A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Movimento Revolucionário 8 de Outubro.  O Brasil vivia uma Ditadura militar, onde não havia o direito de expressão, a censura era muito grande e todo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Movimento Revolucionário 8 de Outubro.  O Brasil vivia uma Ditadura militar, onde não havia o direito de expressão, a censura era muito grande e todo."— Transcrição da apresentação:

1 Movimento Revolucionário 8 de Outubro

2  O Brasil vivia uma Ditadura militar, onde não havia o direito de expressão, a censura era muito grande e todo o poder do país estava concentrado na mão do executivo.  Regime em que qualquer tipo de manifestação acabava em prisão, tortura e assassinato.  O povo clamava por liberdade.

3

4

5  Foi uma organização política que participou da luta armada contra a ditadura militar brasileira.  Surgido em 1964 com o nome de Dissidência do Rio de Janeiro, foi depois rebatizado, inspirado no dia em que Ernestro “Che” Guevara foi preso na Bolívia, em 8 de outubro de 1967.

6

7  Tinha como objetivo a instalação de um Estado socialista no Brasil e acabar com a ditadura.

8  Os grupos de Esquerda armada no Brasil foram formados, em sua maioria, por estudantes secundaristas e universitários influenciados pelas teses marxista- leninista. Mas também existiram guerrilheiros oriundos do exército, de sindicatos e de alas progressistas da Igreja Católica.

9  Tornou-se nacional e internacionalment e conhecida pelo sequestro do embaixador norte- americano no Brasil, Charles Burke Elbrick, em setembro de 1969.

10  O plano funcionou, as exigências foram aceitas e os prisioneiros foram libertados.  Os integrantes do grupo foram duramente perseguidos e reprimidos o que levou à quase extinção da organização.

11 Mesmo com as perseguições, as operações armadas, como roubos e assaltos a continuaram.

12  No MR-8 militava Lara Lavelberg, companheira do ex-capitão Carlos Lamarca e em 1971, com a quase completa destruição da VPR da qual ele era um dos dirigentes, o MR-8 passou a contar com a militância do líder guerrilheiro. Aquele ano, porém, Lamarca foi morto na Bahia  Seguindo-se à morte de Iara em Salvador, pouco menos de um mês antes

13  Em 1971 a repressão do regime militar aumentou muito e o MR-8 quase chegou ao fim em  A maioria dos militantes se refugiaram no Chile, onde a direção teve que se reestruturar.  A luta armada deu lugar ao jogo político e o MR-8 aproximou-se do MDB, tendo Orestes Quércia como principal liderança.  O grupo passa a editar o periódico “Hora do Povo”.

14  Até hoje o MR-8 continua atuando como uma corrente dentro do PMDB, aparecendo em movimentos sindicais e nas diretorias da União Nacional dos Estudantes (UNE).  O braço juvenil é conhecido como Juventude Revolucionária Oito de Outubro (JR-8).  Politicamente o MR-8 tem afinidade atualmente com o regime socialista cubano e também com o presidente venezuelano Hugo Chávez.

15 FFelipe Fernandes VVictor Mateus TTales de Marco AAnna Letycia Se tiver interesse em saber mais sobre esse movimento visite nosso blog: Nele vocês encontram informações e podem estudar para a prova!


Carregar ppt "Movimento Revolucionário 8 de Outubro.  O Brasil vivia uma Ditadura militar, onde não havia o direito de expressão, a censura era muito grande e todo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google