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Trabalho de Instrução de Bombeiros (TIB) COMBATE A INCÊNDIO EM AERONAVES.

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Apresentação em tema: "Trabalho de Instrução de Bombeiros (TIB) COMBATE A INCÊNDIO EM AERONAVES."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de Instrução de Bombeiros (TIB) COMBATE A INCÊNDIO EM AERONAVES

2 SUMÁRIO Emergência Aeronáutica; Partes de uma aeronave; Evolução de um incêndio em uma aeronave; Sistema de Emergência Aeroportuária; Procedimentos de Resgate; Procedimentos de Combate a Incêndio.

3 EMERGÊNCIA AERONÁUTICA Emergência Aeronáutica - situação de perigo em que uma aeronave e/ou seus tripulantes/ passageiros ou instalação do aeródromo possam se encontrar, interferindo total ou parcialmente nas suas atividades normais. Pode ser devido: – defeito técnico; – acidente ou incidente aeronáutico; – apoderamento ilícito; – sabotagem.

4 EMERGÊNCIA AERONÁUTICA incidentes acidentes

5 EMERGÊNCIA AERONÁUTICA

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7 PARTES DE UMA AERONAVE

8 EVOLUÇÃO DE UM INCÊNDIO EM UMA AERONAVE Áreas mais freqüentes –motores –cabine –aparelhos de aquecimento –trem de pouso –sistema de abastecimento de combustível –compartimento de carga

9 EVOLUÇÃO DE UM INCÊNDIO EM UMA AERONAVE (Cont.) FLASHOVER Ignição simultânea de todos os combustíveis no ambiente; Alta temperatura do piso ao teto é sua principal característica; Situação de provável explosão ambiental.

10 EVOLUÇÃO DE UM INCÊNDIO EM UMA AERONAVE (Cont.) FLASHOVER

11 EVOLUÇÃO DE UM INCÊNDIO EM UMA AERONAVE ( FLASHOVER )

12 EVOLUÇÃO DE UM INCÊNDIO EM UMA AERONAVE ( BACKDRAFT )

13 SISTEMA DE EMERGÊNCIA AEROPOTUÁRIA Materiais e equipamentos utilizados: –resgate sinalizadores almofadas pneumáticas desencarceradores talhas pneumáticas –combate a incêndio: esguichos e mangueiras EPI canhões monitores líquidos geradores de espuma e PQS

14 SISTEMA DE EMERGÊNCIA AEROPOTUÁRIA (Cont.)

15 Informações necessárias para à atuação eficiente: –tipo de alerta; –tipo de aeronave; –prefixo da aeronave e empresa; –quantidade de pessoas a bordo; –tipo de pane; –local de pouso provável; –quantidade de combustível; –natureza da carga ou se estar municiada (militar).

16 POSTO DE COMANDO COMUNICAÇÃO TRIAGEM SEGURANÇA ÁREAS DE TRABALHO POSTO MÉDICO AVANÇADO PRESERVAÇÃO DO LOCAL E DE INDÍCIOS SISTEMA DE EMERGÊNCIA AEROPOTUÁRIA (Cont.)

17 Salvaguardar informações e dados para futuras investigações; Os corpos dos mortos, ao serem retirados dos destroços, devem ser identificados com o local onde se encontravam (nº do assento), bem como seu estado geral, fotografando sempre que possível; A remoção dos destroços é de responsabilidade do proprietário da aeronave; Os restos da aeronave não devem ser tocados, salvo quando estritamente necessário para as atividades de salvamento e combate a incêndio. PRESERVAÇÃO DE LOCAL E INDÍCIOS DO ACIDENTE

18 PRESERVAÇÃO DE LOCAL E INDÍCIOS DO ACIDENTE (Cont.)

19 Caixa Preta - equipamento, confeccionado em material super resistente a chamas e ao impacto, identificado na cor laranja, destinado ao registro dos últimas informações instrumentais e conversações ocorridas antes do acidente. –CVR (cockpit voice recorder) - registra a conversação; –FDR (flight data recorder) - registra os dados instrumentais. PRESERVAÇÃO DE LOCAL E INDÍCIOS DO ACIDENTE (Cont.)

20 CAIXA PRETA

21 PROCEDIMENTOS DE RESGATE (escorregadores e escada)

22 PROCEDIMENTOS DE RESGATE (Portas)

23 PROCEDIMENTOS DE RESGATE (janelas)

24 Abertura de fuselagem: Não se deve tentar forçar aberturas atrás do anteparo traseiro da pressurização, localizado após o último conjunto de janelas. Caso ocorra o desprendimento do conjunto da cauda, tal vez seja possível o acesso através desta área; Deve-se lembrar que durante os trabalhos de corte e remoção, os ocupantes podem ficar expostos a ferimentos provenientes das ferramentas empregadas. PROCEDIMENTOS DE RESGATE (Cont.)

