A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Física 1 Pressão Atmosférica; Principio de Pascal (Prensas hidráulicas); Princípio de Arquimedes (Empuxo).

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Física 1 Pressão Atmosférica; Principio de Pascal (Prensas hidráulicas); Princípio de Arquimedes (Empuxo)."— Transcrição da apresentação:

1

2 Física 1 Pressão Atmosférica; Principio de Pascal (Prensas hidráulicas); Princípio de Arquimedes (Empuxo).

3 Pressão Atmosférica Decorrente do peso do ar, que envolve todos os objetos na superfície terrestre. A pressão atmosférica diminui com a altitude. Experiência de Torricelli Experiência Otto Von Guericke Os dois hemisférios só foram separados com a força de 16 fortes cavalos

4

5 PRINCÍPIO DE PASCAL Um líquido é capaz de transmitir uma pressão!!! A aplicação mais relevante do Princípio de Pascal é na construção de dispositivos como prensas, freios e elevares hidráulicos, que são capazes de “multiplicar” uma força.

6 Representação esquemática de uma prensa hidráulica Embora a pressão transmitida pelo líquido seja IGUAL a força que surge em cada êmbolo é DIFERENTE por conta dos seus diâmetros serem diferentes. ΔP 1 = ΔP 2

7 EXEMPLO 1 Qual é a força necessária para equilibrar um carro, em um elevador hidráulico, de 1,2 toneladas (ou seja, peso de N),sabendo que o diâmetro do cilindro menor é de 1 m e do maior, 6 m.

8 Princípio de Arquimedes - Empuxo É uma força, vertical e para cima, aplicada por um líquido ou um gás, quando nele está inserido um objeto.

9 O cálculo do Empuxo Peso do líquido deslocado; Empuxo é igual ao peso (em caso de flutuação); E = d.g.V

10 Mais continhas 1. Um bloco de madeira, ao ser introduzido parcialmente na água, desloca uma quantidade de 4 litros de água. Qual é o valor da força de empuxo que ele sofre? (Considere a densidade da água d água = 1,0.10³ kg/m³ ou 1 kg/l e g Terra =10 m/s²) 2. Um bloco de massa 2 kg está boiando na água. Quanto vale o valor da força de empuxo que nele atua? Considere a gravidade local 10 m/s².

11 3. Uma pessoa de peso 800 N está boiando na água, em uma piscina. Qual o valor da força de empuxo que atua nela? 4. Quais dos objetos abaixo bóiam na água? Quais afundam? Considere que todos os objetos sejam maciços (densidade da água: 1000 kg/m³ ou 1 g/cm³) CorpoMassaVolumeDensidade A400 g50 cm³ B4 kg0,02m³ C4000 kg4 m³

12

13 VETORES Um trenó é puxado por quatro lobos. Dois animais puxam o carrinho para esquerda ( F 1 e F 2 ) e os outros dois puxam para direita ( F 3 e F 4 ). Sendo F 1 =10 N, F 2 =15 N, F 3 =10 N e F 4 =5 N, calcule a força resultante F R sobre o trenó.

14


Carregar ppt "Física 1 Pressão Atmosférica; Principio de Pascal (Prensas hidráulicas); Princípio de Arquimedes (Empuxo)."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google