A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVISÃO 1º ANO FÍSICA Professor: Demetrius

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVISÃO 1º ANO FÍSICA Professor: Demetrius"— Transcrição da apresentação:

1 REVISÃO 1º ANO FÍSICA Professor: Demetrius

2 Física 1 Pressão Atmosférica;
Principio de Pascal (Prensas hidráulicas); Princípio de Arquimedes (Empuxo).

3 Experiência de Torricelli Experiência Otto Von Guericke
Pressão Atmosférica Decorrente do peso do ar, que envolve todos os objetos na superfície terrestre. A pressão atmosférica diminui com a altitude. Experiência de Torricelli Experiência Otto Von Guericke Os dois hemisférios só foram separados com a força de 16 fortes cavalos

4

5 Princípio de Pascal Um líquido é capaz de transmitir uma pressão!!!
A aplicação mais relevante do Princípio de Pascal é na construção de dispositivos como prensas, freios e elevares hidráulicos, que são capazes de “multiplicar” uma força.

6 Representação esquemática de uma prensa hidráulica
ΔP1 = ΔP2 Embora a pressão transmitida pelo líquido seja IGUAL a força que surge em cada êmbolo é DIFERENTE por conta dos seus diâmetros serem diferentes.

7 EXEMPLO 1 Qual é a força necessária para equilibrar um carro, em um elevador hidráulico, de 1,2 toneladas (ou seja, peso de N),sabendo que o diâmetro do cilindro menor é de 1 m e do maior, 6 m.

8 Princípio de Arquimedes - Empuxo
É uma força, vertical e para cima, aplicada por um líquido ou um gás, quando nele está inserido um objeto.

9 O cálculo do Empuxo Peso do líquido deslocado;
Empuxo é igual ao peso (em caso de flutuação); E = d.g.V

10 Mais continhas 1. Um bloco de madeira, ao ser introduzido parcialmente na água, desloca uma quantidade de 4 litros de água. Qual é o valor da força de empuxo que ele sofre? (Considere a densidade da água dágua= 1,0.10³ kg/m³ ou 1 kg/l e gTerra=10 m/s²) 2. Um bloco de massa 2 kg está boiando na água. Quanto vale o valor da força de empuxo que nele atua? Considere a gravidade local 10 m/s².

11 3. Uma pessoa de peso 800 N está boiando na água, em uma piscina
3. Uma pessoa de peso 800 N está boiando na água, em uma piscina. Qual o valor da força de empuxo que atua nela? 4. Quais dos objetos abaixo bóiam na água? Quais afundam? Considere que todos os objetos sejam maciços (densidade da água: 1000 kg/m³ ou 1 g/cm³) Corpo Massa Volume Densidade A 400 g 50 cm³ B 4 kg 0,02m³ C 4000 kg 4 m³

12

13 VETORES Um trenó é puxado por quatro lobos. Dois animais puxam o carrinho para esquerda ( F1 e F2) e os outros dois puxam para direita ( F3 e F4). Sendo F1=10 N, F2=15 N, F3=10 N e F4=5 N, calcule a força resultante FR sobre o trenó.

14


Carregar ppt "REVISÃO 1º ANO FÍSICA Professor: Demetrius"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google