A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O evangelho em pauta. (1)O que é notícia? (2)Como produzir notícias? (3)Onde e como publicar notícias?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O evangelho em pauta. (1)O que é notícia? (2)Como produzir notícias? (3)Onde e como publicar notícias?"— Transcrição da apresentação:

1 O evangelho em pauta

2 (1)O que é notícia? (2)Como produzir notícias? (3)Onde e como publicar notícias?

3 O que é notícia? Se um cão mordeu um homem, isso não é notícia. Mas se um homem morder um cão, isso é notícia! Charles Anderson Dana

4 O que é notícia? Fato, evento, comportamento, projeto, decisão, nomeação, data especial Tudo pode virar pauta

5 Características da boa notícia - resumo (1) Nova (2) Importante (3) Interessante

6 Como produzir notícias? Lead/lide – introdução, resumo, essência da matéria; Responde seis perguntas: O que? Quem? Como? Onde? Quando? Por quê?

7 Como produzir notícias? O quê? - O que aconteceu? O que foi dito? Quais são os fatos? É a pergunta mais importante. Sem ela, não há notícia e nada aconteceu. Quem? - Quem fez isso? Quem veio? Quem disse isso? Quem está nessa situação? Aqui se pergunta pelo protagonista, o autor do fato noticioso.

8 Como produzir notícias? Como? - Como se desenvolveu o fato? Em que circunstâncias? Com que meios? O como engloba dados mais detalhados, fala do processo, põe as cores no fato, coloca carne nos ossos. Quando? - Em que dia? Em que hora? Antes ou depois de quê? Para o leitor ou ouvinte popular é mais fácil entender quando a notícia se relaciona com uma data conhecida.

9 Como produzir notícias? Onde? - Em que lugar? Aqui também é melhor buscar um onde que se relaciona com um lugar conhecido (especialmente quando for uma notícia para veiculação local). Exemplo: Nessa mesma região, na cidade vizinha, a três quadras da prefeitura... Por quê? – O que motivou? Quem ou o que está por trás disso? Quais são as implicações para minha comunidade?

10 Como produzir notícias? Pirâmide invertida + importante - importante

11 Como produzir notícias? Apuração – coletar informações - na hora; - bloco, caneta e gravador; - atentar para a grafia dos nomes; - anotar tudo; - eleger personagens; - ser imparcial

12 Como produzir notícias? Linguagem Clara: O homem estava embaixo da mesa e tinha a perna quebrada. Quem tinha a perna quebrada? Que tal assim: O homem que tinha a perna quebrada estava embaixo da mesa. Desde que a perna quebrada seja mesmo a do homem

13 Como produzir notícias? Linguagem Direta: Em lugar de prédio alto ou muitas pessoas compareceram à reunião, diga o prédio de quinze andares; noventa pessoas compareceram à reunião. Use sujeito + verbo + predicado Detalhe ao máximo

14 Como produzir notícias? Linguagem Objetiva: imparcial, simples, atual; universal; correta; precisa; organizada

15 Como produzir notícias? Linguagem Evitar igrejismos: Departamental – líder/diretor… Espírito de Profecia – escritos/livros de Ellen G. White; Ancião – líder religioso/leigo local; Associação Paulista Central l APaC– sede administrativa da Igreja Adventista para a região central do Estado de São Paulo;

16 Onde publicar? - Site da APaC – eventos e projetos da igreja de interesse regional - Agência Sul-Americana de Notícias (DSA) – notícias de interesse nacional -www.portaladventista.org /

17 Portal APaC

18 - Site da Apso – eventos e projetos da igreja de interesse regional - Agência Sul-Americana de Notícias (DSA) – notícias de interesse nacional -www.portaladventista.org /

19 30 dicas para escrever bem 1. Deve evitar ao máx. a utiliz. de abrev., etc.

20 30 dicas para escrever bem 2. É desnecessário fazer-se empregar de um estilo de escrita demasiadamente rebuscado. Tal prática advém de esmero excessivo que raia o exibicionismo narcisístico.

21 30 dicas para escrever bem 3. Anule aliterações altamente abusivas.

22 30 dicas para escrever bem 4. não esqueça as maiúsculas no inicio das frases.

23 30 dicas para escrever bem 5. Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz.

24 30 dicas para escrever bem 6. O uso de parêntesis (mesmo quando for relevante) é desnecessário.

25 30 dicas para escrever bem 7. Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.

26 30 dicas para escrever bem 8. Evite o emprego de gíria, mesmo que pareça nice, sacou??...então valeu!

27 30 dicas para escrever bem 9. Palavras de baixo calão podem transformar o seu texto em uma m****

28 30 dicas para escrever bem 10. Nunca generalize: generalizar é um erro em todas as situações.

29 30 dicas para escrever bem 11. Evite repetir a mesma palavra pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.

30 30 dicas para escrever bem 12. Não abuse das citações. Como costuma dizer um amigo meu: "Quem cita os outros não tem ideias próprias".

31 30 dicas para escrever bem 13. Frases incompletas podem causar

32 30 dicas para escrever bem 14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez, ou por outras palavras, não repita a mesma idéia várias vezes.

33 30 dicas para escrever bem 15. Seja mais ou menos específico.

34 30 dicas para escrever bem 16. Frases com apenas uma palavra? Jamais!

35 30 dicas para escrever bem 17. A voz passiva deve ser evitada.

36 30 dicas para escrever bem 18. Utilize a pontuação corretamente o ponto e a vírgula pois a frase poderá ficar sem sentido especialmente será que ninguém mais sabe utilizar o ponto de interrogação

37 30 dicas para escrever bem 19. Quem precisa de perguntas retóricas?

38 30 dicas para escrever bem 20. Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca use siglas desconhecidas.

39 30 dicas para escrever bem 21. Exagerar é cem milhões de vezes pior do que a moderação.

40 30 dicas para escrever bem 22. Evite mesóclises. Repita comigo: "mesóclises: evitá-las-ei!"

41 30 dicas para escrever bem 23. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.

42 30 dicas para escrever bem 24. Não abuse das exclamações! Nunca!!! O seu texto fica horrível!!!!!

43 30 dicas para escrever bem 25. Evite frases exageradamente longas pois estas dificultam a compreensão da idéia nelas contida e, por conterem mais que uma idéia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçam, desta forma, o pobre leitor a separá-la nos seus diversos componentes de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.

44 30 dicas para escrever bem 26. Cuidado com a hortografia, para não estrupar a língúa portuguêza.

45 30 dicas para escrever bem 27. Seja incisivo e coerente, ou não.

46 30 dicas para escrever bem 28. Não fique escrevendo (nem falando) no gerúndio. Você vai estar deixando seu texto pobre e estar causando ambigüidade, com certeza você vai estar deixando o conteúdo esquisito, vai estar ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo. E como você vai estar lendo este texto, tenho certeza que você vai estar prestando atenção e vai estar repassando aos seus amigos, que vão estar entendendo e vão estar pensando em não estar falando desta maneira irritante.

47 30 dicas para escrever bem 29. Outra barbaridade que tu deves evitar chê, é usar muitas expressões que acabem por denunciar a região onde tu moras!..nada de mandar esse trem...vixi..entendeu bichinho?

48 30 dicas para escrever bem 30. Não permita que seu texto acabe por rimar, porque senão ninguém irá aguentar já que é insuportável o mesmo final escutar, o tempo todo sem parar. Fonte: Professor João Pedro da UNICAMP.


Carregar ppt "O evangelho em pauta. (1)O que é notícia? (2)Como produzir notícias? (3)Onde e como publicar notícias?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google