A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COLÉGIO SÃO JOSÉ ORIGEM DA VIDA Biologia 1° ANO- ENSINO MÉDIO PROF. VANESCA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COLÉGIO SÃO JOSÉ ORIGEM DA VIDA Biologia 1° ANO- ENSINO MÉDIO PROF. VANESCA."— Transcrição da apresentação:

1

2 COLÉGIO SÃO JOSÉ ORIGEM DA VIDA Biologia 1° ANO- ENSINO MÉDIO PROF. VANESCA

3

4 TEORIA DO BIG BANG  Para os cientistas, tudo o que existe no universo veio de uma bolha que, há cerca de 10 ou 20 bilhões de anos, surgiu em um tipo de “sopa” quentíssima e começou a crescer, dando origem a toda a matéria que conhecemos.  Alguns cientistas concordam sobre detalhes do Big-Bang.  Alguns acreditam que a matéria existente no universo formou primeiramente as galáxias, que ficaram tão grandes que se quebraram e os pedaços viraram as primeiras estrelas. Outros acham que ocorreu o contrário: primeiro surgiram as estrelas e, aos poucos, elas foram se juntando e formaram as galáxias.

5 E assim... As galáxias povoaram todo o universo. É raro existir uma galáxia isolada. Elas tendem a se juntar em grupos que podem incluir desde dezenas de galáxias até superaglomerados, com milhares delas. A Via Láctea formou-se nessa fase.

6 O Big Bang foi quem deu origem a expansão do universo a partir de seu estado inicial de alta compressão, numa explosão repentina.O resultado foi uma violentíssima explosão que deu origem aos planetas, estrelas e etc. compressão explosãocompressão explosão Uma pequena história...

7 EXPLICAÇÃO CIENTÍFICA PARA A ORIGEM DO UNIVERSO TEORIA DO BIG BANG O Big Bang é o momento da explosão que deu origem ao Universo, entre 12 e 15 bilhões de anos. A partir do primeiro centésimo de segundo após a explosão o Universo começou a evoluir.

8

9 A EVOLUÇÃO DO UNIVERSO Teve início, logo após a explosão de uma bola de matéria compacta, densa e quente, com um volume aproximadamente igual ao volume do nosso sistema solar. Essa explosão desencadeou uma série de eventos cósmicos, formando as Galáxias, as Estrelas, os Corpos Planetários e eventualmente, a vida na Terra.

10 CRONOLOGIA DO UNIVERSO... Formação das estrelasestrelas 200 milhões de anos após o Big Bang

11 Formação de galáxias milhões de anos após o Big Bang

12 Formação do Sistema Solar 5 bilhões de anos atrás

13 Formação da Terra 4.5 bilhões de anos atrás Ambiente inóspito para os seres vivos

14 Formação da vida 3.8 bilhões de anos atrás

15

16 UNIVERSO EM EXPANSÃO COMPONENTES DO UNIVERSO AGLOMERADOS AMBIENTE QUENTE E DENSO LEMAITRE (1894–1866) E GLASMOW (1904–1968) INICIO DO UNIVERSO-GRÃO PRIMORDIAL ULTRADENSO “BIG-BANG” SEGUNDO GLASMOW (13,5 BILHÕES DE ANOS ATRÁS)

17 ATÉ SÉCULO XVII GERAÇÃO ESPONTÂNEA(ABIOGÊNESE) x CRIAÇÃO DIVINA (CRIACIONISMO) A PARTIR DO SÉCULO XVII SURGIRAM DÚVIDAS LOUIS PASTEUR CHARLES DARWIN

18

19 Origem da vida Até meados do séc. XIX, acreditava-se que seres podiam surgir espontaneamente da matéria não-viva. Hoje, sabe-se que um ser vivo surge somente através da reprodução. Biogênese versus abiogênese

