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Prevenção de Riscos Profissionais

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Apresentação em tema: "Prevenção de Riscos Profissionais"— Transcrição da apresentação:

1 Prevenção de Riscos Profissionais

2 Prevenção de Riscos A importância do técnico de SHT…
durante a realização do seu trabalho promove a segurança e saúde do trabalhador, minimizando riscos de forma a reduzir a sinistralidade laboral.

3 Objectivos Gerais Prevenir e reduzir os riscos profissionais;
Proteger e promover a saúde da população trabalhadora; Humanizar as condições de trabalho; Contribuir para melhores níveis de desempenho.

4 Medicina no Trabalho

5 Medicina no Trabalho Esta especialidade médica ocupa-se da promoção e da preservação da saúde do trabalhador, através de exames médicos, como sejam: Exames médicos; Exames de admissão; Exames periódicos; Exames ocasionais; Exames complementares.

6 Doença Profissional É toda a lesão ou doença resultante da exposição directa, prolongada e repetida a riscos profissionais, no âmbito do desempenho de determinada actividade profissional. (Cardim, 1992:42)

7 Tipos de Doença Doença profissional específica. ex. silicose Doença do Trabalho – ocorre no decorrer de uma actividade profissional. ex. lombalgia

8 Tipos de Doença Doença que o indivíduo já possuía e que se agravou no exercício da sua actividade. ex. hipertensão

9 Incidente e Acidente O incidente é um acontecimento perigoso que ocorre como resultado de uma acção ou inacção, mas que não origina quaisquer ferimentos ou morte. O acidente de trabalho é caracterizado por ser um acontecimento súbito e anómalo, produzido durante a realização de uma actividade económica originando na vítima uma ou mais lesões que podem implicar a morte.

10 Custos Directos Os custos directos ou custos segurados são directamente imputados ao acidente e são quantificáveis com facilidade. Exemplo: Salários; Indemnizações; Assistência médica e medicamentosa;

11 Custos Indirectos Os custos indirectos não são facilmente quantificáveis, nem normalmente cobertos. Exemplo: Tempo e gastos com o recrutamento, selecção e formação de um substituto quando necessário; Perdas da eficiência e da produtividade do acidentado após recuperação.

12 Absentismo O absentismo é entendido como o não comparecimento ao trabalho, designando falta por motivos alheios à previsão da chefia. Doenças efectivamente comprovadas e não comprovadas; Razões familiares/pessoais; Problemas financeiros e de transporte; Baixa motivação; Políticas inadequadas da organização.

13 Indicadores Estatísticos de Sinistralidade

14 Doenças Profissionais

15 Doenças Profissionais entre Género

16 Tipos de Doenças Profissionais

17 Plano de Prevenção

18 Conceito Visa identificar, prevenir e reduzir os riscos de ocorrência e desenvolvimento de incêndios, definindo regras de segurança, de exploração e de comportamento a adoptar.

19 Objectivos Gerais Co-responsabilizar toda a população trabalhadora no cumprimento das normas de segurança; Preparar e organizar os meios humanos e materiais existentes, para garantir a salvaguarda de pessoas e bens, em caso de ocorrência de uma situação perigosa.

20 Objectivos Gerais Dotar o estabelecimento de um nível de Segurança eficaz; Limitar as consequências de um acidente; Sensibilizar para a necessidade de conhecer e rotinar procedimentos de autoprotecção a adoptar, por parte dos colaboradores em caso de acidente.

21 Parâmetros de um Plano de Prevenção
Identificação do edifício; Caracterização do espaço; Identificação de riscos; Levantamento de Meios e Recursos; Acesso a Viaturas de Socorro; Organismos de Apoio;

22 Parâmetros de um Plano de Prevenção
Plano de emergência; Plano de Evacuação; Plano de Actuação; Instruções de Segurança; Segurança a catástrofes; Cheias e Inundações.

23 Âmbitos, metodologias e técnicas de auditorias e de inspecções

24 Conceito Auditoria Processo sistemático, realizado com o propósito de obter evidência de auditoria e avaliar a mesma de forma objectiva para determinar o cumprimento das políticas, procedimentos ou requisitos utilizados. Inspecção Acção inspectiva com a finalidade de assegurar o cumprimento das disposições integradas no âmbito de competência e com vista a promover a melhoria das condições de trabalho.

25 Objectivos Estabelecer a conformidade dos elementos do sistema com os requisitos específicos; Dar oportunidades de melhorias no sistema; Averiguar se o sistema de gestão implementado está a cumprir com a política e com os objectivos definidos pela organização; Reconhecimento do sistema.

26 Tipos de Auditoria Auditoria Técnica
Tem por objectivo a avaliação da eficácia dos meios técnicos adoptados face aos riscos inerentes às actividades ou equipamentos. Auditoria de Gestão Tem por objectivo a avaliação e o controlo do grau de cumprimento da regulamentação, métodos e procedimentos de trabalho.

