A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução a Programação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução a Programação"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução a Programação
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG 1 Marcelo West Introdução a Programação

2 Conteúdos: Algoritmos não computacionais Algoritmos computacionais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG 2 Conteúdos: Algoritmos não computacionais Algoritmos computacionais Formas de Representação de Algoritmos Variáveis Constantes Operadores Matemáticos Operadores Relacionais Operadores Lógicos

3 Algoritmos não computacionais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG 3 Algoritmos não computacionais Um algoritmo é uma sequência de instruções finita e ordenada de forma lógica para a resolução de uma determinada tarefa ou problema. São exemplos de algoritmos instruções de montagem, receitas, manuais de uso, etc.

4 Algoritmos computacionais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG 4 Algoritmos computacionais O computador, a princípio, não executa nada. Para que ele faça uma determinada tarefa (calcular uma folha de pagamento, por exemplo), é necessário que ele execute um programa.

5 Algoritmos computacionais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG 5 Algoritmos computacionais Um programa é um conjunto de milhares de instruções que indicam ao computador, passo a passo, o que ele tem que fazer. Logo, um programa nada mais é do que um algoritmo computacional descrito em uma linguagem de programação.

6 Algoritmos computacionais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG 6 Algoritmos computacionais ALGORITMO X PROGRAMA Um algoritmo é uma sequência lógica de ações a serem executadas para se executar uma determinada tarefa. Um programa é a formalização de um algoritmo em uma determinada linguagem de programação, segundo suas regras de sintaxe e semântica, de forma a permitir que o computador possa entender a sequência de ações.

7 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG 5 Algoritmos computacionais LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO Conjunto de símbolos (comandos, identificadores, caracteres etc.) e regras de sintaxe que permitem a construção de sentenças que descrevem de forma precisa ações compreensíveis e executáveis para o computador.

8 TIPOS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG 7 Algoritmos computacionais TIPOS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO Existem diversas linguagens de programação, cada uma com suas características específicas e com níveis de complexidade e objetivos diferentes:

9 TIPOS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG 8 Algoritmos computacionais TIPOS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO Linguagem de Máquina: Única compreendida pelo computador. Linguagens de Baixo Nível Ex.: Assembly Linguagens de Alto Nível. Utiliza instruções próximas da linguagem humana de forma a facilitar o raciocínio (Ex.: Java, C++, PHP, ASP, etc.).

10 Algoritmos computacionais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG 9 Algoritmos computacionais Na programação deve-se distinguir claramente dois aspectos: Aspecto estático: a formulação de um algoritmo consiste em um texto contendo comandos (instruções) que devem ser executados numa ordem prescrita.

11 Algoritmos computacionais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG 10 Algoritmos computacionais Aspecto dinâmico: os efeitos que são causados pela execução do programa no tempo, dado um conjunto de valores iniciais. A partir de agora iremos focar no aspecto estático, ou seja, vamos nos preocupar em criar algoritmos para resolver problemas.

12 Algoritmos computacionais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG 11 Algoritmos computacionais As três etapas na criação de um algoritmo são: Onde temos: Entrada: São os dados de entrada do algoritmo Processamento: São os procedimentos utilizados para chegar ao resultado final Saída: São os dados já processados

13 Algoritmos computacionais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG 12 Algoritmos computacionais Exemplo de Algoritmo Soma de dois números informados pelo usuário:

14 Algoritmos computacionais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG 13 Algoritmos computacionais Linguagem de expressão de algoritmos PORTUGOL é uma pseudolinguagem de programação utilizada para obter uma notação para algoritmos, a ser usada na definição, na criação, no desenvolvimento e na documentação de um programa.

15 Algoritmos computacionais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG 14 Algoritmos computacionais Principais comandos do Portugol Inicio - Fim - Leia – Escreva - Se Senão – SenãoSe – Declare – Para - Faça Enquanto

16 Algoritmos computacionais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG 15 Algoritmos computacionais Exemplo de Algoritmo em Portugol

17 Algoritmos computacionais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG 16 Algoritmos computacionais Variáveis: Variáveis e constantes são os elementos básicos que um programa manipula. Uma variável é um espaço reservado na memória do computador para armazenar um tipo de dado determinado. Variáveis devem receber nomes para poderem ser referenciadas e modificadas quando necessário.

18 Algoritmos computacionais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG 17 Algoritmos computacionais Constantes: Podemos definir um dado como constante quando ele não sofre nenhuma variação com o tempo, ou seja, seu valor é constante desde o início até o fim da execução do algoritmo, assim como é constante para execuções diferentes no tempo.

19 Algoritmos computacionais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG 18 Algoritmos computacionais Exemplo de Constante:

20 Algoritmos computacionais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG 19 Algoritmos computacionais Outro exemplo de Constante e Variável: Neste exemplo: O valor de π é constante, pois é sempre igual a O raio r é variável, pois pode assumir diferentes valores a cada cálculo da área. A área A calculada para diferentes raios também é variável.

21 Algoritmos computacionais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG 20 Algoritmos computacionais Tipos de dados As variáveis e as constantes podem ser basicamente de quatro tipos: numéricas, caracteres, alfanuméricas ou lógicas..

22 Algoritmos computacionais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG 21 Algoritmos computacionais Tipos de dados

23 Algoritmos computacionais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG 22 Algoritmos computacionais Tipos de dados Tipo Exemplo DATA CHAR “A”

24 Algoritmos computacionais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG 23 Algoritmos computacionais Declaração de Variáveis Declare NOME : texto Declare IDADE: inteiro Declare ESTRANGEIRO : lógico Declare SALARIO : real Declare DATA_NASC : data Declare FATOR_RH : char

25 Algoritmos computacionais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG 24 Algoritmos computacionais Atribuição de Variáveis NOME = “Marcelo West” IDADE = 18 ESTRANGEIRO = “falso” SALARIO = ,99 DATA_NASC = FATOR_RH : “O”

26 Operadores Matemáticos
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG 25 Operadores Matemáticos

27 Hierarquia das Operações
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG 26 Hierarquia das Operações As operações aritméticas seguem uma hierarquia, a saber: 1º ( ) Parênteses 2º Exponenciação 3º Multiplicação, Divisão (o que aparecer primeiro) 4º + ou – (o que aparecer primeiro)

28 Hierarquia das Operações
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG 27 Hierarquia das Operações Exemplo:

29 Operadores Relacionais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG 28 Operadores Relacionais

30 Operadores Relacionais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG 29 Operadores Relacionais

31 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG
30 Operadores Lógicos

32 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG
31 Operadores Lógicos Por exemplo, suponha que A = 5, B = 8 e C =1 então temos que:


Carregar ppt "Introdução a Programação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google