20 Origem da vida DEFENSORES DA ABIOGÊNESE  Helmont  Needham  Aristóteles  William Harvey  Isaac Newton  René Descartes CRÍTICOS DA ABIOGÊNESE  Redi  Joblot  Spallanzani  Louis Pasteur

21 GERAÇÃO ESPONTÂNEA (ABIOGÊNESE) SURGIMENTO DE SERES VIVOS POR MECANISMOS NÃO REPRODUTIVOS

22 As folhas que caem das árvores ao entrar em contato com a água formaria os peixes As folhas que caem das árvores ao entrar em contato com o solo formaria as aves Portanto, na abiogênese, da matéria bruta poderia se originar uma vida

23 ARISTÓTELES (384 – 322 a.C.) RENÉ DESCARTES (1596– 1650) ISAAC NEWTON (1642 – 1727) BAPTISTE VAN HELMONT (1577 – 1644) “RECEITA DE RATOS” “(...)coloca-se, num canto sossegado e pouco iluminado, camisas sujas. Sobre elas espalham-se grãos de trigo, e o resultado será que, em 21 dias, surgirão ratos.”

24 O que era o princípio ativo? Era algum gás ou substância que possibilitava que da matéria bruta (sem vida) surgisse a VIDA (algum animal, como o camundongo).

25 BIOGÊNESE SURGIMENTO DE SERES VIVOS POR MECANISMOS REPRODUTIVOS

26 FRANCESCO REDI (1626 – 1697) VERMES EM CADÁVERES ERAM ORIGINADOS DE OVOS DE MOSCA E NÃO DA TRANSFORMAÇÃO DA CARNE DECOMPOSIÇÃO DE CADÁVERES FRASCO ABERTO –PRESENÇA DE VERMES FRASCO FECHADO – AUSÊNCIA DE VERMES

27

28 ANTONIE LEEUWENHOEK (1632 – 1723) DESCOBERTA DOS MICROORGANISMOS (VOLTA DA ABIOGÊNESE PARA EXPLICAR A ORIGEM DOS MICROORGANISMOS)

29 LOUIS JOBLOT (1645 – 1723) FERVEU CALDO NUTRITIVO FRASCO ABERTO (PRESENÇA DE MICROORGANISMOS) FRASCO FECHADO (AUSÊNCIA DE MICROORGANISMOS) ACREDITAVA QUE O AR ERA CONSTITUÍDO POR “SEMENTES” QUE DAVAM ORIGEM AOS MICROORGANISMOS.

30 NEEDHAM x SPALLANZANI (1713 – 1781) (1729 – 1799) NEEDHAM FERVEU CALDO NUTRITIVO (PRESENÇA DE MICROORGANISMOS) “GERAÇÃO ESPONTÂNEA”

31 NEEDHAM x SPALLANZANI SAPPALAZANI REFEZ EXPERIÊNCIA: VEDOU 4 FRASCOS COM ROLHA (PRESENÇA DE MICROORGANISMOS) VEDOU 4 FRASCOS DERRETENDO GARGALO (AUSÊNCIA DE MICROORGANISMOS)

32

33 NEEDHAM x SPALLANZANI “POLÊMICA DA ORIGEM DOS MICROORGANISMOS” CONFEITEIRO NICHOLAS APPERT (1749 – 1841) INICIOU VENDA DE PRODUTOS ENLATADOS

34 LOUIS PASTEUR (1822 – 1895) “RESOLVEU” A POLÊMICA DA ORIGEM DOS MICROORGANISMOS

35 EXPERIÊNCIA AMOLECEU COM FOGO 4 GARGALOS DE VIDROS COM CALDO NUTRITIVO CURVANDO-OS NA FORMA DE PESCOÇO DE CISNE (FIM DA GERAÇÃO ESPONTÂNEA)

36 LOUIS PASTEUR DEMONSTROU QUE UMA SOLUÇÃO NUTRITIVA PREVIAMENTE ESTERILIZADA MANTÉM-SE ESTÉRIL INDEFINIDAMENTE MESMO NA PRESENÇA DE AR (PASTEURIZAÇÃO)

