A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Etapas de formação das rochas sedimentares Classificação das rochas sedimentares detríticas Escola Secundária S. João da Talha Trabalho realizado por:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Etapas de formação das rochas sedimentares Classificação das rochas sedimentares detríticas Escola Secundária S. João da Talha Trabalho realizado por:"— Transcrição da apresentação:

1 Etapas de formação das rochas sedimentares Classificação das rochas sedimentares detríticas Escola Secundária S. João da Talha Trabalho realizado por: Inês Santos nº 12 Susana Bento nº24

2

3 As rochas sedimentares, até á sua formação, sofrem processos de meteorização, erosão, transporte e diagénese. O primeiro processo que uma rocha pré –existente é sujeita é a meteorização: química ou física. Nesta etapa, os diversos processos que a constituem fragmentam as rochas em pequenas porções, que, posteriormente serão erodidas. Na erosão, os fragmentos são separados da rocha-mãe e, de seguida, transportados por diversos agentes de transporte. Por fim, ocorre a deposição dos sedimentos que irão sofrer diagénese. Nesta fase os sedimentos são transformados em rochas sedimentares consolidadas.

4 Este tipo de meteorização inclui os diversos processos que fragmentam a rocha em pedaços cada mais pequenos sem que ocorram transformações químicas que alterem a sua composição. Neste tipo de processo incluem-se processos, tais como a acção da água, acção do gelo, acção dos seres vivos, acção do calor, o crescimento de minerais e o alívio de pressão.

5 Acção da água A alternância de períodos secos com períodos de forte humidade, resultantes da variação cíclica dos teores em água das rochas, origina aumentos de volume e retracções, gerando tensões que conduzem á fracturação e, por vezes, á desagregação do material rochoso. Acção do gelo ou crioclastia Caso entre água na rocha e haja uma diminuição de temperatura suficiente para mudar o estado físico da água, pode ocorrer uma aumento das fissuras que possam existir, contribuindo para a desagregação da rocha Acção dos seres vivos Os seres vivos influenciam a desagregação das rochas através da implantação de sementes ou através da construção dos seus habitats, como por exemplo os coelhos.

6 Acção da temperatura ou termoclastia Caso haja uma variação muito brusca da temperatura pode haver uma variação do volume das rochas. Um aumento de temperatura implica uma dilatação; um arrefecimento implica uma contracção. Este movimento sistemático leva a uma grande fracturação das rochas com formação de materiais soltos. Crescimento de minerais ou haloclastia No caso de a água existente nas fracturas das rochas conter sais dissolvidos estes podem precipitar e iniciar o seu crescimento exercendo, assim, uma força expansiva, que contribui para uma maior desagregação das rochas.

7 Alívio de pressão A redução da pressão sobre uma massa rochosa pode causar a sua expansão e a posterior fragmentação. Quando são aliviadas do peso das rochas, expandem, fracturam e formam diáclases. Algumas vezes, este alívio de pressão, conjugado com a alteração química provoca o aparecimento de camadas concêntricas. Este processo designa- se por disjunção esferoidal. Disjunção esferoidal Diáclases


Carregar ppt "Etapas de formação das rochas sedimentares Classificação das rochas sedimentares detríticas Escola Secundária S. João da Talha Trabalho realizado por:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google