A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redes de Computadores 1. 2 Definição  Host Host é qualquer computador ou máquina conectado a uma rede, que conta com número de IP e nome definidos. Essas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redes de Computadores 1. 2 Definição  Host Host é qualquer computador ou máquina conectado a uma rede, que conta com número de IP e nome definidos. Essas."— Transcrição da apresentação:

1 Redes de Computadores 1

2 2 Definição  Host Host é qualquer computador ou máquina conectado a uma rede, que conta com número de IP e nome definidos. Essas máquinas são responsáveis por oferecer recursos, informações e serviços aos usuários ou clientes. Por essa abrangência, a palavra pode ser utilizada como designação para diversos casos que envolvam uma máquina e uma rede, desde computadores pessoais à roteadores.

3 Redes de Computadores 3 O Host é conectado a uma rede de máquinas e é responsável pelo envio e armazenamento de dados

4 Redes de Computadores 4 Definição  Sub-redes  São as conexão entre hosts.  São formadas por:  Linhas de transmissão  Fios de cobre, fibra óptica ou rádio  Elementos de comutação (Roteador)  Conectam 3 ou mais linhas de transmissão  Pertencem ao provedor de serviço de internet.

5 Redes de Computadores 5 Definição  Pacotes  São frações das informações trocadas entre os hosts.

6 Redes de Computadores 6 Hardware – Taxonomia  Tecnologias de transmissão Links de difusão Links ponto a ponto Rede pessoal. Rede local. Rede metropolitana. Rede geograficamente distribuída. Internet

7 Redes de Computadores 7 Tecnologia de Transmissão  Redes de difusão: Único canal compartilhado por todas as máquinas. As mensagens (pacotes) são recebidas por todas as máquinas da rede. O endereço, no pacote, especifica o destinatário. Multicasting. Broadcasting.

8 Redes de Computadores 8 Tecnologia de Transmissão  Redes ponto a ponto: Unicasting - Conexões entre pares de máquinas. Talvez tenha que passar por máquinas intermediárias. Normalmente: Redes pequenas = Difusão, Redes grandes = Ponto a Ponto

9 Redes de Computadores 9 Tecnologia de Transmissão  Diferença entre Unicast, Multicast e Broadcast.  Unicast: Comunicação na qual um pacote é enviado de um host e endereçado a um destino específico. Na transmissão unicast, há apenas um remetente e um receptor.

10 Redes de Computadores 10 Tecnologia de Transmissão  Diferença entre Unicast, Multicast e Broadcast.  Multicast : Comunicação na qual um pacote é enviado para um grupo específico de dispositivos ou clientes.Um exemplo de transmissão multicast é a transmissão de vídeo e de voz associada a uma reunião de negócios com base em rede.

11 Redes de Computadores 11 Tecnologia de Transmissão  Diferença entre Unicast, Multicast e Broadcast.  Broadcast : Comunicação na qual o pacote é enviado de um endereço para todos os outros endereços. Nesse caso, há apenas um remetente, mas as informações são enviadas para todos os receptores conectados.

12 Redes de Computadores 12 Escala

13 Redes de Computadores 13 Escala  Redes Locais (LANs): ‘ Local Area Network’ Tamanho Possuem baixo tempo de atraso (retardo). Gerenciamento de redes é simples Topologia de transmissão Redes tradicionais: 10 Mbps a 100 Mbps Redes modernas : Até 10 Gbps Topologia Barramento Anel

14 Redes de Computadores 14 Escala  Barramento: Todos os nós se ligam ao mesmo meio de transmissão O sinal gerado por uma estação propaga- se ao longo da barra em todas as direções Cada nó tem um endereço na barra Quando uma estação conectada reconhece o endereço da mensagem, ele a aceita. Caso contrário, a despreza.

15 Redes de Computadores 15 Escala  Anel: Estações ligadas por um caminho fechado Pode ser bidirecional, porém é mais comum o unidirecional O controle pode ser centralizado ou distribuído O sinal sai de um nó e circula pelo anel. Em cada nó o sinal é regenerado e retransmitido. Cada nó tem o seu endereço que ao ser reconhecido por um outro nó, aceita a mensagem e a trata. Interrupção no anel corta a comunicação.

16 Redes de Computadores 16 Escala  Redes Metropolitanas (MANs): ‘ Metropolitan Area Network’ Distâncias são maiores que as LANs Abrangem uma ou algumas cidades Redes de TV a cabo Internet sem Fio

17 Redes de Computadores 17 Escala  Redes Geograficamente Distribuídas (WANs): ‘Wide-Area Network’ Distâncias abrangem um país, um continente ou todo o mundo Redes de armazenamento e encaminhamento Comutação de pacotes

18 Redes de Computadores 18 Escala  Redes Geograficamente Distribuídas (WANs): ‘Wide-Area Network’

19 Redes de Computadores 19 Escala  Redes Geograficamente Distribuídas (WANs): ‘Wide-Area Network’ Algoritimos de Roteamento

20 Redes de Computadores 20 Escala  Internet ou inter-rede: Um conjunto de redes interconectadas Várias LANs conectadas por uma WAN. Gateway: são máquinas que realizam as conversões necessárias, em termos de hardware e software, para estabelecer conexões entre redes incompatíveis. Sub-rede = Linhas de conexões e roteadores. WAN = Linhas, roteadores e hosts.

21 Redes de Computadores 21 Redes sem fio  Interconexão de sistemas Bluetooth (mouse, teclado, Celulares,...)  LANs sem fio Wi-Fi (Wireless-Fidelity), Access Point, Ad hoc.  WANs sem fio Telefonia Celular Analógica para voz. Digital para voz. Digital para dados e voz.

22 Redes de Computadores 22 Redes Domésticas  Computadores PC, Notebook, Smartphones, Periféricos compartilhados.  Entretenimento TV, Câmera de vídeo, Câmera fotográfica  Telecomunicações Telefone, celular, fax.  Eletrodomésticos Refrigerador, relógios, Condicionador de ar.  Telemetria Medidores de consumo, alarmes, câmeras.

23 Redes de Computadores 23 Redes Domésticas Propriedades distintas das Redes Domésticas 1º - Devem ser fáceis de instalar (Suporte). 2º - Devem ser à prova de falhas (Segurança). 3º - O valor deve ser baixo (Termostato por $50). 4º - Devem fornecer recursos suficientes (Velocidade). 5º - Devem ser padronizadas (IEEE 1394 é padrão?). 6º - Segurança é muito importante (Acesso externo).

24 Redes de Computadores 24 Atividade em sala Questões: 1 – O que são hosts, sub-redes, WANs, inter-redes e pacotes. 2 – Em relação as tecnologias de transmissão, explique como funciona a tecnologia "Redes de difusão"? 3 – O que difere entre Unicasting, multicasting e broadcasting? 4 – O que é uma LAN, cite duas topologias comuns. 5 – Como se dividem basicamente as redes sem fio? Cite um exemplo de cada. 6 – Cite 6 propriedades desejáveis a uma rede doméstica.


Carregar ppt "Redes de Computadores 1. 2 Definição  Host Host é qualquer computador ou máquina conectado a uma rede, que conta com número de IP e nome definidos. Essas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google