27 Órgãos de Consulta e Participação dos Trabalhadores

28 Conceito As entidades patronais devem consultar os trabalhadores e/ou os seus representantes e devem possibilitar a sua participação em todas as questões relativas à segurança e saúde no trabalho.

29 Princípios O empregador deve consultar por escrito os representantes dos trabalhadores ou, na sua falta, os próprios trabalhadores sobre matérias desde medidas de prevenção e protecção; Estas consultas devem constar de registo em livro próprio; Os trabalhadores têm direito a formação, informação e consulta em matéria de SHST.

30 Consulta Medidas de prevenção e protecção a adoptar pelo empregador;
Medidas e instruções a adoptar em caso de perigo grave e iminente; Medidas de primeiros socorros, de combate a incêndios e de evacuação do pessoal em caso de sinistro; Programa e  organização da  formação em SHST; Relatório único da actividade dos serviços de SHST.

31 Medidas Organizacionais

32 Medidas Organizacionais
Prevêem a organização do trabalho, tal como o nome indica e devem ser tomadas tendo em consideração a qualidade de vida dos trabalhadores expostos.

33 Medidas Organizacionais
Estas incluem a formação dos profissionais, rotatividade dos postos de trabalho, implementação de pausas, adequação da carga física e mental do trabalho a cada indivíduo, automatização dos processos, quando necessário, diminuição da exposição ao risco, formação adequada, entre outras.

34 Medidas Organizacionais
As organizações devem possuir nas suas dependências o serviço de Higiene e Segurança a cargo de técnicos devidamente qualificado que deve actuar em conjunto com um serviço de medicina do trabalho e com a manutenção.

35 Arrumação e Limpeza A arrumação pode ser definida como a organização das coisas no cómodo. Dividida em dois componentes: Ordem e Limpeza. Ordem - é a disposição no espaço segundo uma categorização das coisas. Limpeza - é o produto da acção empreendida a partir de uma classificação do sujo e da eliminação deste.

36 Arrumação e Limpeza Vantagens: Diminui o risco de acidente;
Aumenta a produtividade; Promove a boa imagem da empresa; ...

37 Medidas de Engenharia

38 Medidas de Engenharia As medidas construtivas/técnicas visam a construção de estruturas e medidas que actuam de modo a minimizar ou até mesmo a anular o risco. Os profissionais responsáveis estão sempre a postos para avaliar a eficácia e o reajuste das anteriores.

39 Medidas de Engenharia Adequação do tipo de Edificação à actividade a desenvolver. Isolamento - impede que contaminantes passem para o ambiente onde se encontra o trabalhador; Substituição – de substâncias ou processos perigosos por outros menos agressivos; Ventilação – Promoção da circulação de ar adequado.

40 Métodos de prevenção em relação:
Medidas de Engenharia Métodos de prevenção em relação: Processos por via húmida; Ventilação; Acústica; Isolamento térmico; Amortecedores; Manutenção.

41 Processos de via Húmida:
São todos aqueles processos utilizados para diminuir poeiras e processos de refrigeração. Exemplo: Medidas de prevenção nas pedreiras: utilização do processo por via húmida e a rega dos acessos. Esta profissão pode originar pneumoconioses.

42 Ventilação Dos locais de trabalho é muito importante, na melhoria do nível de qualidade do ar interior. Baixa o nível de poluentes; Dá mais conforto térmico, promove espaços arejados e frescos; Deve privilegiar-se a ventilação natural.

43 Acústica É a parte física dos sons, alguns são agradáveis, mas outros sons são ruído. O excesso de intensidade do ruído provoca distúrbios ao nível do cérebro e do sistema nervoso. Prevenção: Formação e informação dos trabalhadores; Organização da rotatividade de mudanças nos postos de trabalho.

44 Isolamento Térmico Consiste na utilização de materiais que dificultam a dissipação de calor e frio. Devem utilizar-se materiais de construção de alta resistência térmica. Devem garantir que não ocorra a passagem de temperaturas desajustada entre dois meios.

45 Amortecedores Em situação de desgaste irreversível devem adequar-se sistemas antivibratórios, de forma a diminuir a transmissão das vibrações. Vibrações inadequadas provocam efeitos nefastos sobre o organismo, tais como lombalgias, hérnias discais.

46 Manutenção Deve ser feita assegurando cuidados técnicos, frequentes e permanentes, indispensáveis ao funcionamento regular de todos os meios técnicos. Estes cuidados envolvem essencialmente: conservação, adaptação, reparação, substituição e prevenção.

