A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ditos Populares e expressões Agatha Professora: Rosi Turma: 8BF.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ditos Populares e expressões Agatha Professora: Rosi Turma: 8BF."— Transcrição da apresentação:

1 Ditos Populares e expressões Agatha Professora: Rosi Turma: 8BF

2 Entrar pelo cano Significado: Quando uma pessoa usa o dito entrar pelo cano, é que ela não teve sucesso em uma realização sua, dando – se mal naquilo que desejava. Origem: Não existe uma origem certa para esse dito popular, entretanto pode – se deduzir que alguém em algum momento da história, estava em uma ação onde havia por perto um cano o qual a prejudicou de alguma forma. O cano é um local apertado, e desagradável por isso entrar pelo cano não seria uma situação muito cobiçada daí então vem o significado de se dar mal, fora que uma pessoa não conseguiria sair dele sozinha.

3 À noite, todos os gatos são pardos. Significado: O seguinte Provérbio tem o intuito de nos explicar que à noite as coisas adquirem uma cor parecida, seguindo o mesmo padrão de brilho, e que, nem sempre podem ser diferenciadas umas das outras, levando-se a entender que elas são as mesmas ou semelhantes.

4 Origem (...) No interior do Mato Grosso, a mulher de um fazendeiro que fora a Corumbá, volta mais cedo, e chega a casa, de surpresa, à noite. Ouve um barulho em seu quarto. Entra e vê saindo pela janela um vulto de uma mulher com uma capa cinza. O marido rapidamente explica: - Aquilo era um gato o qual vem toda noite me amolar e tenho de abrir a janela para ele sair. Você não viu a cor? Não, responde ela: À noite, todos os gatos são pardos. A partir daí as pessoas começaram a usar esse Provérbio, sempre que desejassem mostrar algo que não se podia identificar a noite generalizando. À noite, todos os gatos são pardos.

5 Ditos Populares e expressões Clóvis 8BF

6 Enchendo linguiça: Significado: Enrolar alguém. Origem: Se alguém diz que vai lhe dar alguma coisa, enrola, enrola e não dá nem bola.

7 Pisando em ovo. Significado: Cuidadoso. Origem: Ser extremamente sensível a tratar de assuntos ou problemas delicados.

8 Ditos Populares e expressões Daniel Dias

9 Provérbios Aqui se faz, aqui se paga. Aqui se faz, aqui se paga. Significado: Que a pessoa apronta tudo com todos, mais que de uma forma ou de outra ela paga. Origem: A pessoa apronta e depois de um tempo ela paga

10 Ditos Populares e expressões Gabriel 8BF

11 Ditos Populares Dai a César o que é de César Significado: Ele se referiu que temos que cumprir com os nossos compromissos na terra, ou seja, ser fiel até mesmo em impostos. Origem: Quando os discípulos perguntaram a Jesus, se não deveriam pagar os impostos, por ser injusto naquela época, tal exploração por parte do rei César.Jesus então respondeu que deveriam dar a César o que é de César, ou seja, as moedas que na época eram gravadas com a figura do rei. Já a nossa alma, nossa vida é de Deus, e devemos da-la a Deus, mediante nossas atitudes, nossa fé, e nossa obediência a tudo que Deus nos ensinou, porque ele é quem nos fez.

12 Provérbios Enfiou o pé na jaca: Significado: Bêbado, problema muito grande Origem: A origem dessa denominação do pileque remonta aos tempos em que os bares tinham, na parte da frente, cestos com frutas e legumes. Era o modelo botequim-quitanda. E era nos cestos de palha, chamados jacás, que ficavam os artigos à venda. Quando alguém bebia demais, ao sair, enfiava o pé no jaca

13 Ditos Populares e expressões Giovanna 8Bf

14 Provérbios Colocando as barbas de molho. Significado: ficar de sobreaviso, acautelar-se, prevenir- se. Origem: "Na Antiguidade e na Idade Média, a barba significava honra e poder. Ter a barba cortada por alguém representava uma grande humilhação. Essa idéia chegou aos dias de hoje nessa expressão que significa ficar de sobreaviso, acautelar-se, prevenir-se. Um provérbio espanhol diz que "quando você vir as barbas de seu vizinho pegar fogo ponha as suas de molho". Todos devemos aprender com as experiências dos outros. "

15 Ditos Populares e expressões Stéfani O. Meira 8BF

16 Provérbios Pela boca morre o peixe Significado: Aquela pessoa que fala demais acaba dizendo o que não deve, e consequentemente prejudica a sí mesmo. Origem: A origem deste provérbio é literal, pois, o peixe morre pela boca quando vai sugar oxigênio.

17 Ditos Populares e expressões Milena Coracin 8BF

18 Provérbio Quem tem boca, vai a Roma Significado: É o que se recomenda à alguém que não conhece muito bem os lugares e por ter boca pode perguntar, chegando assim aos lugares mais longiquos. Origem: Trata-se de um antigo dito popular da época do império romano, que era detestado devido ao seu poderio ditatorial, dizendo exatamente o que está escrito: "Quem tem boca vai a Roma"

19 Provérbio Não confie na sorte, o triunfo nasce da luta Significado: não confie nos outros para realizar coisas de sua necessidade, porque os outros podem não fazer o que você precisa e te deixar na mão. Origem: Vem da observação da vida, com a qual diz que confiar demais nas pessoas, pode nos trazer problemas. Muitas pessoas já passaram por essa situação, e algumas até relato os acontecimentos.


Carregar ppt "Ditos Populares e expressões Agatha Professora: Rosi Turma: 8BF."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google