37 TEORIAS MODERNAS SURGIMENTO DOS SERES VIVOS NA TERRA PANSPERMIA CÓSMICA (COSMOZOÁRIOS)

38

39 TEORIA DA EVOLUÇÃO QUÍMICA OU MOLECULAR RESULTADO DA EVOLUÇÃO QUÍMICA DE SUBSTÂNCIAS INORGÂNICAS EM ORGÂNICAS (HUXLEY, HALDONE E OPARIN) ALEXANDER OPARIN DESENVOLVEU A TEORIA QUE A VIDA TERIA SURGIDO DE FORMA LENTA E OCASIONAL NOS OCEANOS PRIMITIVOS.

40 ESTROMATÓLITOS (BAIA DOS TUBARÕES (AUSTRÁLIA) EVIDÊNCIAS DE ATIVIDADES BIOLÓGICAS) SINAIS DE VIDA (3,5 BILHÕES DE ANOS ATRAS)

41 STANLEY MILLER RECRIOU PROVÁVEL ATMOSFERA DA TERRA PRIMITIVA (1953) (COMPROVOU A TEORIA DE OPARIN) MISTUROU CH 4, NH 3, H 2 e H 2 O SUBMETIDAS COM DESCARGAS ELÉTRICAS (SIMULANDO RAIOS) DURANTE 1 SEMANA (ENCONTROU AMINOÁCIDOS NO LÍQUIDO)

42

43

44 TERRA PRIMITIVA 80% CO 2, 10% CH 4, 5% CO E 5% DE N 2 A MATÉRIA DA VIDA PODE TER SE FORMADO POR GERAÇÃO ESPONTÂNEA

45 SISTEMAS ISOLADOS CHUVAS CONSTANTES NA TERRA PRIMITIVA PERMITIRAM O ACÚMULO DE SUBSTÂNCIAS ORGÂNICAS DURANTE MILHÕES DE ANOS FORMANDO EM LAGOS VERDADEIRAS “SOPAS ORGÂNICAS”. COM EVAPORAÇÃO FORMARAM-SE PROTEÍNAS E ÁCIDOS NUCLEICOS

46 TEORIA DA COACERVAÇÃO COM O RETORNO DA CHUVA AS MOLÉCULAS ORGÂNICAS SE AGLOMERARAM FORMANDO OS COACERVADOS: AGLOMERADOS DE PROTEÍNAS.

47 MUNDO DO “RNA” CAPACIDADE DO RNA SE DUPLICAR E CONTROLAR REAÇÕES QUÍMICAS SUGEREM QUE O RNA PODERIA ESTAR NO INÍCIO DA VIDA.

48 Terra Primitiva

49

50

51

52

53

54 PRIMEIRO SER VIVO HIPÓTESE HETEROTRÓFICA PRIMEIROS SERES VIVOS NÃO ERAM CAPAZES DE PRODUZIR SEU PRÓPRIO ALIMENTO. ACREDITA-SE QUE, COM A ESCASSEZ DO ALIMENTO PASSARAM A PRODUZIR SEU PRÓPRIO ALIMENTO (PRIMEIROS AUTÓTROFOS)

55 HIPÓTESE AUTOTRÓFICA PRODUZIAM SEU PRÓPRIO ALIMENTO ATRAVÉS DE SUBSTÂNCIAS ORGÂNICAS. (ARQUEOBACTÉRIAS)

56 E a VIDA continua...

57 OBRIGADA PELA ATENÇÃO, MEUS ALUNINHOS QUERIDOS! PROFESSORA VANESCA


Carregar ppt "COLÉGIO SÃO JOSÉ ORIGEM DA VIDA Biologia 1° ANO- ENSINO MÉDIO PROF. VANESCA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google