definição e ajuste dos indicadores.

7 Metodologia Execução das ações nas dimensões de: ● Acesso a Mercados;
Diagnóstico Sensibilização, Mobilização e Capacitação Governança Planejamento Execução Execução das ações nas dimensões de: ● Acesso a Mercados; ● Tecnologia; ● Relação com Fornecedores; ● Infra-estrutura ● Qualidade e Imagem do APL; ● Cultura da Cooperação; ● Acesso ao Crédito; ● Governança e Gestão do Projeto..

8 Metodologia Monitoramento; Ajustes preventivos e corretivos.
Diagnóstico Sensibilização, Mobilização e Capacitação Governança Planejamento Execução Monitoramento Monitoramento; Ajustes preventivos e corretivos.

9 Comitê Gestor Mesorregional
1ª. reunião do Comitê Gestor, em 23/05/05, em Itamarajú, com a participação do MI, Fórum, Agência MESOVALES, Governos dos Estados da BA, ES e MG, IEL e SEBRAE.

10 Madeira e Móveis BA Eunápolis MG Turmalina

11 Madeira e Móveis Bahia Micro-região de Eunápolis
Instalação de um condomínio de pequenas indústrias de móveis com a Associação Eunamóvel.

12 Madeira e Móveis Bahia Parcerias: Governo do Estado da Bahia
SICM – Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração SEAGRI – Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária EBDA – Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrário SEPLAN/CAR – Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional Prefeitura de Eunápolis IBAMA SEBRAE BA VERACEL Legenda: Em formalização. Formalizada.

13 Madeira e Móveis Bahia Reunião com a Associação Eunamóvel.

14 Vista parcial do galpão ofertado pela Prefeitura de Eunápolis.
Madeira e Móveis Bahia Vista parcial do galpão ofertado pela Prefeitura de Eunápolis.

15 Madeira e Móveis Minas Gerais Micro-região de Turmalina
Instalação de uma Oficina de Prototipagem permanente, em substituição à oficina itinerante da UFMG/UEMG. Instalação de um Núcleo de Informações Estratégicas de Madeira e Móveis. Instalação de uma Oficina de Design com uma estrutura de informática adequada para suporte ao desenvolvimento da atividade projetual de design.

16 Madeira e Móveis Minas Gerais Parcerias:
Governo do Estado de Minas Gerais SEDE – Secretaria de Desenvolvimento Econômico Prefeitura de Turmalina SENAI MG SEBRAE MG SINDIMOV ACESITA ENERGÉTICA CAF SUZANO CELULOSE Legenda: Em formalização. Formalizada.

17 Madeira e Móveis

18 Gemas e Artefatos de Pedras
BA Itanhém MG Araçuaí Teófilo Otoni

19 Gemas e Artefatos de Pedras Bahia
Micro-região de Itanhém Apresentação de um levantamento compilado sobre situação atual de produção e beneficiamento dos bens minerais no extremo sul da Bahia. Solidificação de uma associação de produtores (Associação de Artesãos de Itanhém) com uma Unidade de Capacitação, uma Central de Serviços e um Escritório de Comercialização. Realização de cinco cursos de capacitação ministrados para os associados.

20 Gemas e Artefatos de Pedras Bahia
Parcerias: Governo do Estado da Bahia SICM – Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração CBPM – Companhia Baiana de Pesquisa Mineral SEPLAN/CAR – Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional Prefeitura de Itanhém SEBRAE BA MINART (ONG Italiana) Legenda: Em formalização. Formalizada.

21 Gemas e Artefatos de Pedras Bahia
Reunião com a Associação de Artesãos de Itanhém e o Sindicato dos Garimpeiros da Bahia e de Minas Gerais.

22 Gemas e Artefatos de Pedras Bahia
Artefatos de pedra já produzidos pela Associação de Artesãos de Itanhém.

23 Gemas e Artefatos de Pedras Bahia
Local cedido pela Prefeitura de Itanhém para a instalação da Unidade de Beneficiamento.

24 Gemas e Artefatos de Pedras Minas Gerais
Micro-região de Araçuaí e Teófilo Otoni Ações dependentes da conclusão da Fase 1 com o IEL-MG. Operacionalização de dois núcleos locais apoiados na Fase I cuja principal atividade é a capacitação dos produtores locais, com dois cursos ministrados. Solidificação de uma Associação de Produtores para suporte as ações que viabilizam a manutenção da Escola do SENAI.

