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Estudo dos custos associados aos serviços prestados no Sistema Nacional de Emprego – SINE Modelo e Cálculo de Custo Parâmetro DATAUnB – Maio/2013.

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1 Estudo dos custos associados aos serviços prestados no Sistema Nacional de Emprego – SINE Modelo e Cálculo de Custo Parâmetro DATAUnB – Maio/2013

2 CONTEXTUALIZAÇÃO 2

3 Objetivo Realizar estudos de custos operacionais dos postos do SINE associados à expansão e manutenção da rede de atendimento, definindo estruturas, padrões e parâmetros mínimos para as atividades desenvolvidas no âmbito desse Sistema e subsidiando o MTE para a normatização de um modelo operacional do SINE 3

4 Postos SINE Considerando – Legislação – Diversidade – Especificidades – Regiões – Localização (capital / interior) Desenvolver um modelo operacional definindo – Estruturas – Padrões – Parâmetros – Atividades  Conhecer os custos de manutenção da Rede SINE mediante a aplicação de uma metodologia 4

5 Custos e Metodologias de Custeio

6 Metodologia TDABC Modelo Teórico de Custos Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Etapa 6 Determinação do custo de capacidade Cálculo da capacidade do Posto Cálculo do custo da capacidade Determinação das atividades Determinação do tempo das atividades Cálculo do custo de cada atividade 6

7 1ª Fase (2011) Determinação do modelo de cálculo (41 postos) Definição da amostra 2ª Fase (2012) Aplicação do modelo aos postos da rede nacional do SINE 7

8 1ª Fase (2011) Metodologia de Aferição de custos – ABC

9 1ª Fase (2011) Delineamento da metodologia de aferição dos custos Tipo de ConvênioLocalização Porte (quantidade média de atendimentos/dia em 2010) Região Geográfica CATEGORIAS  Entidades Privadas sem Fins Lucrativos  Prefeituras  Secretarias Estaduais  Capital  Interior  Até 10  De 11 a 40  De 41 a 80  Mais de 80  Norte  Nordeste  Sudeste  Sul  C.-Oeste Critérios iniciais de agrupamento de postos 9

10 Tipo Região NONESESUCOTotal Convênio com Entid. Priv. sem Fins Lucrativos em capitais com mais de 80 atendimentos por dia 11 Convênio com Prefeituras em capitais com mais de 80 atendimentos por dia 11 Convênio com Prefeituras no interior com mais de 80 atendimentos por dia 11 Convênio com Secretarias Estaduais em capitais com até 10 atendimentos 112 Convênio com Secretarias Estaduais em capitais com 11 a 40 atendimentos 11 Convênio com Secretarias Estaduais em capitais com 41 a 80 atendimentos 11 Convênio com Secretarias Estaduais em capitais com mais de 80 atendimentos 1113 Convênio com Secretarias Estaduais no interior com até 10 atendimentos 527 Convênio com Secretarias Estaduais no interior com 11 a 40 atendimentos Convênio com Secretarias Estaduais no interior com 41 a 80 atendimentos 2226 Convênio com Secretarias Estaduais no interior com mais de 80 atendimentos 1214 Total AMOSTRA INTENCIONAL ESTRATIFICADA 10

11 1ª Fase (2011) Delineamento da metodologia de aferição dos custos Tipo de convênio 2% 6% 92% 3% 5% 92% 11

12 Modelo

13 Metodologia 1.Entrada de dados 2.Cálculo 3.Diagnóstico 13

14 Informe a seguir a quantidade estimada de Atendimentos Mensais Previstos que serão realizadas no Posto Atividade Quantidade Mensal Recepção e triagem (AT1)======> - Carteira de Trabalho e Previdência Social (AT2)======> Habilitação do Seguro-Desemprego (AT3)======> Busca de informação pelo trabalhador (AT4)======> Inscrição (AT5)======> 400 Atualização cadastral (AT6)======> 600 Registro do retorno do encaminhamento (AT7)======> 800 Pesquisa de oportunidade de emprego (AT8)======> Encaminhamento (AT9)======> Convocação (AT10)======> - Pré-seleção (AT11)======> - Orientação profissional (AT12)======> - Pesquisa de oportunidade de qualificação (AT13)======> - Administração de Vagas (AT14)======> - Informe a Carga horária Semanal dos Funcionários do Posto======> 30 Valor da Remuneração Média dos Funcionários Operacionais======> R$ Valor Remuneração Média dos Funcionários Administrativos======> R$ IDM da Firjan do Município onde está localizado o Posto======> 0,76 População do Município======> Entrada 14

