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Modelagem Numérica de Terrenos EED759

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Apresentação em tema: "Modelagem Numérica de Terrenos EED759"— Transcrição da apresentação:

1 Modelagem Numérica de Terrenos EED759
PEU - POLI - UFRJ Modelagem Numérica de Terrenos EED759 Prof. Carl Horst Albrecht Programa de Engenharia Urbana - Escola Politécnica - Universidade Federal do Rio de Janeiro Julho 2009

2 Introdução Conceitos Básicos Motivação Escopo Histórico Geografia 3D
Dado e Informação Modelo Espacialidade Estatística Geomorfologia e Relevo EED759 PEU/Poli/UFRJ

3 Elementos de um MNT Aquisição de Dados Pontos Isolinhas
Grade Triangular Irregular Grade Retangular Regular Aquisição de Dados Amostragem Representatividade Distribuição Espacial REdução de amostras Formas de Amostragem Digitalização GPS SAR Laser Scan EED759 PEU/Poli/UFRJ

4 Modelagem Malhas Visualização Triangulação Interpolação
Linhas de Nível Sombreamento Colorização Renderização e Texturas EED759 PEU/Poli/UFRJ

5 Cálculo de Áreas e Volumes
Aplicações Cálculo de Áreas e Volumes Perfilamento Visibilidade e Sombras Insolação HIdrologia e Área inundável Ventos Navegação Obras Civis Intervenção na Paisagem EED759 PEU/Poli/UFRJ

6 1 - Introdução 1.3 - Escopo Conceitos Básicos Formulação Básica
Aplicação EED759 PEU/Poli/UFRJ

7 Visualização Colorização Linhas de Nível Sombreamento Texturas EED759
PEU/Poli/UFRJ

8 Visualização 3D -> 2D EED759 PEU/Poli/UFRJ

9 Visualização EED759 PEU/Poli/UFRJ

10 Visualização de Malha com projeção e linhas ocultas
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11 Visualização de Malha com projeção e linhas ocultas
Posição do Observador - em coordenadas X, Y (em coordenadas planas) e z (valor da cota); Azimute - posição angular (graus) do observador em relação ao Norte, no sentido horário. Elevação - posição angular (graus) do observador, em relação ao plano horizontal; Abertura - ângulo ocular do observador. EED759 PEU/Poli/UFRJ

12 NCi = {[(Zi – Zmin)*254] / (Zmax – Zmin)} + 1
Colorização Mapa de cor de 256 posições NCi = {[(Zi – Zmin)*254] / (Zmax – Zmin)} + 1 EED759 PEU/Poli/UFRJ

13 R = R(Zi) R = G(Zi) R = B(Zi)
Colorização Mapa de cor RGB R = R(Zi) R = G(Zi) R = B(Zi) R = (Zi – Zmin)] / (Zmax – Zmin) G = (Zi – Zmin)] / (Zmax – Zmin) B = 0 EED759 PEU/Poli/UFRJ

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16 Visualização Curvas de Nível
Curvas de Nível são curvas que conectam pontos da superfície com mesmo valor de elevação. As Curvas de Nível são determinadas a partir de interseções da superfície com planos horizontais. EED759 PEU/Poli/UFRJ

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18 Visualização Curvas de Nível
As Curvas de Nívelsão obtidas a partir de intercessões com as arestas dos elementos básicos, triângulo ou retângulo, do modelo. EED759 PEU/Poli/UFRJ

19 Geração de Curvas de Nível
Existem, basicamente, 2 métodos de geração de mapas de contornos a partir do modelo de grade, independentes do tipo de grade: Geração por Linhas e Geração por Segmentos. EED759 PEU/Poli/UFRJ

20 Geração por Linhas ou Seguidor de Linhas
O método seguidor de linhas é um método que gera cada linha de contorno em um único passo. Por esse método procura-se um segmento que pertence a uma curva de contorno. Os pontos extremos desse segmento são definidos como extremos da linha de contorno. Em seguida busca-se os outros segmentos que tem ligações com essas extremidades. Os novos segmentos encontrados são incorporados a linha e definem as novas extremidades. O processo pára quando as extremidades se encontram, definindo uma curva de nível fechada, ou quando as duas extremidades já encontraram as bordas da região de interesse. EED759 PEU/Poli/UFRJ