25 Gemas e Artefatos de Pedras Minas Gerais
Micro-região de Araçuaí e Teófilo Otoni Criação e funcionamento de uma Central de Serviços, um Núcleo de Inovação e Design e um Escritório de Comercialização. Desenvolvimento de um estudo de viabilidade da lapidação como atividade de prestação de serviços para avaliar a demanda por serviços de lapidação, bem como a oferta destes serviços na região, focando os gargalos tecnológicos e de capacitação existentes.

26 Gemas e Artefatos de Pedras Minas Gerais
Parcerias: Governo do Estado de Minas Gerais SEDE – Secretaria de Desenvolvimento Econômico Prefeitura de Araçuaí Prefeitura de Teófilo Otoni SENAI MG SESI MG AJOMIG SINDJÓIAS CEMIG Associação Comercial e Industrial de Araçuaí Legenda: Em formalização. Formalizada.

27 Gemas e Artefatos de Pedras

28 Apicultura BA Eunápolis Mucuri Teixeira de Freitas MG Turmalina

29 Apicultura Bahia Micro-região de Eunápolis, Mucuri e Teixeira de Freitas Implantação de duas Unidades Modelo de Beneficiamento de Mel, com casa, laboratório e entreposto de mel, uma com a Associação dos Apicultores de Eunápolis e a outra com a Associação dos Apicultores do Vale do Mucuri. Implantação de uma Unidade de Comercialização de Mel com a APICSUL – Associação dos Apicultores do Extremo Sul da Bahia.

30 Apicultura Bahia Parcerias: Governo do Estado da Bahia
SICM – Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração SEAGRI – Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária EBDA – Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrário SEPLAN/CAR – Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional SUDIC – Superintendência de Desenvolvimento e Comercio CEPLAC – Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira Prefeituras de Eunápolis, Mucuri e de Teixeira de Freitas SEBRAE BA VERACEL Legenda: Em formalização. Formalizada.

31 Apicultura Bahia Reunião com APICSUL - Associação dos Apicultores do Extremo Sul Baiano, em Teixeira de Freitas.

32 Reunião com Associação de Apicultores de Eunápolis.
Apicultura Bahia Reunião com Associação de Apicultores de Eunápolis.

33 Apicultura Bahia Uma das unidades apícolas da APICSUL em avaliação
para instalação da Unidade de Coleta e Beneficiamento de Mel.

34 Apicultura Minas Gerais Micro-região de Turmalina
Organização de uma cooperativa. Implantação de uma Unidade Central de Beneficiamento de Mel. Implantação de uma Unidade de Recepção de Mel. Implantação de um Laboratório Central de Análises Químicas e Físicas.

35 Apicultura Minas Gerais Parcerias: Governo do Estado de Minas Gerais
SEDE – Secretaria de Desenvolvimento Econômico EMATER – Empresa Mineira de Tecnologia Rural Prefeitura de Turmalina SEBRAE MG ACESITA ENERGÉTICA CAF SUZANO CELULOSE Legenda: Em formalização. Formalizada.

36 Apicultura

37 Cachaça BA Itanhém MG Araçuaí Jequitinhonha Teófilo Otoni

38 Cachaça Bahia Micro-região de Itanhém
Implantar uma unidade modelo de produção de cachaça com a Associação dos Produtores de Cachaça de Itanhém. Parcerias: Governo do Estado da Bahia SEAGRI – Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária EBDA – Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrário Prefeitura de Itanhém SEBRAE BA Legenda: Em formalização. Formalizada.

39 Reunião com a Associação dos Produtores de Cachaça de Itanhém.
Bahia Reunião com a Associação dos Produtores de Cachaça de Itanhém.

40 Cachaça Minas Gerais Micro-região de Araçuaí, Jequitinhonha e Teófilo Otoni Ações dependentes da conclusão da Fase 1 com o IEL-MG. Dinamizar o funcionamento da escola de Cachaça implantada no decorrer da Fase 1 do projeto em Minas Gerais; Solidificar duas Cooperativas de Cachaça, definidas na Fase 1 do projeto, e implantar uma nova Cooperativa de Cachaça.

41 Cachaça Minas Gerais Micro-região de Araçuaí, Jequitinhonha e Teófilo Otoni Realizar seminário para incentivar os produtores para reutilização dos resíduos (vinhoto e bagaço) de modo a gerar economias e racionalização do processo produtivo, além de minimizar os impactos ambientais.