15 Diagnóstico Perfil do Posto Quantidade de Funcionários Operacionais do Posto37 Quantidade de Funcionários Administrativos 4 Quantidade de veículos1 Quantidade de Computadores42 Quantidade de Impressoras6 Planilha de Custo - Valor AdequadoMensalAnualCinco AnosDez Anos Empregados R$ R$ R$ R$ Equipamentos R$ R$ R$ R$ Veículos R$ R$ R$ R$ Móveis e Utensílios R$ R$ R$ R$ Material de Consumo R$ R$ R$ R$ Utilidades R$ R$ R$ R$ Total R$ R$ R$ R$ Custo Minuto Parâmetro R$ 0,42 Planilha de Custo - Valor MáximoMensalAnualCinco AnosDez Anos Empregados R$ R$ R$ R$ Equipamentos R$ R$ R$ R$ Veículos R$ R$ R$ R$ Móveis e Utensílios R$ R$ R$ R$ Material de Consumo R$ R$ R$ R$ Utilidades R$ R$ R$ R$ Total R$ R$ R$ R$ Parâmetro do Custo Minuto Posto com Custo Abaixo da Mediana Parâmetro do Custo Minuto ex-anteCusto Abaixo do Esperado Ex-Ante 15

16 2ª Fase (2012) Aplicação do Modelo na Rede SINE

17 Coleta de dados (jul/2012 – out/2012) Cálculo dos custo parâmetro por posto 17

18 Aplicação do Modelo na Rede SINE Resultados da consulta aos Convênios – Dados recebidos – Planilha com postos ( ) POSTOSSem PendênciasCom PendênciasExcluídos ,0%90,6%4,7% 18

19 RESULTADOS 19

20 Resultados Gerais Tipo de convênio Localização – Estaduais: 997 municípios; 21 UFs – Municipais: 47 municípios; 19 UFs – Entidades: 2 municípios; RJ e SP – Capitais: 234 (18%); Interior (82%) 20

21 Resultados Gerais Funcionários Média9,38 Mediana6 Desvio Padrão13,73 Mínimo1 Máximo179 Total

22 Resultados Gerais Carga horária Média37,90 Mediana40 Desvio Padrão4,20 Mínimo20,0 Máximo45,0 22

23 Resultados Gerais Remuneração OperacionaisAdministrativos Postos (Percent.)(100,0%)(53,9%) Média1.171, ,81 Mediana1.033, ,00 Desvio Padrão570,27716,12 Mínimo414,00200,00 Máximo7.636, ,00 Erro de registro 23

24 Resultados Gerais Custo parâmetro/minuto Postos1.281 Média0,33 Mediana0,32 Moda0,39 Desvio Padrão0,12652 Mínimo0,11 Máximo1,51 24

25 Custo parâmetro por Região RegiãoNMédiaD.P.MedianaMínimoMáximo Norte750,380,130,360,140,84 Nordeste2540,340,130,310,130,91 Sudeste5020,300,130,280,141,51 Sul3290,340,090,340,140,63 C.-Oeste1170,390,150,380,110,88 25

26 Custo parâmetro por tipo de convênio Tipo NMédiaD.P.MedianaMínimoMáximo Estado1.1560,340,130,330,111,51 Município1060,290,120,260,130,89 Entidade190,240,050,220,200,43 26

27 ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA) 27

28 Análise de Eficiência (Data Envelopment Analysis – DEA) Objetivo: avaliar o desempenho de organizações e atividades por meio de medidas de eficiência técnica Compara Produção com determinados recursos X O que poderia ter sido produzido com os mesmos recursos As unidades comparadas devem ser homogêneas – mesmas tarefas, mesmos objetivos, mesmas condições contextuais e com autonomia para tomar decisões – devem possuir as mesmas entradas e saídas, diferenciando-se nas intensidades Unidade de análise: Posto SINE 28

29 Conclusões do Estudo de Custos

30 O trabalho com as bases de dados gerenciais do MTE possibilitou – oportunidade de aprimoramento dos registros – revelar o grau de organização de dados no âmbito de cada convênio – reforçar a necessidade de tornar rotina nos Postos SINE o cuidado com a precisão e a correção no registro de dados 30

31 Conclusões do Estudo de Custos É possível, em um País diverso e continental, estabelecer diretrizes globais, orientar e mapear processos e procedimentos; O MTE tem como desafio incorporar e coordenar seus parceiros na execução da política pública segundo os critérios estabelecidos, a partir de um modelo técnico e científico de abrangência nacional 31

32 Conclusões do Estudo de Custos O modelo proposto não é fixo e deve ser revisto, sem que se perca o caráter de justificação técnico-científica dos custos operacionais Não se propõe uma mudança que desconsidere o histórico das relações entre as parcerias, mas a inclusão de novos argumentos calcados em bases mais objetivas e de interesse público 32

33 Estudo dos custos associados aos serviços prestados no Sistema Nacional de Emprego – SINE Modelo e Cálculo de Custo Parâmetro DATAUnB – Maio/2013


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