A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VERBOS. O QUE SÃO VERBOS? AÇÃO? ACHO IMPORTANTE A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES. ACHO IMPORTANTE QUE AS MULHERES PARTICIPEM. NEM SEMPRE OS VERBOS INDICAM.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VERBOS. O QUE SÃO VERBOS? AÇÃO? ACHO IMPORTANTE A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES. ACHO IMPORTANTE QUE AS MULHERES PARTICIPEM. NEM SEMPRE OS VERBOS INDICAM."— Transcrição da apresentação:

1 VERBOS

2 O QUE SÃO VERBOS? AÇÃO? ACHO IMPORTANTE A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES. ACHO IMPORTANTE QUE AS MULHERES PARTICIPEM. NEM SEMPRE OS VERBOS INDICAM AÇÃO.

3 O QUE SÃO VERBOS? E OS VERBOS DE LIGAÇÃO? SER, ESTAR, PARECER, PERMANECER, CONTINUAR, TORNAR-SE, FICAR, ANDAR. ELE PERMANECE ABATIDO. E OS VERBOS QUE INDICAM FENÔMENOS DA NATUREZA? ONTEM CHOVEU.

4 O QUE SÃO VERBOS É A CLASSE GRAMATICAL QUE ADMITE FLEXÕES DE PESSOA, MODO E TEMPO.

5 TEMPOS VERBAIS PRESENTE PRETÉRITO FUTURO

6 MODOS VERBAIS PONTO DE VISTA DO ENUNCIADOR SOBRE A IDEIA VERBAL MODO COMO A PESSOA QUE FALA ENCARA A IDEIA TRANSMITIDA PELO VERBO. MODO DE CERTEZA OU DE INCERTEZA OCORRÊNCIA SEGURA OU HIPÓTESE.

7 MODOS VERBAIS MODO QUE EXPRIME CERTEZA – INDICATIVO. AMANHÃ CEDO MEU CUNHADO CHEGARÁ DE VIAGEM. FUTURO INDICATIVO MODO QUE EXPRESSA INCERTEZA, DÚVIDA OU HIPÓTESE – SUBJUNTIVO SE AMANHÃ FIZER BOM TEMPO, PODEREMOS IR À PRAIA. FUTURO SUBJUNTIVO

8 MODOS VERBAIS QUANDO AFIRMAMOS QUE UM FATO É CERTEZA, QUEREMOS DIZER QUE A INTENÇÃO DA PESSOA QUE FALA É TRANSMITIR CERTEZA. O TERCEIRO MODO É O IMPERATIVO, QUE EXPRESSA UMA ORDEM, PEDIDO OU SÚPLICA. FECHE A PORTAR, POR FAVOR.

9 FORMAS NOMINAIS DO VERBO SE APROXIMAM DOS SUBSTANTIVOS OU ADJETIVOS. NÃO APRESENTAM A FLEXÃO DA PESSOA. SÃO ELAS O INFINITIVO, O GERÚNDIO E O PARTICÍPIO.

10 GERÚNDIO EXPRESSA A IDEIA VERBAL NO MOMENTO DA SUA OCORRÊNCIA. GERO FAZER OU GERAR. TERMINAÇÃO NDO: AMANDO, CORRENDO E PARTINDO.

11 PARTICÍPIO EXERCE, COM CERTA FACILIDADE, A FUNÇÃO DE ADJETIVO. PARTICIPA DAS FUNÇÕES DO ADJETIVO TERMINAÇÃO DO: AMADO, BATIDO E PARTIDO. IRREGULARES: FEITO, ESCRITO, ENTRE OUTROS.

12 INFINITIVO É A FORMA QUE EXPRESSA A IDEIA VERBAL DE MANEIRA INFINITA, ISTO É, SEM REFERÊNCIA EXPLÍCITA A QUALQUER TEMPO. É O NOME DO VERBO: AMAR, CORRER, PARTIR.

13 A CONJUGAÇÃO VERBAL CONJUGAR UM VERBO SIGNIFICA AGRUPAR, REUNIR TODAS AS FORMAS QUE O VERBO APRESENTA. OS QUE POSSUEM UMA CONJUGAÇAO SEMELHANTE NA ESTRUTURA CHAMAMOS VERBOS REGULARES: AMAR,ANDAR. AOS QUE FOGEM A ESTRUTURA CHAMAMOS IRREGULARES: SER.

14 A CONJUGAÇÃO VERBAL HÁ TRÊS PADRÕES DE CONJUGAÇÃO EM PORTUGUÊS: PRIMEIRA GONJUGAÇÃO: AR, SEGUNDA CONJUGAÇÃO: ER, TERCEIRA CONJUGAÇÃO: IR, O VERBO POR E SEUS DERIVADOS (EXPÔR, DISPOR,REPOR) SÃO DE 2ª CONUJUGAÇÃO POER.

15 VERBOS DEFECTIVOS VERBOS DE CONJUGAÇÃO INCOMPLETA,OU SEJA, NÃO SE CONJUGAM EM TODOS OS MODOS, TEMPOS E PESSOAS. PODEM SER CONJUGADOS APENAS NAS FORMAS ARRIZOTÔNICAS, OU MELHOR, NAS FORMAS CUJA VOGAL TÔNICA PERMANECE FORA DO RADICAL.

16 VERBOS DEFECTIVOS ALGUNS VERBOS SE FOSSEM CONJUGADOS IRIAM SE CONFUNDIR COM OUTROS, COMO É O CASO DE FALAR E FALIR, OS QUAIS NA 1ª PESSOA DO INDICATIVO FICARIAM DO MESMO MODO FALO. SOMENTE O VERBO FALAR TEM CONJUGAÇÃO NA 1ª PESSOA DO SINGULAR DO PRESENTE DO INDICATIVO.

17 VERBOS IRREGULAR - IAR A MAIORIA DOS VERBOS CUJO INFINITIVO TRAZ A TERMINAÇÃO EM IAR SÃO REGULARES – ADIAR, PREMIAR. MAS HÁ CERTOS VERBOS EM IAR QUE APRESENTAM UMA VOGAL E NA PRIMEIRA E NA TERCEIRA PESSOA DO SINGULAR. ODIAR, ANSIAR, MEDIAR.

18 VERBOS COM PRESENTE ESTRANHO VERBOS CUHO PRESENTE DO INDICATIVO PODE SOAR ESTRANHO: ADERIR EU ADIRO COMPETIR EU COMPITO CABER EU CAIBO VALER EU VALHO EQUIVALER EU EQUIVALHO POLIR EU PULO

19 TRABALHO EM GRUPO 1º GRUPO – O PRESENTE E OS PRETÉRITOS DO MODO INDICATIVO. 2º GRUPO – OS FUTUROS DO MODO INDICATIVO. 3º GRUPO – O PRESENTE, O PRETÉRITO E O FUTURO DO MODO SUBJUNTIVO. 4º GRUPO – OS PRINCIPAIS VERBOS DEFECTIVOS E PARTICULARIDADES. clique aqui portal positivo-resolvest-português- verbos-2011-todos-qualquer.aqui

20 Créditos:Bernadete Alves


Carregar ppt "VERBOS. O QUE SÃO VERBOS? AÇÃO? ACHO IMPORTANTE A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES. ACHO IMPORTANTE QUE AS MULHERES PARTICIPEM. NEM SEMPRE OS VERBOS INDICAM."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google