25 Abertura de fuselagem: Ainda é importante lembrar que muitos passageiros procuram escapar através das portas de embarque, sendo que mais freqüentemente pela porta traseira. Contudo algumas aeronaves possuem portas de embarque dianteiras. Dessa forma, é importante concentrar as ações de resgate nessas aberturas. PROCEDIMENTOS DE RESGATE (Cont.)

26 PROCEDIMENTOS DE RESGATE (abertura de fuselagem)

27 Pontos críticos: –asas e motores; –ações de evacuação; –taxa de propagação do incêndio; –flashover, bacdraft e bleve; –números de vítimas; –calor e chamas; –derramamento de combustível. PROCEDIMENTOS DE COMBATE A INCÊNDIO (Cont.)

28 É importante lembrar que toda mudança de vento, estrutura, meios disponíveis e de chamas deve, obrigatoriamente, implicar em uma nova avaliação tática; Os princípios que serão repassados foram extraídos da NFPA 403, que regula as ações em emergências aeronáuticas. PROCEDIMENTOS DE COMBATE A INCÊNDIO (Cont.)

29 Procedimentos básicos: –isolar a área; –definir as áreas de trabalho; –combater os focos principais; –resfriar a fuselagem; –evacuar e resgatar os ocupantes da aeronave; –combater os focos secundários; –utilizar LGE e PQS, sempre que possível; –combater sempre a favor do vento; –manter sempre protegida a rota de evacuação; –estabelecer sempre opções de fuga para as equipes de emergência. PROCEDIMENTOS DE COMBATE A INCÊNDIO (Cont.)

30 Incêndio no interior da fuselagem –locais mais freqüentes: abaixo do assoalho; paredes da cabine; cavidades do teto. –variáveis influenciadoras: tempo resposta; quantidade, tipo e forma dos materiais combustíveis; quantidade de ar presente; existência e quantidade de ocupantes no interior da fuselagem. PROCEDIMENTOS DE COMBATE A INCÊNDIO (Cont.)

31 Incêndio no interior da fuselagem –aeronave ocupada facilmente detectados; possibilita um pronto atendimento; principal preocupação é o salvamento. –aeronave desocupada atraso na detecção; queima lenta; principal preocupação é a entrada na aeronave. PROCEDIMENTOS DE COMBATE A INCÊNDIO (Cont.)

32 Incêndio no interior da fuselagem (aspectos táticos): –não há uma orientação rígida; –ataque indireto e ventilação como ferramentas muito utilizadas; –confecção de aberturas para aplicação de agentes extintores (PQS, espuma e jato de neblina; –necessidade de identificação do foco e intensidade do incêndio (empolamento da pintura da fuselagem e concentração de fumaça) –investigar todos os espaços existentes quando do rescaldo. PROCEDIMENTOS DE COMBATE A INCÊNDIO (Cont.)

33 PROCEDIMENTOS DE COMBATE A INCÊNDIO (interior da fuselagem)

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35 Incêndio nos motores (aspectos gerais): –deve-se ter cuidado com a exposição ao calor intenso emanado pelas turbinas, bem como, com as pás da hélice; – o tempo de exposição ao calor intenso não deve ultrapassar: dez minutos - turbinas trinta minutos - motores convencionais PROCEDIMENTOS DE COMBATE A INCÊNDIO (Cont.)

36 Incêndio nos motores (aspectos táticos): – convencional - a extinção deve ser realizada aplicando-se: externamente - água pulverizada e espuma; internamente - PQS, halogenados e CO 2 ; aplicação - abertura de refrigeração, janelas de inspeção, tomadas de ar e tubos de escapamentos. PROCEDIMENTOS DE COMBATE A INCÊNDIO (Cont.)

37 Incêndio nos motores (aspectos táticos): –turbina - a extinção deve ser realizada aplicando- se: externamente - água pulverizada e espuma; internamente - PQS, halogenados e CO 2 ; aplicação - janelas de inspeção e tomadas de ar; –Deve-se evitar empregar espuma no sistema de admissão e escapamento. PROCEDIMENTOS DE COMBATE A INCÊNDIO (Cont.)

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41 PROCEDIMENTOS DE COMBATE A INCÊNDIO (cont.) Empregando veículos: atacar a favor do vento ou de forma que o vento venha a favorecer; proteger a fuselagem; atacar os focos principais, afastando as chamas da fuselagem e das junções das asas; preparar e proteger a rota de evacuação; estabelecer fonte de abastecimento de água e/ou espuma.

42 PROCEDIMENTOS DE COMBATE A INCÊNDIO (empregando 01 veículo)

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48 PROCEDIMENTOS DE COMBATE A INCÊNDIO (empregando 02 ou 03 veículos)

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51 PROCEDIMENTOS DE COMBATE A INCÊNDIO (Cont.) FIM


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