21 O método de segmentos cria as curvas de nível em duas etapas:
Geração por Segmentos O método de segmentos cria as curvas de nível em duas etapas: Na primeira etapa determinam-se todos os segmentos pertencentes a uma valor de cota predeterminado. Numa segunda etapa é necessário conectar esses segmentos a fim de se definir as curvas de nível que pertencem ao valor de cota preestabelecido. EED759 PEU/Poli/UFRJ

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29 NCi = Ia + Il*Kd*( Ni.Li ) = Ia + Il*Kd*cos θ
Sombreamento Uma imagem de MDT sombreada é gerada a partir do modelo e do posicionamento, em relação à superfície, de uma fonte de iluminação local. Assim, para cada ponto do modelo pode-se definir um vetor normal a superfície N e um vetor de iluminação I que parte do ponto da superfície e aponta para a fonte de iluminação. A partir desses dois valores pode-se calcular um valor de intensidade de iluminação utilizando-se, por exemplo, o seguinte modelo de iluminação de reflexão difusa: NCi = Ia + Il*Kd*( Ni.Li ) = Ia + Il*Kd*cos θ EED759 PEU/Poli/UFRJ

30 Visualização Sombreamento
Ray-Tracing EED759 PEU/Poli/UFRJ

31 Visualização Sombreamento
Normal EED759 PEU/Poli/UFRJ

32 Visualização Sombreamento
Normal EED759 PEU/Poli/UFRJ

33 Visualização Sombreamento Normal
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34 Visualização Sombreamento
Normal EED759 PEU/Poli/UFRJ

35 Visualização Sombreamento
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38 Visualização Texturas
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42 Cálculo de Áreas e Volumes Perfilamento Visibilidade e Sombras
Aplicações Cálculo de Áreas e Volumes Perfilamento Visibilidade e Sombras Insolação Hidrologia e Área inundável Navegação Obras Civis Intervenção na Paisagem EED759 PEU/Poli/UFRJ

43 Cálculo de Áreas e Volumes
A melhor aproximação para a definição do valor da área e do volume de um terreno é feita pelo somatório das áreas e volumes de cada elemento geométricos da malha, triângulo ou retângulo. O erro é diretamente proporcional à quantidade de elementos. EED759 PEU/Poli/UFRJ

44 Perfilamento Usa o mesmo principio das linhas de nível, mas possui as posições Xi, Yi conhecidas EED759 PEU/Poli/UFRJ

45 Perfilamento EED759 PEU/Poli/UFRJ

46 Perfilamento EED759 PEU/Poli/UFRJ

47 Visibilidade EED759 PEU/Poli/UFRJ

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49 Para as aplicações de cálculo de Insolação,
Hidrologia e Área inundável Obras Civis e Intervenção na Paisagem É necessário definir as quantidades Declividade e Exposição EED759 PEU/Poli/UFRJ

50 Declividade é a maior Inclinação da superfície em um ponto.
Está relacionada às derivadas da superfície na direções principais, ou mais precisamente ao GRADIENTE da superfície. D = arctg {[( δZ/δX )2+( δZ/δY )2]1/2} Exposição é a direção da maior inclinação da superfície em um ponto, ou seja, é PARA ONDE o terreno é mais inclinado. EED759 PEU/Poli/UFRJ

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53 Onde os elementos Z estão distribuídos segundo uma vizinhança 8.
Declividade Segundo Burrough, 1986, quando a superfície está sendo representada por um modelo de grade regular retangular o melhor estimador das componentes do vetor gradiente, em uma posição i,j do modelo, é avaliado por: [δZ/δX]i,j = [( Zi+1,j+1 + 2*Zi+1,j + Zi+1,j-1 ) – ( Zi-1,j+1 + 2*Zi-1,j + Zi-1,j-1 )]/8*δX [δZ/δY]i,j = [( Zi+1,j+1 + 2*Zi,j+1 + Zi-1,j+1 ) – ( Zi+1,j+1 + 2*Zi,j-1 + Zi-1,j-1 )]/8*δY Onde os elementos Z estão distribuídos segundo uma vizinhança 8. EED759 PEU/Poli/UFRJ

54 Declividade EED759 PEU/Poli/UFRJ

55 Declividade EED759 PEU/Poli/UFRJ

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60 Insolação Define-se insolação como sendo a quantidade de energia por unidade de área e por unidade de tempo. Conhecendo-se a declividade em cada ponto do terreno e a posição do sol em cada tempo pode-se calcular a insolação do terreno. EED759 PEU/Poli/UFRJ

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63 FIM EED759 PEU/Poli/UFRJ


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