42 Cachaça Minas Gerais Parcerias: Governo do Estado de Minas Gerais
SEDE – Secretaria de Desenvolvimento Econômico EMATER – Empresa Mineira de Tecnologia Rural Prefeitura de Araçuaí Prefeitura de Jequitinhonha Prefeitura de Teófilo Otoni SENAI MG SESI MG CEMIG Legenda: Em formalização. Formalizada.

43 Reunião com a Cooperativa dos Produtores de Cachaça de Araçuaí.
Minas Gerais Reunião com a Cooperativa dos Produtores de Cachaça de Araçuaí.

44 Cachaça

45 (Piscicultura e Maricultura)
Aqüicultura (Piscicultura e Maricultura) BA Itamarajú Prado ES Conç. da Barra São Mateus

46 Piscicultura Bahia Micro-região de Prado
Implantação de uma unidade de beneficiamento e comercialização de pescado de Prado por meio da aquisição de fábrica de gelo e equipamentos e petrechos de pesca com capacidade para processar kg/dia com a Cooperativa dos Pescadores de Prado. Realização de um curso de formação profissional em pesca e conservação de pescados, envolvendo cerca de 120 pessoas, sendo pelo menos 36 mulheres, na área de pesca e aqüicultura. Capacitação de 40 produtores no curso de gestão de negócios /empreendedorismo e estratégias de colocação do produto no mercado.

47 Piscicultura Bahia Micro-região de Itamarajú
Implantação de uma unidade de produção de alevinos por meio da aquisição equipamentos de laboratório e de manejo. Realização de um curso sobre técnicas de manejo de aqüicultura.

48 Piscicultura Bahia Parcerias: Prefeitura de Prado
Governo do Estado da Bahia BAHIAPESCA – Empresa Baiana de Pesca Prefeitura de Prado Prefeitura de Itamarajú SEBRAE BA Legenda: Em formalização. Formalizada.

49 Reunião com a BAHIAPESCA em Prado.
Piscicultura Bahia Reunião com a BAHIAPESCA em Prado.

50 Piscicultura Bahia Reforma do local cedido pela Prefeitura de Prado
para a instalação dos equipamento.

51 Piscicultura e Maricultura Espírito Santo
Micro-região de Conceição da Barra Implantação de uma unidade de criação de moluscos nos estuários dos Rios Cricaré e Itaúnas por meio da aquisição de equipamentos, com a AMABARRA – Associação dos Maricultores de Conceição da Barra. Micro-região de São Mateus Implantação de uma unidade de criação de peixes em tanques rede (tilápia e robalo) por meio da aquisição de equipamentos, com a Associação dos Pescadores de São Mateus.

52 Piscicultura e Maricultura Espírito Santo
Parcerias: Governo do Estado do Espírito Santo INCAPER – Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural Prefeitura de Conceição da Barra Prefeitura de São Mateus SEBRAE ES Fundação Banco do Brasil Legenda: Em formalização. Formalizada.

53 Piscicultura e Maricultura Espírito Santo
Vista atual do local a ser cedido pelo município de Conceição da Barra a AMABARRA, a ser reformado,onde serão instalados os equipamentos a serem disponibilizados pelo convênio.

54 Piscicultura e Maricultura Espírito Santo
Vista atual do local de manejo dos tanques-rede pela Associação dos Pescadores de São Mateus, onde serão instalados os equipamentos a serem disponibilizados pelo convênio.

55 Aqüicultura (Piscicultura e Maricultura)

56 Fruticultura BA Itamarajú

57 Fruticultura Bahia Micro-região de Itamarajú
Apoiar a criação e fortalecimento de uma Central de Distribuição das Associações de Fruticultura do extremo Sul da Bahia, com o Sindicato dos Produtores Rurais de Itamarajú.

58 Fruticultura Bahia Parcerias: Governo do Estado da Bahia
SEAGRI – Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária EBDA – Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrário SEPLAN/CAR – Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional CEPLAC – Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira Prefeitura de Itamarajú SEBRAE BA Legenda: Em formalização. Formalizada.

59 Reunião com produtores rurais de Itamarajú.
Fruticultura Bahia Reunião com produtores rurais de Itamarajú.

60 Fruticultura


Carregar ppt "Projeto de Fortalecimento de Atividades na Mesorregião"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google