47 Formação/Informação

48 Formação Formação é essencial para prevenir lesões e doenças profissionais, permitindo aos trabalhadores aprendam a desempenhar as suas funções em segurança. Objectivos: A acção de formação tem como objectivo alertar para obterem conhecimentos adequados: desempenho profissional mais eficaz; adaptabilidade às novas tecnologias e formas de organização do trabalho.

49 Informação É da responsabilidade da empresa informar os trabalhadores sobre: Valores de análise ambiental (concentração de determinadas substâncias, níveis de ruídos, etc.); Na admissão de novos colaboradores, mudança de postos de trabalho ou das funções desempenhadas e na alteração no processo, quer se trate de introdução de novos equipamentos, alteração dos existentes ou da introdução de novas substâncias no processo fabril;

50 Riscos existentes e medidas de prevenção.
Actuação em caso de perigo grave ou iminente; Medidas de primeiros socorros, combate a incêndios e evacuação das instalações em caso de emergência.

51 Protecção colectiva

52 Conceito Os EPC, têm como objectivo proteger um grupo de pessoas enquanto realiza determinada tarefa ou actividade no seu posto de trabalho.

53 Medidas Utiliza-los apenas para a finalidade que se destina;
Deve-se: Utiliza-los apenas para a finalidade que se destina; Responsabilizar-se por sua guarda e conservação; Adquirir o tipo adequado à actividade do trabalhador; Treinar o trabalhador sobre a sua utilização adequada; Tornar obrigatório a sua utilização; Substituí-lo quando danificado ou extraviado.

54 Manutenção/Conservação dos equipamentos
Os EPC, devem ter prioridade, conforme determina a legislação, uma vez que beneficiam todos os trabalhadores. Os EPC´S devem ser mantidos nas condições que os especialistas em segurança estabelecerem, devendo ser reparados sempre que apresentarem qualquer deficiência.

55 Aplicações de EPC Sistema de exaustão que elimina gases, vapores ou poeiras contaminantes do local de trabalho; Comando bimanual, que mantém as mãos ocupadas, fora da zona de perigo, durante o ciclo de uma máquina; Cabo de segurança para conter equipamentos suspensos sujeitos a esforços, caso venham a se desprender.

56 Exemplos EPC´s Guarda - corpos: protege as pessoas em função de desnível de piso. Manta ou cobertor: abafa ou envolve asfixiando a combustão. Mangueira ou extintor de incêndio: O modelo padrão, comprimento e localização são fornecidos pelas normas do Corpo de Bombeiros.

57 Chuveiro de emergência e lava-olhos: utilizado para descontaminação de produtos químicos nocivos.
Sprinkle: borrifador de tecto em caso de incêndio. Vaso de areia ou balde de areia: É utilizado sobre o derramamento classe B.

58 Equipamentos de Protecção
Individual EPI's

59 O que são? São todos os dispositivos, de uso pessoal destinados a proteger a integridade física e a saúde do trabalhador. Tais como; Capacete; Luvas; Botas; Arnês; ...

60 EPI's para que servem? Os equipamentos deverão cumprir os riscos a que corresponde a sua utilização, a sua classificação e as actividades ou sectores de actividade onde podem ser necessários.

61 “Use EPI's evite acidentes”

62 Sinalização É um conjunto de símbolos e sinais específicos.

63 Objectivo da Sinalização
Atrair a atenção; Dar a conhecer a mensagem de forma rápida e inteligível; Ser clara e de interpretação única; Informar sobre a conduta a seguir.

64 Alguns exemplos de Sinalização
Sinais de Perigo (Indica situação de perigo) Sinais de emergência (Fornecem informação) Sinais de Proibição (Indica algo proibido) Sinais de obrigação (Indica alguma obrigatoriedade)

65 Medidas de prevenção e protecção em
situação de perigo grave ou imediato

66 Conceito A prevenção pode ser definida como um conjunto de medidas e acções cautelares tendentes a eliminar ou limitar as consequências de um acidente antes que se produza. A protecção é um conjunto de medidas e acções destinadas a preservar ou minimizar as consequências de um acidente.

67 Nove princípios gerais de prevenção:
Combater os riscos na origem; Planificar a prevenção com um sistema coerente; Dar prioridade às medidas de protecção colectiva em relação às medidas de protecção individual; Dar instruções adequadas aos trabalhadores. Evitar riscos; Avaliar riscos; Adaptar o trabalho ao Homem; Ter em conta o estado da evolução técnica; Substituir o que é perigoso pelo que é isento de perigo ou menos perigoso;

68 Acções preventivas: acção para eliminar a causa de uma potencial não conformidade ou de uma potencial situação indesejável Acções correctivas: acção para eliminar a causa de uma não conformidade detectada ou de outra situação indesejável.

69 Prevenção de Riscos na Construção Civil

70 Fim de Apresentação Grupo I: Eliana Silva Carlos Dimas Cátia Silva
Conceição Reis Fátima Sacramento


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